Dicas para otimizar as imagens do e-commerce

Para conquistar um bom posicionamento em sites de busca, um dos pontos fundamentais para os e-commerces é o uso correto das imagens dos produtos. Ainda assim, grande parte dos varejos virtuais negligencia esse fato.

As fotos possuem um alto poder de gerar tráfego, principalmente por meio de buscas via Google Imagens. Com o Google Analytics é possível conceber um relatório de vendas baseado nas visitas que foram originadas pela procura de arquivos visuais e compará-lo com o número obtido pela procura orgânica.

Por isso, para aumentar a quantidade de acessos e, assim, incrementar a taxa de conversão, a otimização das imagens é essencial. Abaixo estão dicas práticas para dar mais visibilidade aos produtos com o uso correto das fotos.

Atente-se aos elementos do código

O algoritmo do Google considera diversos fatores para exibir os resultados nas primeiras posições do Google Imagens, entre eles:

Texto alternativo

O texto alternativo (ou alt tag) é a descrição da imagem. Quando a foto não puder ser visualizada, por qualquer que seja o motivo, esse atributo apresenta o conteúdo para o usuário. O Google também usa esse texto para identificar a relação da imagem com a página e com o material inserido.

Além disso, alt tags são acessíveis. Assim, os programas de navegação para deficientes visuais conseguem informar aos usuários sobre o que se trata a imagem. Então, jamais deixe-o vazio!

Tag title

Smarthint
olist

Coloque o nome do artigo ou uma descrição com palavras-chave que possam ter bastante procura.

Nome do arquivo

Intitule arquivos com palavras-chave, que sejam as mais descritivas possíveis. Por exemplo, se o seu e-commerce vende roupas, use: calça-jeans-marca.jpg. Evite ao máximo usar aquele nome padrão que as câmeras colocam automaticamente, como DSC0532.jpg.

Tamanho é documento

A dimensão das imagens interfere no tempo que a página leva para ser carregada. Assim, quanto mais rápido o site for visualizado, a página é indexada com mais facilidade, o que proporciona uma melhor experiência para o usuário.

O tipo de arquivo e o aplicativo utilizado para tratar a imagem são importantes para reduzir o tamanho da reprodução, sem perder a qualidade.

Sitemap

Adicionar suas imagens ao sitemap XML ajuda o Google a indexá-las. Portanto, assegure-se de fazer isso para melhorar o SEO das fotos, gráficos e outros tipos de conteúdos visuais.

Como no caso do sitemap, o de imagem serve para fornecer informações adicionais ao Google quando o mesmo rastreia uma página. Pode-se adicioná-las a um sitemap existente ou a um arquivo separado.

Bruno Gianelli é sócio-diretor da Betalabs, especialista em sistemas de gestão e plataformas de e-commerce. http://betalabs.com.br/
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