Dicas para reduzir custos no e-commerce

| 20/03/2017 - 13:36 PM | Comentários (0)

Reduzir custos no e-commerce é um dos grandes desafios que empreendedores encontram, mas é uma necessidade em um nicho cada vez mais disputado e cheio de concorrência, onde vence quem tiver o melhor custo x benefício para oferecer ao cliente. Uma boa notícia é que o meio virtual e eletrônico favorece e muito na hora de tirar métricas e saber em quais setores podem ser feitos os cortes de gastos e em quais podemos continuar investindo.

Confira algumas dicas simples para reduzir custos no e-commerce e comece agora a se destacar em meio a concorrência!

Trabalhe com planejamento

Se o seu e-commerce não tem um planejamento de custo está na hora de começar a fazer. Este vai ser o primeiro passo a ser tomado se você está pensando em fazer uma redução de custos, isso por que é ele que vai apontar onde você poderá cortar gastos e onde poderá continuar investindo ou, até mesmo, aumentar o investimento. Faça planilhas mensais de investimento e faturamento, anote quanto é gasto com cada fornecedor e com cada serviço, gradativamente será possível fazer uma análise mais precisa e dar início aos cortes.

Repense a logística do e-commerce

Gastos com fornecedores, armazenamento em estoque, prazo de entrega, frete, devoluções, logística reversa… Por ser uma área muito abrangente e que envolve processos longos e complexos, a logística pode ser o principal foco da redução de custos do seu e-commerce e, por isso, precisa ser estudada à fundo antes de tomar qualquer decisão.

Não deixe de lado nenhum processo da área na hora de fazer a contabilidade, você deve levar em consideração a qualidade das embalagens para que continuem oferecendo segurança às mercadorias; quantidade de profissionais que sua empresa precisa para fazer todo o trabalho de etiquetagem, expedição, embalagem e conferência; custos com as empresas de logística.

Também cuide muito bem do estoque do seu e-commerce, preste atenção em promoções que você está disponibilizando na loja virtual e se a quantidade daquele produto que você tem estocada dá conta do recado. Você não quer correr o risco de precisar repor o estoque e encontrar a mercadoria mais cara no fornecedor! Seria um tiro no pé.

  • Preste atenção no frete!

Dê uma atenção especial ao frete e repense trabalhar apenas com o transporte via Correios. Apesar de ser uma das formas de entrega mais utilizadas, em algumas situações ela se torna altamente cara tanto para seu e-commerce como para o consumidor.

As transportadoras especializadas também podem ser uma alternativa, mas tome cuidado: dependendo do tipo de produto que sua loja virtual comercializa, os gastos com o seguro vão ficar altos!

Uma boa opção é trabalhar com Pontos de Retirada, eles são uma alternativa à entrega por Correios ou transportadora e possibilitam que o cliente escolha o melhor local e horário para fazer a retirada de seu pedido. A boa notícia sobre esse sistema é que ele proporciona uma economia de até 30% com custos de entrega e essa redução pode ser repassada aos consumidores, o que consequentemente aumenta as vendas da sua loja virtual!

Além disso, os Pontos de Retirada são uma ótima opção para trabalhar com logística reversa, o custo é muito menor e existe mais facilidade na hora do cliente fazer a troca ou devolução do produto adquirido, não correndo risco de precisar fazer várias viagens com a transportadora até o endereço do cliente.

Pesquise fornecedores e negocie

Sabemos que ter um relacionamento comercial longo com o fornecedor tem lá suas vantagens, mas não se esqueça de buscar sempre novas parcerias, pois os produtos são os maiores investimentos de um e-commerce.

Faça uma pesquisa de preço com outros fornecedores, veja a possibilidade de fazer uma parceria para receber desconto em compras com maior quantidade, questione se é possível fazer pedidos apenas quando você faturar uma mercadoria em seu e-commerce (para não correr o risco de ficar com produtos ‘encalhados’).

Enfim, existem muitas possibilidades de negociar com os fornecedores e este pode ser o segredo para fazer uma redução de custos significativa em seu e-commerce.

Use o marketing a seu favor

Investir corretamente em ações de marketing tem um impacto positivo na redução de custos no e-commerce. Isso porque ações online bem estruturadas diminuem o valor de aquisição por cliente e ainda ajudam na divulgação da sua loja virtual. E você sabe, um e-commerce que é conhecido tem muito mais chances de fechar vendas do que um que está escondido no submundo virtual.

Invista em ferramentas de gestão

Fazer um catálogo de produtos, aprovar ou reprovar pagamentos, emitir pedidos e notas fiscais, integrar os meios de pagamento, gerir o estoque, atualizar plataformas, expedir encomendas… Quanto tempo e dinheiro você gasta para fazer as tarefas básicas de um e-commerce sem a devida automação?

Por isso adquirir uma ferramenta de gestão (como ERPs) é um investimento que vai fazer você economizar muito tempo e dinheiro. Quando integradas com seu e-commerce, elas automatizam todos os processos que levam muito tempo para serem executados e geram gastos desnecessários.

Mas antes de contratar a ferramenta de gestão, tenha certeza que a integração dela com a plataforma do seu e-commerce acontece corretamente e sem bugs, se ela está em conformidade com as regras de emissão de nota fiscal eletrônica e se ela aceita os meios de pagamento e transporte que sua loja disponibiliza.

Fidelize clientes

A fidelização de clientes tem um custo mais baixo do que a aquisição de novos consumidores. Mas como um e-commerce pode garantir uma maior taxa de reincidência de compra? Trabalhando na experiência do usuário, para que ao final da compra ele esteja satisfeito e tenha todas as suas expectativas atendidas e até, quem sabe, superadas.

O importante é que desde a primeira compra o cliente tenha uma boa impressão da sua loja virtual, por isso todos os processos desde o pagamento até a entrega do produto precisam estar claros. Envie e-mail assim que o pagamento for aprovado, notifique quando o produto foi para a transportadora e estime corretamente o prazo de entrega e faça com que este prazo seja cumprido à risca! A maior insatisfação do cliente é o produto que ele adquiriu não chegar no dia programado.

Caso o cliente não tenha uma boa experiência é preciso diminuir as reclamações do seu e-commerce trabalhando de forma rápida e eficaz no esclarecimento de dúvidas por meio do SAC (chata online, atendimento em redes sociais, e-mail e telefone). Assim, o seu cliente perceberá que sua loja virtual sabe da importância de um bom relacionamento e realmente se importa com a opinião dele, o que acaba criando um vínculo maior para uma possível fidelização.

Outra boa maneira de fidelizar clientes é oferecer algum tipo de benefício na segunda compra: frete grátis, brinde, desconto em produtos específicos. Tudo isso sem esquecer de viabilizar o que será oferecido ao consumidor para que a tática não acabe te deixando no prejuízo.

Seguindo as dicas que apresentamos para você reduzir custos no e-commerce com certeza sua taxa de lucratividade vai começar a aumentar e seus clientes ficarão mais satisfeitos assim que os efeitos desta redução for repassada para eles. O que trará mais consumidores para sua loja virtual e ajudará a fidelizar os que já haviam comprado.

Agora que você já finalizou esta leitura, que tal conferir algumas dicas de como aumentar as vendas do seu e-commerce? Clique aqui e leia a matéria.

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João Cristofolini

Sobre João Cristofolini: João Cristofolini é CEO e Fundador Pegaki, empresa que permite comprar online e retirar a compra em estabelecimentos físicos. Ver mais artigos deste autor.

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