Construa a melhor campanha do Dia do Consumidor para alcançar mais clientes brasileiros

Estamos nos aproximando rapidamente do Dia do Consumidor – a janela de 24 horas em que os consumidores brasileiros correm para seus computadores para capitalizar os negócios e as vendas.

Originalmente lançado pelo Buscape, o maior site e aplicativo para comparar preços de produtos e serviços na América Latina, a data segue o modelo da Black Friday e está crescendo em popularidade.

Anunciantes, este é um ótimo momento para um grande impulso online.

Ao se preparar para a enxurrada de pessoas que compram on-line, vale verificar se sua combinação de mídias e estratégia de criação está em dia.

Nós te ajudamos.

Estamos analisando os três principais setores do Dia do Consumidor – moda, beleza e tecnologia – para fornecer dicas e conselhos baseados em dados para suas campanhas este ano.

Onde e quando segmentar consumidores de moda, beleza e tecnologia (baseado em dados).

A melhor hora e lugar para atender aos consumidores é quando há demanda por seu produto. Dependendo do tipo de produto que você vende, isso pode acontecer em um horário ou lugar diferente.

Estamos definindo a demanda por cliques. Se as pessoas clicarem nos seus anúncios e no seu conteúdo, pressupomos que, pelo menos, querem saber mais sobre isso.

Moda: segmente consumidores no final da tarde, entre as 16h e as 20h.

Beleza: na hora do almoço, entre as 12h e as 14h é a melhor hora para chegar ao seu público.

Tecnologia: a demanda é bastante consistente, mas tente aumentar os orçamentos mais tarde à noite, por volta das 21h para um aumento.

Onde você encontra os consumidores também é diferente de acordo com os produtos que você vende. “Onde” pode significar muitas coisas. Estamos analisando especificamente os tipos de dispositivo nos quais eles estão consumindo os anúncios e o conteúdo da sua marca, usando essa mesma análise.

Moda: dispositivos móveis devem ser seu foco neste Dia do Consumidor.

Beleza: foque em tablets, que impulsionam a maior demanda por produtos de beleza no Brasil.

Tecnologia: o celular e o tablet são igualmente eficientes para as campanhas do Dia do Consumidor.

Quando você souber quando e onde alcançar os consumidores, precisará de um criativo de anúncio que os estimule a clicar. Vamos lá.

Veja como criar anúncios criativos que atrairão novas pessoas para sua marca.

Vídeo

Se você não está testando com vídeo, está perdendo uma tendência importante. Analisamos vídeos em toda a nossa rede para determinar os tipos de ações e características que seu vídeo deve incluir para o melhor desempenho neste Dia do Consumidor.

No Brasil, esses tipos de ação e características tiveram melhor desempenho. Quando os anunciantes incluíram esses tipos de cenas, suas taxas de conclusão aumentaram respectivamente, marcadas pela seta verde nas imagens abaixo

Conteúdo Patrocinado

É provável que você inclua muitos recursos em sua campanha do Dia do Consumidor para os quais você pode usar o conteúdo patrocinado para promover. Veja como criar uma imagem e uma combinação de palavras-chave de sucesso para seu setor.

Moda

Parece que os brasileiros são atraídos por mais do que apenas pessoas em fotos. Mantenha suas fotos em close e inclua imagens de animais e alimentos para aumentar as taxas de cliques (CTRs).

Parece que roupas íntimas e vestidos são os principais itens a serem citados em suas manchetes, além de várias outras palavras-chave que podem ajudar a impulsionar sua pesquisa. Abaixo, há uma lista de palavras-chave com alta demanda e uma lista de palavras-chave para as quais você enfrentará uma forte concorrência.

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Beleza

Quando se trata de itens de beleza, existem algumas semelhanças com as tendências da moda. Por exemplo, os consumidores brasileiros ainda clicam em imagens que incluem mais animais do que clicam naqueles sem.

Além disso, teste fotos e ilustrações em preto e branco. Atualmente, eles estão impulsionando CTRs mais altas.

Teste as manchetes para acompanhar essas fotos que incluem palavras como quererdefinitivamenteler e experimentar para obter os melhores resultados. Abaixo, há uma lista de palavras-chave específicas para a categoria de beleza com alta demanda e uma lista de palavras-chave para as quais você enfrentará uma forte concorrência.

Tecnologia

Para os anunciantes de tecnologia, o amor brasileiro pelos animais ainda é forte. Você também deve testar fotos em preto e branco ao promover esses tipos de produtos e tentar incluir alimentos em suas fotos quando puder.

Para produtos de tecnologia, mencione o custo do item, se puder. Estamos vendo manchetes que incluem os termos “custo” e “quanto” impulsionam CTRs mais altas do que outros. Abaixo, há uma lista de palavras-chave específicas para a categoria de tecnologia com alta demanda e uma lista de palavras-chave para as quais você enfrentará uma forte concorrência.

