É hora de trocar sua solução de pagamentos?

É hora de trocar sua solução de pagamentos? Qualquer empresa buscando atingir ambiciosas metas de crescimento, deveria se fazer essa pergunta. Quando o varejo passou a reconhecer a tecnologia de pagamentos como um elemento estratégico para a geração de receitas e contenção de custos, encontrar a resposta para esta pergunta se tornou mais urgente.

Com uma projeção de crescimento em torno de 18% do e-commerce brasileiro para o ano de 2018, a competição se tornará acirrada. Diante do crescimento acelerado dos negócios digitais, as adquirentes e processadoras de pagamentos devem se livrar do rótulo de serviços tratados como commodity e assumir a posição de desenvolvedores de tecnologia, ferramentas e soluções de valor agregado. São estas as empresa que se estabelecerão no mercado como parceiros estratégicos e confiáveis do varejo, pois promoverão o crescimento das lojas online de maneira estável e escalável, acompanhando o volume crescente de transações.

Como reconhecer, então, qual o parceiro ideal para seu negócio? Algumas características podem compor o checklist de quem busca um parceiro de pagamentos, entre elas: especialização; tecnologia descomplicada e visão de negócio como apoio estratégico para alavancar seus negócios. Como seu adquirente pensa? Ele está tão preparado quanto você para crescer? Ele é capaz de acompanhar e até mesmo de alavancar o seu crescimento?

Especialização

Com a popularização dos pagamentos móveis, um dos principais papéis do provedor de pagamentos é remover as barreiras do cliente durante o momento mais importante: o checkout. Isso significa trocar processos que atrapalham a experiência de compra por outros que minimizam os atritos, como aconteceu com a recente implementação de pagamentos recorrentes com cartão de débito, que foi aproveitado por empresas como Uber e Netflix para atender uma ampla base de clientes que utilizavam o cartão de crédito.

Outra facilidade lançada recentemente no mercado brasileiro é o uso dinâmico do 3D Secure, que conseguiu reduzir as fraudes sem a necessidade de aumentar as etapas de autenticação ou de bloquear consumidores legítimos. O segredo destas e de outras novidades do mercado está no controle total dos dados gerados nas plataformas de pagamentos e na integração com ferramentas antifraude.

Tecnologia Descomplicada

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Contudo, existem ainda desafios por parte do mercado tradicional de pagamentos, especialmente se considerarmos operações globais ou com planos de expansão internacional. A maioria das empresas de pagamentos não possuem operações estruturadas globalmente, dificultando a internacionalização do ecommerce. Para o varejista que pensa em expandir seus negócios em diferentes regiões, já basta precisar derrubar barreiras geográficas. Realizar diferentes integrações e se adaptar a cada novo mercado é um processo dispendioso, lento e pouco integrado.

Dados do relatório The truth about online consumers, da KPMG, demonstram que boa parte das transações online já são de compras feitas em outros países – na América Latina, trata-se de 44% do total. No entanto, muitas plataformas de pagamentos não acompanham essas inovações de mercado.

Muitos dos sistemas de processamento de pagamentos oferecidos hoje foram desenvolvidos nos anos 80, muito antes da massificação da internet e do surgimento dos meios de pagamento atuais. Essas plataformas antiquadas vêm, desde então, sendo “adaptadas” para aceitar métodos de pagamento atuais, porém funcionando com a mesma tecnologia e infraestrutura de décadas atrás.

Um parceiro de pagamentos deve se manter à frente de seu tempo, antecipando tendências, utilizando a mais nova tecnologia para conseguir atender às demandas exigentes de empresas e consumidores modernos em qualquer parte do mundo e através de qualquer canal de vendas.

Visão de negócios

Com uma plataforma de processamento de última geração, o adquirente consegue fornecer insights de análise de dados de pagamentos dos seus consumidores, que podem ser aplicados no planejamento de negócios. De acordo com o McKinsey Global Institute, as organizações orientadas por dados têm 23 vezes mais chances de adquirir clientes, seis vezes mais chances de reter clientes e 19 vezes mais chances de serem lucrativas como resultado.

Um bom parceiro de pagamentos é aquele que consegue se adequar rapidamente às demandas de um segmento muito dinâmico, oferecendo aos seus clientes a capacidade de se diferenciar competitivamente por meio de tecnologia.

A busca pelo crescimento contínuo exige foco, determinação e muita coragem para inovar. Mas exige também a busca por parceiros capazes de agregar conhecimentos e experiências e a trilhar novos caminhos. Na escolha do parceiro de pagamentos, seja crítico e entenda o quanto cada um deles realmente é inovador e capaz de alavancar o seu crescimento. Uma boa opção é checar qual é a escolha das empresas que mais crescem no seu mercado. Certamente essas empresas poderão lhe dar uma boa indicação.

Jean Christian Mies
Jean Christian Mies é Presidente da Adyen para a América Latina.
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