Estas são as técnicas de publicidade mais odiadas

Obter um ROI mais alto com a publicidade digital é o principal objetivo de quase todas as agências de mídia. Não importa se você está exibindo anúncios em vídeo pre-roll ou uma campanha de redirecionamento, você quer garantir que seu investimento em anúncios esteja gerando um retorno de investimento viável.

Com isso dito, todos podemos nos beneficiar da pesquisa para entender quais técnicas de publicidade são prejudiciais e intrusivas para a experiência moderna do usuário.

Vamos ser sinceros: os anúncios que são prejudiciais não são eficazes.

Quais anúncios não são eficazes?

O Nielsen Norman Group (NNG) decidiu descobrir exatamente quais tipos de anúncios estavam incomodando mais os usuários, ou, no mínimo, sendo completamente ignorados.

Eles realizaram uma pesquisa para descobrir as técnicas de publicidade mais odiadas. O NNG escolheu 452 adultos dos EUA e pediu-lhes que classificassem vários formatos de anúncios numa escala de 1 a 7, com 1 representando que amam muito e 7 retratando uma forte antipatia. Wireframes de 23 anúncios gráficos foram exibidos em dispositivos móveis e computadores, depois classificados.

O NNG usou wireframes em vez de anúncios reais para evitar influenciar as pessoas com o design, a marca ou a mensagem visual do anúncio.

O anúncio pop-up não é amado, para dizer o mínimo.

De acordo com os resultados, o anúncio modal ou pop-up é a tática de propaganda mais odiada em desktop.

Embora você possa ceder à tentação de os pop-ups serem ótimos para expandir as listas de e-mail de seus clientes, a descoberta levanta uma preocupação importante sobre a intolerância a esse anúncio.

A reprodução automática é perturbadora em desktop.

As outras técnicas mais desagradáveis entre os usuários de computadores incluem anúncios em vídeo de reprodução automática, anúncios intracontent, que reduzem o conteúdo de uma página da web à medida que aparecem, e links enganosos que aparecem como ideias úteis, mas são anúncios.

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Edrone
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Quanto aos anúncios menos apreciados em desktop, as classificações de links relacionados e os anúncios do lado direito/lateral são significativamente mais baixos do que todos os outros anúncios no computador. A veiculação desses anúncios deve ser segura e não prejudicar a reputação de seus clientes.

Quando se trata de dispositivos móveis, o modal assume novamente o título de técnica de publicidade mais odiada. Na verdade, os modais se saem pior no celular (5,94 pontos) do que nos desktops (5,82 pontos). Essas sobreposições são realmente irritantes, pois algumas ocupam toda a tela e até bloqueiam a navegação no site.

Os usuários de dispositivos móveis querem ver o conteúdo do vídeo imediatamente, não depois do anúncio.

Os outros anúncios mais odiados em dispositivos móveis são basicamente os mesmos dos desktops, e incluem anúncios intracontent, anúncios exibidos antes de um vídeo e links enganosos – esses e modais tiveram uma classificação significativamente maior do que todos os outros anúncios para celular.

As mídias sociais patrocinadas e os links relacionados são os vencedores de anúncios para dispositivos móveis: eles são considerados menos intrusivos do que todas as outras táticas de publicidade para dispositivos móveis. Assim, as campanhas que usam esses dois formatos têm maior probabilidade de gerar retornos positivos em investimento com anúncios.

Em termos de sentimento geral em relação à publicidade, o NNG descobriu que as pessoas odeiam mais anúncios para dispositivos móveis do que anúncios para computador.

As pessoas gostam um pouco mais de anúncios em desktop.

Os anúncios para computador têm uma classificação média de 5,09, enquanto a média para anúncios para celular é de 5,45, o que implica que o ROI pode ser maior para campanhas para desktop.

Nosso veredicto:

Há necessidade de campanhas publicitárias integradas e multifacetadas. Sempre haverá algumas pessoas que mostram resistência a determinadas técnicas e formatos de publicidade, por isso há um benefício em usar várias táticas.

Dito isso, se há mais de uma década as pessoas ainda odeiam os mesmos formatos que estão atrapalhando suas experiências (os pop-ups também superaram o ranking de ódio em 2004), é hora de você começar a substituí-los por conjuntos de anúncios menos invasivos.

Para obter os melhores resultados, considere equipar suas campanhas com formatos nativos que não perturbem abertamente a experiência de navegação das pessoas de maneira inconveniente ou intrusiva.

Fernando Tassinari
Fernando Tassinari é diretor-geral da Taboola Brasil. Um dos pioneiros do mercado digital brasileiro, Fernando traz mais de 20 anos de experiência em gestão internacional em toda a América Latina para o cargo de Country Manager na Taboola, empresa de Content Marketing e Plataforma de Descoberta. Sua experiência de trabalho para as Agências, Publishers e empresas de tecnologia o ajudaram a desenvolver um profundo entendimento e experiência no ecossistema da publicidade local, bem como na gestão e administração de operações multinacionais. Antes de ingressar na Taboola, Fernando foi Managing Director da Criteo, Diretor Geral da Turn sendo também pioneiro no que chamamos hoje de Mídia Programática, CEO da agência de marketing MRM Worldwide Brasil (McCann Worldgroup), onde a a levou a dobrar sua receita e número de funcionários, enquanto buscava a transição para uma agência digital e CRM. Antes disso foi Gerente Geral Brasil na Razorfish (Publicis Group), onde liderou a implementação da operação da empresa na região. Anteriormente, ele atuou como Gerente Geral da Realmedia Brasil, onde foi responsável pela gestão dos negócios de mídia e tecnologia e para a construção da rede de anúncios Realmedia. Outras experiências incluem papéis como Diretor de Vendas da real Games no Brasil e Head de Unidade de Negócios no Yahoo! do Brasil. Fernando é graduado em Comunicação Mídia de Anhembi Morumbi e um Diploma de Pós-Graduação MBA em Propaganda e Marketing pela ESPM.
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