Estamos em 2019 e você ainda não tem blog?

Saiba como deve ser a cara do seu blog de e-commerce

Não é novidade para ninguém que ter um blog auxilia bastante nas estratégias de marketing digital de um e-commerce. Então, porque você ainda não tem um?

Para acabar com o seu estado de negação em relação ao assunto, montei uma lista com as principais objeções do “por que não ter um blog” – e derrubei todas elas. Tudo para te convencer, de uma vez por todas, que você precisa criar o seu.

Pronto para começar?

Objeção n° 1: Tecnologia

Um blog, assim como qualquer outro site, necessita de uma programação específica para operar. Códigos e mais códigos formam sua estrutura, e para que tudo funcione bem é preciso manjar de programação. Para ter um blog meia-boca, melhor nem ter.

Derrubada n° 1: Quem disse isso?

Sério? Quem disse que para ter um blog bom, que engaja o usuário e faz a sua loja virtual vender mais precisa manjar de programação? Talvez essa fosse uma habilidade necessária há uns 10 anos, mas hoje não passa nem longe.

No mercado há várias plataformas especializadas na montagem de blogs profissionais. Elas são intuitivas e disponibilizam centenas de ferramentas, aplicativos e templates para que todos tenham um blog. E, se você não quiser pagar por isso, algumas ainda oferecem versões free do serviço.

Conclusão: a falta de conhecimento técnico em programação não te impede de ter um blog.

Objeção n° 2: Conteúdo

Tudo o que  já vi sobre marketing digital diz que o conteúdo de blog precisa ser aprofundado, com  mais de mil palavras, capaz de tirar todas as dúvidas do cliente em um único texto. Um material assim só um profissional é capaz de escrever e eu não tenho como pagar alguém para fazer isso.

Derrubada n° 2: Quem melhor para falar sobre o seu produto do que você?

Ok, um profissional de comunicação escrevendo para o seu blog é uma boa pedida, mas quem melhor do que você para falar sobre o seu produto?

Performa.AI

Quando o cliente entra no seu blog procurando referências, ele não está atrás de palavras bonitas, mas sim de informações relevantes sobre aquilo que  deseja comprar. Nesse momento, quanto mais ele souber do produto, maior é a chance de finalizar a compra.

Claro que o conteúdo precisa ser coeso, com o escolar “começo, meio e fim”, mas o que vale mesmo para um blog de sucesso no e-commerce é a capacidade de sanar as dúvidas e deixar o leitor mais próximo da compra.

Conclusão: Para escrever um conteúdo encantador, conhecimento é melhor que técnica.

Objeção n° 3: Tempo

Todo mundo diz que para ter resultados com um blog é necessário publicar novos conteúdos duas, três, quatro vezes por semana. “Onde eu vou arrumar tempo para cuidar da minha loja virtual e ainda escrever tudo isso? ”

Derrubada n° 3: A frequência é você quem faz

Em certas estratégias quanto mais conteúdos publicados no blog, mais resultados você vai ter. Mas você está só começando e quantidade não faz qualidade.

Aqui, o ponto que precisa de atenção é a gestão do seu tempo. Se você decidir ter um blog, precisa destinar um tempo exclusivo para ele – não dá para fugir disso.

Avalie a sua agenda e escolha um momento do dia para sentar, escrever e dar atenção ao seu blog. Quantos você vai publicar por semana não importa, a frequência ideal vai surgir à medida que os clientes derem retorno do conteúdo.

Conclusão: A frequência de publicações não é um limitante, por isso, tempo não é problema.

Agora eu vou entrar no papo tradicional sobre blogs, só para dar o arremate final.

Você quer atrair clientes realmente interessados no seu produto? Quer reforçar a sua marca e aumentar suas conversões? Quer aparecer no Google e conquistar vendas que você nunca imaginou conseguir? Tenha um blog.

Não há objeções no mundo que sejam maiores do que as vantagens de ter essa ferramenta poderosa jogando a favor da sua loja virtual.

Thiago Mazeto
Thiago Mazeto é gerente de marketing da Tray, vertical de e-commerce da Locaweb.
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