Entenda sobre o mundo VUCA e saiba como isso reflete nos negócios

Talvez você nunca tenha ouvido falar no mundo VUCA. Essa é uma sigla que surgiu do vocabulário militar americano, significa Volatilidade (Volatility), Incerteza (Uncertainty), Complexidade (Complexity) e Ambiguidade (Ambiguity), em português a sigla é conhecida como VICA. Entenda como o mundo VUCA reflete sobre a maneira de fazer negócios.

Para entender melhor o que é mundo VUCA basta prestar atenção no contexto atual do mundo em um panorama geral. Este conceito está ligado ao caos experimentado em diferentes contextos sociais e à rapidez com a qual as mudanças no mundo acontecem, essa realidade torna os dias mais difíceis, inclusive, no mundo dos negócios.

O consultor empresarial, Adriano Nodari, esclarece que esse termo VUCA começou a surgir no Brasil por volta do ano 2010, quando o ambiente no mundo dos negócios já se mostrava agressivo, desafiador e muito ágil e esse era o ‘estado natural’ do ambiente corporativo:

“O mundo VUCA reúne todas essas vertentes que representam o cenário do mundo dos negócios. Encontram-se incertezas, muitas complexidades, é um universo volátil, em ritmo frenético e gera ambiguidade, que dificultam as análises, que devem ser refeitas de tempos em tempos.”

Esse ritmo de mudanças acelerado, essa dificuldade em prever os mais variados contextos que envolvem uma empresa, pode mudar muitos parâmetros de análise em um negócio, como é o caso da análise competitiva e a famosa análise SWOT.

Identificar ameaças e oportunidades em um cenário que muda em ritmo veloz se torna uma análise necessária e frequente. Um bom exemplo de como pode ser compreendido o mundo VUCA é a Blockbuster, qual era a força dessa empresa, senão sua ampla rede de lojas e grande catálogo físico? Mas com o surgimento da tecnologia streaming essa empresa perdeu o seu lugar no mercado, e tudo isso, em um ritmo que foi impossível de prever.

“É sempre difícil fazer análises de mercado em um cenário dominado por incertezas. Hoje, fazer planos de mercado em longo prazo, por exemplo, é algo sem validade, porque não se sabe como a economia se comportará daqui a um ano, por exemplo, imagine daqui a cinco anos”, explica o consultor.

Smarthint
Performa.AI

Segundo artigo publicado pela Forbes, mundo VUCA caracteriza um ambiente de negócios ‘incontrolável’, o que não quer dizer que não se possa liderar ‘sob controle’, mesmo em um cenário de incertezas.

Mundo VUCA – Entenda os elementos que compõem esse conceito

Volatilidade (Volatility) – Representa basicamente a velocidade com a qual ocorrem as mudanças no mundo em diversas áreas. O que se fazia de uma maneira ontem, hoje já mudou. Essa á uma característica que torna o ambiente dos negócios altamente desafiador;

Incerteza (Uncertainty) – Há décadas era muito mais fácil fazer previsões, mas hoje a tendência é que se arrisquem palpites. São muitas as dúvidas, indecisões e é difícil afirmar com base em certezas. O desafio para o empreendedor está em lidar com essas incertezas como parte do processo de estar à frente de um negócio;

Complexidade (Complexity) – São inúmeras as interações e o processo de análise se torna cada vez mais difícil. Uma única situação gera muitas probabilidades e respostas e se torna cada vez mais difícil chegar a um consenso;

Ambiguidade (Ambiguity) – A dificuldade de se encontrar clareza em um contexto pode levar à ambiguidade no processo de interpretação da realidade. A volatilidade, as incertezas e a complexidade dificultam a compreensão dos processos.

Todos esses elementos estão interligados e caracterizam o mundo VUCA, para lidar com ele, Nodari orienta que o empreendedor precisa:

  • Trabalhar o desenvolvimento de uma visão estratégica;
  • Estudar constantemente o mercado com base no pensamento crítico;
  • É preciso aprender a antecipar resultados;
  • Trabalhar a comunicação clara;
  • Reciclar o conhecimento.

“Já vivemos há algum tempo no mundo VUCA, o que é necessário nesse cenário é que o empreendedor se antecipe e se arme de todas as estratégias e ferramentas para levar o negócio adiante, com um bom posicionamento no mercado”, finaliza.

Avatar
Adriano Nodari é Fundador e consultor sênior da Nodari Consultoria, desde 2005. Trabalhou como gestor em indústrias de automação bancária e ergonômica. É especialista em Planejamento Financeiro e Gestão Estratégica de Negócio. Possui MBA em Finanças pelo IBMEC; Pós Graduando em Marketing pela USP; Engenheiro de Produção Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI); Personal & Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching; Consultor em Gestão de Conflitos na metodologia SDI, certificado pela Personal Strenghts; BSC – Balanced Scorecard e Gestão por Competência pela FGV; Consultoria Empresarial pela FIA.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.