E-Commerce brasileiro está no caminho do Novo Varejo

“Novo Varejo” é um termo comum, apresentado na China pelo fundador da Alibaba, Jack Ma, que descreve o futuro em que online, off-line e a logística se fundiriam para criar um mundo dinâmico varejista. As marcas líderes estão em vantagem ao usar o Nova Varejo como uma oportunidade para construir um novo modelo centrado no consumidor. No Brasil, o varejo está no mesmo caminho e tem avançado, ao longo das últimas décadas, em um esforço contínuo na criação de novos negócios e na conquista do consumidor. Os comerciantes utilizam a tecnologia para proporcionar novas experiências durante as compras e facilitar a gestão das empresas do ramo. Mas, afinal, o que esperar do futuro do setor varejista que combina online, off-line e redes sociais como peças fundamentais do negócio? E quais são as experiências no país?

O varejo brasileiro está descobrindo plataformas e caminhos para colocar o consumidor no centro da compra e do pagamento, em uma experiência conveniente e ágil. Neste cenário, os smartphones têm conquistado espaço entre o público e estão exercendo um papel principal nas atividades do varejo. Por meio de novas tecnologias, o novo varejo permite aos consumidores comprar da maneira que desejarem, seja navegando na internet ou experimentando roupas em lojas físicas. Em algumas lojas é possível passear pelos corredores e fazer a compra diretamente no celular.

No Brasil, algumas redes de supermercado disponibilizam aplicativos que facilitam, e muito, a organização da lista de compras, pois a tecnologia grava o histórico de mercadorias adquiridas da última vez. O autoatendimento, por meio de totens, ao invés de caixas registradoras, é outra ferramenta que tem conquistado os consumidores, principalmente os jovens millennials, acostumados a usar o touch screen. Segundo um levantamento, 60% dos brasileiros preferem o autoatendimento na saída do supermercado1. Entre as vantagens estão a redução das filas e o pagamento mais rápido.

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O comércio eletrônico é a escolha de uma parte dos consumidores que desejam fazer compras e escolher uma variedade de produtos e a melhor forma de pagamento. Uma pesquisa da Worldpay indica que 37% dos consumidores ficariam satisfeitos em pagar mais caro por um serviço se a experiência de pagamento fosse melhor2. Para os comerciantes, existem muitas iniciativas, como o uso de várias plataformas de canais no comércio eletrônico para oferecer produtos, como redes sociais e sites, oferecendo promoções e descontos especiais. Um dos melhores ambientes é o móvel. Aproximadamente 59,1 milhões de brasileiros só acessam a internet pelo celular, de acordo com dados recentes3.

No entanto, estar presente nos dispositivos móveis não é suficiente. O novo público do varejo possui amplo conhecimento da experiência digital e móvel, com altas expectativas quando se trata de proteger a segurança de seus pagamentos. Outro levantamento indica que 72% dos consumidores baixam aplicativos apenas de marcas e empresas de sua confiança2.

Além de melhorar as experiências de compra, os comerciantes também precisam se conectar e simplificar o processo de compra. Afinal, atualmente, o consumidor é o seu próprio ponto de venda. Seja na loja online ou em um aplicativo móvel, os compradores esperam uma experiência conectada que reúna todas as etapas do pagamento: de métodos preferidos, como cartões, e-wallets ou opções locais, até a segurança e criptografia mais sofisticadas. Não importa o canal.

Os comerciantes brasileiros têm uma grande oportunidade para atingir o novo varejo como fez a China. É necessário monitorar todos os setores do varejo e entender profundamente o perfil do novo consumidor, proporcionando experiências de alto nível. Oferecer uma jornada completa de compra, incluindo os métodos de pagamento, será muito importante para posicionar o setor varejista do país em linha com as tendências do mercado global.

Juan D’Antiochia
Juan D’Antiochia é gerente geral da Worldpay para a América Latina.
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