Email Marketing: Sem SPF, DKIM e CNAME está condenado! (1 de 2)

| 11/01/2017 - 11:57 AM | Comentários (0)

Você envia e-mails (Autoresponder, Campanha de E-mail e Newsletter), para os seus contatos, através de um fornecedor/plataforma de E-mail Marketing?

Então você já deve ter reparado que algumas dessas plataformas (em especial, as de cima) pedem para autenticar manualmente os seus remetentes de e-mail e seu domínio (SPF e DKIM) e configurar CNAME.

E pronto… temos o problema de volta.

Então, porque essas plataformas de E-mail Marketing pedem para você executar essas autenticações/configurações (SPF, DKIM e CNAME) tão complexas?

Porque sem SPF, DKIM e CNAME, o mais provável é que, os seus e-mails NÃO cheguem aos destinatários.

Mas… entender SPF, DKIM e CNAME não é nenhuma barbada.

Vamos tentar explicar. Para isso, vamos dividir esta explicação em dois artigos: SPF e DKIM; CNAME. E vamos usar uma analogia (enviar encomenda, para facilitar https://s.w.org/images/core/emoji/2.2.1/svg/1f609.svg)

Analogia: Enviar uma encomenda

Vamos imaginar que você precisa enviar uma encomenda à Sra. Maria.

Como você não tem disponibilidade para entregar pessoalmente a encomenda, contrata uma empresa de entrega. A empresa de entrega, envia a sua encomenda através de um motoboy.

O motoboy, ao chegar ao escritório da Sra. Maria, dirige-se à recepção e diz que tem uma encomenda para entregar a ela. A recepção pede, ao motoboy, um documento de identificação.

Antes de continuarmos, temos:

Encomenda: e-mail

Você (remetente do e-mail): cliente da plataforma de E-mail Marketing (email@seu-dominio.com)

Sra. Maria (destinatário do e-mail): contato da sua lista de contatos, que autorizou receber e-mails seus

Empresa de entrega de encomendas (e-mails): fornecedor da plataforma de E-mail Marketing

O motoboy: plataforma de E-mail Marketing

Recepção onde trabalha a Sra. Maria: ISPs (AOL, Gmail, Hotmail/MSN, Yahoo!)

Ou seja, a plataforma de E-mail Marketing (motoboy) vai tentar entregar um e-mail de um cliente (você) para um contato (Sra. Maria) da lista sua lista de contatos.

O que é SPF (Sender Policy Framework)?

É uma autorização que permite que outro servidor (do fornecedor de E-mail Marketing) envie os seus e-mails em seu nome (email@seu-dominio.com) utilizando o seu domínio (seu-dominio.com). Ou seja, o remetente seja email@seu-dominio.com em vez de email@dominio-do-fornecedor.com.

Nesta analogia (enviar encomenda) seria uma autorização que permite que a empresa de envio de encomendas envie uma encomenda em seu nome.

O que acontece se o seu e-mail NÃO tiver SPF (Sender Policy Framework)?

Voltemos então à recepção e ao motoboy. A recepção tinha pedido, ao motoboy, um documento de identificação.

Como o motoboy não é você, a recepção diz que infelizmente NÃO poderá deixá-lo entrar pois a Sra. Maria apenas autorizou receber encomendas de você.

Ou seja, a plataforma de E-mail Marketing (motoboy) envia o e-mail como se fosse o remetente (você): o “from” ou o “de” do e-mail é email@seu-domino.com.

Mas, ao passar pelos filtros dos ISPs (recepção) estes vão verificar se a plataforma de Email Marketing (motoboy) é realmente o remetente (você).

Como não é, então os ISPs entendem isso como uma tentativa de Phishing (um ciber-criminoso fazendo-se passar por empresas ou organizações legítimas, com o intuito de roubar dados às vítimas).

O que acontece se o seu e-mail tiver SPF (Sender Policy Framework)?

Voltemos então à recepção e ao motoboy. A recepção tinha pedido, ao motoboy, um documento de identificação.

O motoboy apresenta a “guia de transporte” que prova que você autorizou o serviço da empresa de entregas de encomendas a entregar as suas encomendas.

Neste caso, a recepção (ISPs) dá a primeira autorização para que a sua encomenda (seu e-mail) seja entregue à Sra. Maria (destinatário).

…. Mas ainda falta a próxima autorização! Para além da validação “guia de transporte” (SPF), a recepção só deixa entrar encomendas que tenham DKIM.

O que é DKIM (Domain Keys Identified Mail)?

É a validação de que o conteúdo dos seus e-mails não sofreu alterações no caminho: entre o envio (através da plataforma de E-mail Marketing) e a chegada (caixa de entrada do destinatário).

Nesta analogia (enviar encomenda) a recepção só deixaria entrar encomendas que tenham um “selo de segurança” (DKIM). Ou seja, esse “selo de segurança” garante que a encomenda não foi aberta nem adulterada no caminho.

O que acontece se o seu e-mail NÃO tiver DKIM (Domain Keys Identified Mail)?

A recepção (ISPs) NÃO consegue garantir à Sra. Maria (destinatário) que a encomenda é “segura”.

Por exemplo: durante o caminho, o motoboy podia ter ido beber um café e, alguém poderia ter colocado algum material “malicioso” dentro da encomenda. Era fácil, pois a encomenda não estava protegida por um selo de segurança.

Neste caso, a recepção (ISPs) NÃO autoriza que a sua encomenda (seu email) seja entregue à Sra. Maria (destinatário).

O que acontece se o seu email tiver DKIM (Domain Keys Identified Mail)?

A recepção (ISPs) consegue garantir à Sra. Maria (destinatário) que a encomenda é “segura”.

O DKIM (“selo de segurança”) prova que o conteúdo dos seus e-mails não sofreu alterações no caminho: entre o envio (através da plataforma de E-mail Marketing) e a chegada (caixa de entrada do destinatário).

Neste caso, a recepção (ISPs) dá autorização para que a sua encomenda (seu e-mail) seja entregue à Sra. Maria (destinatário).

Então, SPF e DKIM garantem que todos os seus e-mails são entregues?

Sem SPF e DKIM o mais provável é que os seus e-mails NÃO serão entregues aos destinatários.

Com SPF e DKIM a maioria dos seus e-mails podem ser entregues aos destinatários.

…. Mas ainda falta mais uma validação.

No próximo artigo, desta série de dois, vamos conhecer o papel crucial do CNAME (Canonical Name).

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Categoria: Dicas

David Miranda

Sobre David Miranda: Especialista em Email Marketing e Marketing Automation, é atualmente Gerente de Conta na plataforma de Marketing Multicanal E-Goi para o mercado Brasileiro e ainda responsável por todo o departamento de Parcerias no E-Goi. Ver mais artigos deste autor.

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