Conteúdo gera leads para seu negócio

No tempo em que vivemos, o acesso a informação é fácil e rápido. A internet possibilitou o avanço do marketing digital e, com isso, as formas de gerar leads aumentaram. Como o consumidor está sempre em busca de conhecimento, a produção de conteúdo por meio de leads é uma questão que interessa a todos os empreendedores que estão inseridos no mundo virtual. Vamos listar aqui algumas formas de usar essa estratégia de maneira assertiva.

A primeira delas é o WhatsApp, meio de comunicação mais usado nos últimos tempos pela “facilidade na palma das mãos”. Muitas marcas o utilizam para criar grupos ou listas de transmissão no aplicativo, com o objetivo de captar informações do usuário antes de fornecer o que ele deseja.

Outra prática bastante usada para captação de leads são os webinars, ou seja, aulas ao vivo com transmissão on-line. Eles contam com a interação da audiência para sanar dúvidas do espectador e fortalecer a marca, uma vez que ela passa a ser tida como confiável. Dessa forma, a assertividade na captação de lead é feita antes, durante e depois do webinar. É comum também algumas empresas deixarem o conteúdo disponível no site, possibilitando o acesso de internautas que, por algum motivo, não conseguiram participar da transmissão em tempo real.

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Além desse recurso, algumas marcas disponibilizam artigos em seus sites. Quanto melhor forem construídos, mais visitantes eles atrairão. Como os portais de cada empresa podem ser customizados, é possível colocar um formulário para ser preenchido com os dados pessoais do usuário antes deste ter acesso ao conteúdo. Dessa forma, o empresário pode se desfrutar deste contato para uma troca de informações.

O e-book também pode ser usado para a captação de lead. Justamente entre o primeiro contato com o conteúdo da marca (em um artigo, por exemplo) e o download do e-book, é que acontece a troca, afinal você soluciona o problema do visitante e ele se torna um lead. O recurso do livro digital pode requisitar que o visitante deixe informações úteis para o seu negócio, como nome, e-mail, empresa ou cargo, antes de permitir o seu download.

Por último, destaco os infográficos como geradores de leads. Como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”. Isso porque, com o conteúdo visual, o leitor consegue ter acesso a informação em alguns segundos, além de deixar temas complexos mais fáceis de entender. Bem produzido, um infográfico pode conquistar o interesse de outros sites de conteúdos e blogs, que podem acabar replicando o seu material e tornando o empreendedor uma referência no assunto.

E aí, qual dessas alternativas faz mais sentido para sua estratégia de leads?

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Diego Carmona é fundador e sócio da leadlovers, plataforma de automação em marketing digital.
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