Entenda por que acompanhar o relatório de carrinhos abandonados

Os carrinhos abandonados são uma das principais dores de cabeça de quem trabalha com e-commerce. Pesquisas recentes afirmam que 97,9% dos consumidores já deixaram produtos nos carrinhos virtuais, para apenas 2,1% que nunca realizaram tal ação. Diante de tal cenário, é muito importante desenvolver estratégias para diminuir a taxa de abandono do seu comércio virtual.

Nesse contexto, o relatório de carrinhos abandonados é uma ferramenta para que o gestor ou proprietário de um e-commerce saiba como agir frente a esse problema muito frequente, que causa transtornos para quem atua no varejo virtual.

No artigo de hoje, mostraremos a importância desses relatórios, indicaremos alguns pontos que podem causar a desistência da compra e apresentaremos alternativas para que esse tipo de problema seja revertido em vendas para o seu e-commerce. Acompanhe!

A importância do relatório de carrinhos abandonados

O abandono de carrinho é um problema que ocorre com um cliente em potencial no final do processo de compras. Geralmente, a pessoa tem interesse nos produtos, dinheiro ou cartão disponível para compra, mas no momento de finalização e pagamento do pedido, o cliente desiste.

Isso ocorre por vários motivos. Essa atitude do cliente pode ser motivada por problemas de usabilidade do portal, formulários extensos e muitos complexos, omissões ou falta de informações importantes e até mesmo falhas com o site ou dispositivo de acesso do cliente.

Esse é um tipo de ocorrência que causa muitos transtornos para um e-commerce. Isso porque o cliente que abandonou o carrinho, independentemente do motivo, tinha real intenção em adquirir algum produto com a sua empresa. Só não o fez porque foi surpreendido com algum problema no momento de concretizar a compra. Em suma: estamos falando de vendas em potencial que deixam de ser realizadas, receitas que poderiam ser geradas, mas não acontecem.

Assim, o relatório de carrinhos abandonados é uma ferramenta imprescindível para quem deseja recuperar essas vendas perdidas, trazendo o cliente novamente ao site, mostrando a ele a possibilidade de retornar de onde parou, ou editar o seu pedido.

Com um relatório eficiente e bem detalhado, é possível falar diretamente com aquele cliente que desistiu da compra, focando esforços para fazê-lo voltar à loja virtual e concretizar a compra.

Além disso, esse relatório possibilita uma noção mais clara sobre o comportamento dos seus clientes, possibilitando tomada de decisões mais precisas, focadas e, principalmente, direcionadas às pessoas certas. Ele auxilia o seu negócio a não perder vendas e, consequentemente, aumentar o faturamento e a rotatividade de produtos no seu e-commerce.

O porquê do abandono de carrinho

Especialistas no mercado de e-commerce afirmam a importância de um trabalho constante para minorar os números de pedidos cancelados e convertê-los em vendas. Esse entendimento somente reforça a importância de se utilizar o relatório de carrinhos abandonados.

É importante entender que diversos fatores podem determinar o abandono do carrinho de compras. Uma boa experiência do usuário ao navegar pelo site é fundamental. Entretanto, há mais variáveis envolvidas. Veja o que aponta os dados da pesquisa E-commerce Trends 2017:

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Performa.AI

– Avaliar a necessidade da compra;
– Prazo para entrega;
– Insegurança quanto ao pagamento;
– Desejo de apenas descobrir o valor do frete;
– Falta de opção do meio pagamento desejado;
– Frete muito caro.

Portanto, analisando cada item separadamente, conclui-se que alguns dos fatores de abandono podem ser facilmente solucionados. Basta ter acesso aos dados do relatório para direcionar as ações adequadas.

Por exemplo, quando o pedido é abandonado no momento do cadastro. Isso pode ser o resultado de uma página muito complexa, solicitando informações em excesso. Dados como o endereço de entrega e formas de pagamento, por exemplo, podem ser solicitados de outras formas, demonstrando mais dinamismo, segurança e confiabilidade para o cliente.

Afinal, mesmo com milhares de pessoas fazendo compras diariamente, e com todo o crescimento que o mercado de e-commerce teve no Brasil, ainda é muito comum encontrarmos consumidores que se sentem inseguros no momento de deixarem o seu endereço residencial e o número do cartão de crédito, sendo que por esse motivo acabam abandonando o carrinho.

A página que pede esse tipo de informação deve ser muito bem elaborada para passar uma sensação de segurança; de que se trata de um site confiável, que aborda com seriedade os processos de coleta de dados, pagamento e envio de mercadorias.

As vantagens de uma campanha de marketing bem elaborada para esses casos

Quando a campanha de marketing, direcionada aos clientes que abandonaram o carrinho de compra, é feita da forma correta, o resultado não pode ser outro: um aumento do número de vendas que estariam praticamente perdidas.

Entretanto, é necessário obedecer a algumas regras de marketing. Inicialmente, é preciso ter certeza de que as mensagens enviadas chegarão exclusivamente aos consumidores que deixaram de efetuar a compra e abandonaram o carrinho.

Para tanto, existem ferramentas de automação que armazenam informações no dispositivo do usuário e que podem ser utilizadas em campanhas de remarketing.

Em seguida, também é de extrema importância que a sua comunicação seja voltada a mostrar os benefícios que o seu cliente deixará de obter ao não retornar e efetuar a compra. Feito isso, também é importante identificar os motivos do abandono e mostrar para ele que tal problema pode ser solucionado seguindo determinados passos.

Além disso, você também pode oferecer promoções temporárias para que o cliente volte e conclua a compra. Ou ainda oferecer condições de pagamento diferenciadas para quem retornar ao site e efetivar um pedido que havia deixado para trás.

Outra questão importante: esse tipo de trabalho de marketing aumenta a sua credibilidade perante os seus clientes. Eles perceberão que a sua empresa está preocupada em oferecer sempre a melhor solução.

Por fim, você ensinará ao seu cliente como ele poderá retornar a sua loja e concluir a compra que, por algum motivo, deixou de ser realizada. Entretanto, isso só será possível se você tiver acesso a um detalhado relatório de carrinhos abandonados.

Guilherme Lunardi
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Com 10 anos de experiência em comércio eletrônico participou da criação e desenvolvimento da JET e-business Hoje atua como Diretor Comercial na gestão das áreas de marketing, vendas e parcerias.
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1 COMENTÁRIO

  1. Olá Guilherme

    Muito boa a matéria, contribuiu pra me ajudar com algumas ideiaa que me veio a respeito.

    Estou com um problema sério de carrinho perdido.

    Muito obrigado

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