Não perca esta solução imprescindível para um alcance massivo.

Você precisa de uma estratégia de distribuição forte para realmente ter sucesso neste Dia do Consumidor.

Independentemente do setor do qual você faz parte, é provável que você use a pesquisa e as redes sociais como o núcleo de sua estratégia de mídia digital – o Facebook e o Google são canais bem conhecidos de anunciantes que desejam promover seus produtos e serviços.

Somos todos publishers agora – publishers, marcas, agências, público em geral – e é muito mais fácil se perder em todo o barulho. À medida que todos publicamos conteúdo, todos nos reunimos em buscas e canais sociais para promovê-lo. Como resultado, seus anúncios estão ficando mais caros e a concorrência pela atenção do usuário é feroz.

Nós sabemos um segredo. Seu mix de mídia tradicional não é tudo que está pronto para ser. A maioria dos anunciantes está perdendo um grande público, concentrando-se apenas em pesquisas e redes sociais – o restante da Web.

Neste Dia do Consumidor, conheça pessoas onde elas estão dispostas a descobrir sua marca pela primeira vez, adicionando publicidade nativa na Web aberta ao mix.

Certos tipos de anúncios nativos também existem em sites de pesquisa e sociais, mas o tipo de anúncio nativo do qual estamos falando se mistura à aparência de um site de publisher.

O Native Advertising Institute descreve melhor: “A publicidade nativa é paga quando o anúncio corresponde ao formato, sensação e função do conteúdo da mídia em que aparece.”

Isso é particularmente eficaz na Web aberta, onde os anúncios estão ficando mais intrusivos, irritantes e ineficazes do que nunca.

Não apenas é menos irritante, mas também é extremamente valioso distribuir seu conteúdo em sites de publishers na web aberta. Você não apenas ganha credibilidade por estar em seu site, mas também pode atingir públicos de qualidade altamente segmentados em grande escala.

Ideias finais, e continue testando.

Por fim, essas tendências mudam constantemente e as práticas recomendadas nem sempre funcionam para todas as marcas. Continue testando toda a campanha do Dia do Consumidor para obter os melhores resultados.

A Taboola aproveita o momento da descoberta para os anunciantes – esse momento crucial em que o usuário terminou de consumir a mídia que procurava, seja um artigo, vídeo, galeria ou outro tipo de conteúdo, e está procurando o que fazer a seguir.

É a tempestade perfeita de marketing eficaz. Você está no lugar certo, no momento certo, visando o público certo quando eles estão abertos para descobrir algo novo.

Esse momento é crucial para as metas de branding e de desempenho: conforme os usuários chegam ao final do artigo, eles estão prontos para assistir a um novo vídeo de marca, ler conteúdo de marca ou tomar a decisão de participar e se converter para uma nova marca.

À medida que a popularidade do Dia do Consumidor aumenta, você quer que sua marca seja dimensionada com ela. Fique à frente este ano com a melhor estratégia de segmentação, criativos e mix de mídia, independentemente do setor em que você esteja.

Fernando Tassinari
Fernando Tassinari é diretor-geral da Taboola Brasil. Um dos pioneiros do mercado digital brasileiro, Fernando traz mais de 20 anos de experiência em gestão internacional em toda a América Latina para o cargo de Country Manager na Taboola, empresa de Content Marketing e Plataforma de Descoberta. Sua experiência de trabalho para as Agências, Publishers e empresas de tecnologia o ajudaram a desenvolver um profundo entendimento e experiência no ecossistema da publicidade local, bem como na gestão e administração de operações multinacionais. Antes de ingressar na Taboola, Fernando foi Managing Director da Criteo, Diretor Geral da Turn sendo também pioneiro no que chamamos hoje de Mídia Programática, CEO da agência de marketing MRM Worldwide Brasil (McCann Worldgroup), onde a a levou a dobrar sua receita e número de funcionários, enquanto buscava a transição para uma agência digital e CRM. Antes disso foi Gerente Geral Brasil na Razorfish (Publicis Group), onde liderou a implementação da operação da empresa na região. Anteriormente, ele atuou como Gerente Geral da Realmedia Brasil, onde foi responsável pela gestão dos negócios de mídia e tecnologia e para a construção da rede de anúncios Realmedia. Outras experiências incluem papéis como Diretor de Vendas da real Games no Brasil e Head de Unidade de Negócios no Yahoo! do Brasil. Fernando é graduado em Comunicação Mídia de Anhembi Morumbi e um Diploma de Pós-Graduação MBA em Propaganda e Marketing pela ESPM.
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