Conheça algumas estratégias de logística para alavancar suas vendas

O processo de logística para uma loja virtual tem uma grande importância no desempenho das vendas online. Afinal, o controle certo do estoque, cálculo do frete, planejamento de vendas, armazenamento de produtos e até o empacotamento são fundamentais para garantir uma boa experiência de compra ao cliente e, consequentemente, a evolução da marca.

Independentemente da importância de todos esses fatores, muitos empreendedores ainda possuem dificuldades na gestão de logística de seu negócio. Além dos altos custos com manuseio e armazenagem. Uma pesquisa promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostra que 61% das lojas virtuais têm como principal problema o atraso nas entregas, o que afeta diretamente a experiência de compra e a fidelização do cliente. Mais da metade dos contatos realizados nos SACs das lojas virtuais são devido a problemas com entrega de pedidos.

Dados da 35ª edição do Relatório WebShoppers (ebit – Buscapé) demonstram que, mesmo diante da situação econômica do país, o comércio eletrônico tende a evoluir. O avanço das plataformas de e-commerce, principalmente com o crescimento das compras via celular (mobile), bem como a chegada de novos players que irá possibilitar um aumento da concorrência no varejo online e contribuirão com este crescimento.

Para mudar esse cenário só há uma maneira: dominar o conhecimento dos principais pontos que envolvem a logística no e-commerce, a fim de escolher as melhores estratégias para a sua empresa.

Para ajudá-lo nessa, confira um guia de logística para e-commerce, dessa forma você poderá elaborar mecanismos para melhorar seu processo de entrega e expandir cada vez mais o seu negócio.

Planejamento de vendas e operações.

O sucesso de uma loja online está diretamente ligado ao processo de armazenagem, expedição e entrega dos produtos. Afinal, para que conclua uma venda é fundamental que o produto esteja disponível.

Ainda assim, muitas vezes o cliente entra em um site com a intenção de compra e se deparada com a mensagem “produto indisponível”. Para evitar essa situação, é indispensável uma gestão de estoque minuciosa e o apropriado planejamento de vendas, que é onde entra o sales and operation plan (S&OP), ou seja, vendas e planejamento das operações.

Controle de estoque

O objetivo básico do controle de estoque é poupar o acúmulo desnecessário ou a falta de produtos, além de auxiliar no controle das finanças e o espaço físico da empresa. Caso contrário, podem ocorrer duas situações que atingem a margem de lucro: um determinado produto com alta procura pode ficar indisponível, ocasionando perda de vendas, ou você pode ter em estoque muitos produtos com baixa procura.

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É considerável definir quais níveis de estoque serão mantidos, quais serão os critérios e tempo de ciclo de reposição, sendo esse o tempo entre o pedido e a entrega do material ao estoque, e quais os critérios tomados para a liquidação de estoques defasados e promocionais.

Liquide e queime estoque quando necessário

Se o produto não tem saída, ou está chegando ao ponto de obsolescência, queime! Faça promoção, seja criativo no seu canal de venda. São poucos os itens que se “valorizam” ao longo do tempo dentro de um estoque.

O estoque deve ser a consequência de um plano comercial realístico e alinhado estrategicamente. Não há controle de estoque que compense um plano incorreto de suprimentos e vendas. Por isso, dedique mais tempo ao plano e política de estoques.

Acompanhe inventários permanentes

O que não é medido não é contado, portando, produza inventários constantemente. Não leve o inventário somente como uma obrigação contábil, faça a harmonia dos itens, mesmo que parcialmente, com frequência quase que diária, ou utilize um prazo máximo de 3 dias de intervalo. Além das perdas financeiras, vender e não ter o produto para atender é um risco fatal para os lojistas.

Reduza Custos

Gastos com embalagem, empacotamento e frete ocupam uma parcela considerável do orçamento do comerciante. Para que se tenha noção, somente o manuseio e o estoque são responsáveis por uma considerável parte dos custos de uma loja virtual, totalizando 37,4% das despesas desse setor, segundo levantamento realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Outro ponto notável é que usualmente o profissional se desdobra para dar conta de inúmeras atividades da rotina administrativa e, ao mesmo tempo, precisa ter como garantia o crescimento do seu e-commerce. O problema é que algumas dessas etapas consomem muitas horas do dia, o que torna difícil ter tempo livre para estudar soluções inovadoras e aumentar as suas vendas.

Aposte em bons parceiros especializados em logística, que possuam ferramentas atuais e que ofereçam acima de tudo segurança na entrega de seus produtos.

Vimos que ter uma boa logística, seja ela interna, ou por meio de uma plataforma externa eficiente, é um diferencial no processo de decisão de compra de seu cliente, e a experiência de compra sendo positiva, a fidelização do mesmo se torna cada vez menos difícil.

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