Dia do Consumidor: 5 dicas para garantir a satisfação do cliente

Atrair e fidelizar um consumidor cada vez mais exigente não é tarefa fácil. A era da Internet resultou em pessoas mais conscientes, que dispõem de informações, têm voz ativa e participam do processo de construção das marcas, com suas necessidades moldando produtos e serviços disponíveis. Para satisfazer esse público, é preciso investir em estratégias que o coloque no centro de tudo. Confira cinco dicas para garantir a satisfação desse cliente que reconhece e exige seus direitos:

1) Enviar mensagens personalizadas, com conteúdos customizados de acordo com a personalidade do cliente e evitar mensagens promocionais padronizadas;

A arte de fazer o cliente se sentir único, respeitando e valorizando as particularidades de cada indivíduo, é uma demanda que não para de crescer, e acompanhar esse movimento é uma questão de sobrevivência.

2) Disponibilizar canais de diálogo eficientes para responder dúvidas, sugestões e reclamações;

O cliente precisa sentir que é ouvido. Além de disponibilizar os canais de contato, é preciso prestar um serviço de qualidade, garantindo que o cliente seja atendido com eficiência e rapidez.

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3) Reconhecer o cliente como peça fundamental para o sucesso do negócio;

O comprador é o protagonista. Dessa forma, ele valoriza mais os produtos e serviços oferecidos pela marca e, na hora de tomar uma decisão de compra, vai optar pela empresa que, de fato, atenderá suas necessidades.

4) Construir um relacionamento longo e de qualidade com o cliente, que não acabe após a primeira compra;

Uma interação duradoura, que começa já no primeiro contato, estreita o relacionamento e favorece ambos os lados: poupa esforços e tempo do cliente, que não precisa pesquisar outras opções quando surgir novas necessidades de compra, e evita custos para a marca, que conseguirá manter uma base de dados para criar campanhas personalizadas e até prever mudanças de comportamento.

5) Premiar clientes fidelizados com ofertas de upgrades de produtos e serviços.

Desde que sejam ofertas vantajosas para o cliente, agregando valor a ele e que vão ao encontro de seus desejos de consumo, é possível com essa tática até incentivar o aumento do ticket médio que ele estará disposto a gastar com a marca.

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Guilherme Almeida é Diretor de Marketing da Mutant e trabalhou por um longo período como consultor de branding, desenvolvendo projetos de estratégia, posicionamento e avaliação financeira de marca para grandes empresas como: Santander, Petrobras, Globo, Votorantim e Walmart. Além disso, criou e desenvolveu diversas marcas no segmento de saúde e bem-estar.
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