Conheça as vantagens do frete grátis e saiba como usar!

Dia do Frete Grátis é oportunidade de novos negócios

Oferecer frete grátis no e-commerce é uma ótima oportunidade para quem quer aumentar as taxas de conversão, reduzir a taxa de abandono de carrinho, elevar o ticket médio, atrair novos clientes e manter um diferencial competitivo perante a concorrência. Quer saber como aplicá-la em sua loja virtual? Continue lendo esse artigo.

Vantagem do frete grátis

Imagine a seguinte situação: o usuário entra em sua loja virtual, escolhe o que quer comprar, insere os produtos no carrinho e, na hora de finalizar a compra, ele desiste. Veja, ele demonstrou o interesse em comprar e alguma coisa no processo de checkout o fez optar por desistir dela. Por que isso aconteceu?

Saiba que grande parte dos abandonos de carrinhos que acontecem na hora do checkout é por causa do valor do frete! Mas, fique tranquilo, há diversas formas de conseguir reduzir (e muito) o número de carrinhos abandonados em seu e-commerce. Uma delas é a que abordaremos aqui nesse artigo: o frete grátis.

O que você julgaria como mais atrativo: fazer uma compra onde você pagará R$100,00 em produtos e terá frete grátis ou pagar R$80,00 em produtos e mais R$20,00 de frete? Em ambos os casos o valor sairá o mesmo, mas consegue perceber a força psicológica que essa expressão exerce sobre o pensamento do usuário? Lembre-se do conselho valiosíssimo que toda mãe dá ao filho: “as palavras têm poder”.

Essas duas palavrinhas mágicas juntas, quando atreladas a divulgação da loja virtual, tornam tudo muito mais atrativo para o consumidor. O frete grátis passa para o cliente uma mensagem de que ele está diante de uma oportunidade e a compra se mostra bastante vantajosa.

Modelos de estratégia

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O frete grátis é ótimo para aumentar as taxas de conversão de vendas, mas você não precisa deixá-lo no ar o tempo todo e nem isentar a taxa de frete em todas as compras. É preciso avaliar o que é estrategicamente vantajoso para você e sua empresa. A seguir, falaremos sobre alguns modelos de estratégias que você pode adotar em sua loja virtual:

– Frete grátis a partir de um valor mínimo de compra: nessa ação, você define um valor mínimo que o cliente deve alcançar para ter o benefício de se isentar do valor do frete, isso incentiva o consumidor a colocar mais produtos no carrinho para atingir essa quantia mínima. Por exemplo: você faz uma campanha em seu e-commerce onde oferecerá
“Frete Grátis a partir de R$150,00”. Um consumidor coloca os produtos que tem interesse no carrinho e a compra sai por R$120,00. A chance de ele adicionar mais R$30,00 no carrinho para conseguir ter o frete grátis é grande, afinal, é mais vantajoso (psicologicamente falando) comprar mais produtos do que gastar com frete;

– Frete grátis em alguns produtos: você também pode optar por isentar o valor do frete em alguns produtos da sua loja virtual – de preferência, aqueles que possuem maior margem de lucro. Por exemplo, se sua empresa comercializa alguns produtos com valores mais altos, você pode dar frete grátis para incentivar o consumo;
– Frete grátis para uma determinada região: você pode optar por conceder esse benefício a uma região determinada. Vale a pena explorar os dados dos seus clientes para ver aonde está a maior parte do seu público e investir lá. Assim, você ganha a fidelidade desses clientes, além de dominar aquela área. Por exemplo, viu que seu público está concentrado mais na região sudeste, foca a estratégia de frete grátis lá;

– Frete grátis em ações promocionais: se você não pode oferecer frete grátis todos os dias, aproveite para fazer isso nas datas sazonais, assim, você pode usar essa estratégia como um diferencial competitivo, conquistando mais clientes. Por exemplo, se você vende brinquedos, pode implantar o frete grátis em datas sazonais que sejam voltadas a esse público (como o Dia das Crianças), para incentivar o consumo em sua loja virtual;

– Frete grátis para incentivar conversão: dê o benefício para o potencial cliente que ainda não realizou nenhuma compra, para quem respondeu uma pesquisa da loja ou após preencher um formulário (e você ainda ganha os dados dele para futuras campanhas de marketing). Por exemplo, você fez uma pesquisa em seu e-commerce, como recompensa para quem participou, você pode oferecer o frete grátis na próxima compra.

Conclusão

Como vimos, criar uma política de frete grátis é bastante eficiente para aumentar as vendas, elevar o ticket médio e reduzir as taxas de abandono de carrinho. Mas ela deve ser muito bem pensada, para que não prejudique a sua empresa – tanto o lojista quanto o consumidor devem sair ganhando!

Independente do modelo que você aplicar em seu e-commerce, o importante é ter consciência de que qualquer estratégia de marketing utilizada deve ser muito bem divulgada para que atinja o seu público-alvo e a campanha traga resultados positivos.

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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