Dia dos Pais: anunciantes, preparam-se para a batalha da caixa de entrada!

O dia dos pais se aproxima e os profissionais de email marketing começam a preparar suas campanhas para essa época tão movimentada do ano, em que as caixas de entrada se tornam verdadeiros campos de batalha, com disputa não apenas entre os concorrentes, mas entre todos os enviadores de e-mail. De qualquer forma, com preparo e a estratégia certa é possível obter resultados incríveis!

Em datas festivas, sempre devemos usar o tema a favor dos negócios, certo? E todos nós sabemos que cada vez mais a personalização tem se tornado um grande diferencial aos olhos dos usuários. Precisamos usar essa poderosa ferramenta a nosso favor, e é a partir deste contexto que trago algumas dicas que poderão ajudá-los nessa batalha:

1) Conheça seus usuários Para viabilizar a personalização, é preciso conhecer os seus usuários. No mercado, existem inúmeras tecnologias que podem ajudá-los a coletar informações valiosas para encantar e surpreender seus clientes. Um exemplo disso é o Engagement Pixel do Email Client Monitor, que traz informações como horário de abertura, localização, dispositivo utilizado, o tempo de leitura dos e-mails, tudo isso ao nível de usuário, ou seja, você pode saber se está falando com um pai que fica muito tempo vendo seus e-mails sobre corridas de rua ou se é um pai super antenado em tecnologia. Todos nós sabemos que cada um tem um estilo, não é mesmo? Brincadeiras à parte, essa solução pode trazer insights valiosos. Por exemplo, ao mensurar o tempo em que o usuário lê o seu e-mail, é possível entender qual o tema de maior interesse e a mensagem que consegue captar sua atenção. Dependendo do seu nível de sofisticação é possível personalizar os envios, um a um, a partir desses dados.

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2) Prepare seu IP/domínio para esse período Pouco se comenta do período que antecede a data comemorativa, mas esses dias podem ser cruciais para a performance no dia da batalha. Vocês não querem estar com uma baixa reputação ou estar com a Certificação suspensa quando o grande dia chegar, certo? Sabemos que para mensurar a reputação os provedores sempre utilizam um histórico de envio daquele determinado IP ou domínio, então é preciso preparar o terreno para o dia em que os volumes de e-mail ultrapassam a média. Enviar para o seu público mais engajado, evitar ações para a base toda, direcionar as mensagens, trazendo conteúdo relevante para o usuário, são ações que ajudam a ganhar margem, ou seja, você não corre o risco de estar atingindo muitas spam traps ou usuários desconhecidos no dia em que a reputação deve estar impecável com o provedor.

3) Monitore Seguindo um pouco a linha da última dica, para manter seu IP/domínio saudável para o período em questão é preciso utilizar todas as ferramentas de monitoria possíveis. O Postmaster do Google é um exemplo disso. Lá você pode monitorar a reputação do seu domínio no dia a dia e a evolução, assim como o SNDS da Microsoft. Além dessas duas soluções, o Sender Score permite que você conheça a sua reputação como remetente. Lá é possível encontrar uma reputação baseada em métricas fundamentais para os provedores, como Usuários Desconhecidos, Spam Traps, Reclamações, Blacklists e muito mais. Utilizando essas soluções é possível monitorar o período que antecede datas comemorativas, gerenciando o seu programa de e-mail de modo a garantir uma boa reputação.

4) Seja criativo – Nesses períodos, use e abuse de linhas de assunto que chamem atenção do usuário, utilize o pre-header a seu favor, além de ferramentas como o Subject Line Optimizer para conhecer as linhas de assunto que são tendência no mercado. E, o mais importante: atraia o usuário pelo visual! Nada de mandar aquele e-mail exatamente igual ao template normal de envios. Invista tempo em fazer uma peça criativa diferente e que apresente características importantes, como:

  • O “Preview Pane” é a seção do seu e-mail que está “acima da quebra”. Isso fica visível para o leitor quando ele abre o e-mail antes de ter que rolar para ver a mensagem inteira. Ter um Preview Pane acionável, ou seja, que tenha um Call-To-Action, pode fazer a diferença entre um assinante ignorando sua mensagem ou interagindo com ela.
  • Como as configurações padrão para muitos provedores de e-mail suprimem imagens, é importante certificar-se de que informações e calls-to-action criticamente importantes sejam renderizados como texto HTML e não imagens em suas mensagens.
  • E-mails precisam ser skimmable. Quando os assinantes recebem longos blocos de cópia, é improvável que compreendam rapidamente a finalidade do e-mail.
  • Forneça aos assinantes o maior número possível de oportunidades para interagir com sua mensagem.
  • À medida que o número de leitores em dispositivos móveis continua a crescer, é essencial que os profissionais de marketing compreendam como o e-mail está sendo renderizado em um dispositivo móvel e como a experiência do assinante é traduzida na tela pequena.

5) Seja Certificado – Para os enviadores não-certificados, que estiverem lendo este texto, não haverá tempo hábil para conquistar a Certificação até o Dia dos País, uma vez que há uma auditoria completa no seu programa de e-mail para adequação aos padrões dos melhores enviadores do mundo, que fazem parte da maior e mais respeitada whitelist global. Mas, para a próxima data comemorativa você pode estar preparado. Certifique-se, pois assim vocês podem obter uma redução significativa na filtragem e limitação de volume, especialmente durante datas festivas.

Samuel Sousa é gerente técnico de contas da Return Path.
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