Entenda a importância de trabalhar com um profissional de social media

As redes sociais foram a grande descoberta dos últimos tempos. O espaço virtual, que possibilita interações e conexões com todo o mundo, é útil também para ampliar negócios e posicionar marcas. Afinal, o brasileiro passa, aproximadamente, 4 horas com os olhos na tela de seus smartphones. Ou seja: as redes sociais são excelentes meios de se comunicar e criar um relacionamento do consumidor com a marca. Dentro dessa necessidade, e do universo dos negócios e do marketing digital, surgiu uma nova área de atuação: o Social Media.

O profissional de Social Media é responsável não só por interagir com os consumidores, mas também para gerenciar e monitorar as redes sociais da sua empresa, visando melhores resultados e prezando pela reputação da marca no universo digital.

Pode parecer um trabalho simples, que consiste apenas em responder comentários e algumas mensagens. Porém, a função é bem mais complexa do que imaginamos. Um bom profissional de Social Media precisa ter amplo conhecimento em comunicação, além de boa escrita e capacidade de cativar e interagir com o consumidor. A partir de um planejamento, e de acordo com a linguagem e posição da empresa, o Social Media vai engajar o público e entender quais são seus reais interesses e necessidades.

Um bom exemplo de Social Media é a Netflix. A empresa soube interpretar seu público-alvo, e, a partir disso, entregou respostas de forma descontraída e moderna, utilizando muitas vezes “memes”, piadas e brincadeiras. Tudo isso se torna muito eficiente porque a linguagem utilizada é compatível com o público da marca.

Por isso é tão importante contratar uma empresa profissional que tenha especialistas em Social Media. Um serviço profissional garante um bom relacionamento com público e uma boa imagem da sua marca.

Se te restou alguma dúvida, dá só uma olhada nas funções e atividades deste profissional.

Planejamento

Uma empresa profissional, com atuação em Social Media, fará um planejamento prévio antes de começar a postar conteúdo nas redes sociais da sua marca.

Nesta etapa, os profissionais elencaram datas comemorativas relevantes com seu segmento, além de temas e assuntos de interesse.

Ainda dentro do planejamento é feito o estudo da sua marca e do seu público. O que sua marca quer comunicar? E o que seu público quer ouvir? Sua linguagem é mais formal ou descontraída?

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A partir disso, serão traçados os primeiros requisitos para o próximo passo.

Produção de conteúdo

A partir do planejamento, o profissional de Social Media saberá exatamente quais conteúdos e temas poderá abordar. Além disso, com o estudo de público, também é possível saber o tom da linguagem a ser utilizada. Com isso, é possível criar um calendário da página, com os temas e frequência de postagens.

Todo conteúdo produzido não deve apenas “atualizar” a página da empresa, mas também dialogar com o consumidor.

Gestão de redes sociais

Depois que o conteúdo for postado, é hora de realizar o gerenciamento. Uma empresa que possui um profissional focado em Social Media é especializada em otimização da página e análise de resultados.

Nesta etapa, também é feita a parte de interação, como resposta de mensagens e interação com comentários de usuários. É importante saber que o gerenciamento de redes sociais é um trabalho diário, que será feito detalhadamente, para melhoria da página e estabelecimento de vínculo entre a marca e o consumidor.

Análise de resultados

Nesta etapa, todas as ações serão analisadas e, a partir dessa análise, serão propostas melhorias. Muitas vezes é a mudança de um conteúdo, da forma de interagir ou até mesmo no horário e dia de postagem.

Durante a análise de resultados, também é feito o monitoramento de concorrentes e criação do próximo plano de ações.

Apostar na contratação de uma empresa profissional de marketing é um grande passo para o sucesso. Com as ações de um Social Media, sua marca terá mais engajamento com o público, gerando proximidade, satisfação e, consequentemente, vendas e fidelização.

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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