Estratégias apoiadas por dados para a campanha do Dia das Mães

O Dia das Mães é a terceira principal data para compras nos EUA, por exemplo, de acordo com a National Retail Federation.

Isso significa que o Dia das Mães é a primeira vez desde as férias de verão, que os consumidores aceitam colocar as mãos em seus bolsos e gastar muito.

Então, quando maio começar, há uma grande oportunidade para os profissionais de marketing alcançarem os consumidores com conteúdo relacionado ao Dia das Mães.

A questão é: por onde começar? Que tipos de conteúdo as pessoas querem ver? Quais imagens e vídeos geram mais envolvimento?

Para responder a essas perguntas, utilizamos dados recentes do Taboola Trends, que analisa imagens e palavras-chave na web semanalmente. Com o objetivo de ajudar você a criar melhores campanhas no Dia das Mães, focamos em tecnologia, beleza e moda – coletando dados de mais de 58 milhões de cliques e 41 bilhões de impressões.

Aqui está o que encontramos.

Lance campanhas de tecnologia nas segundas e terças-feiras

Se você promove conteúdo relacionado à tecnologia, não espere até o final da semana para iniciar suas campanhas. De acordo com nossos dados, segundas e terças-feiras apresentam as maiores oportunidades para gerar cliques entre esse público.

Além disso, talvez sem surpresa, é melhor alcançar esses consumidores em dispositivos móveis e tablets, onde eles são mais propensos a engajar do que no computador.

Experimente galerias de fotos ao invés de texto e vídeo

Tire uma pausinha (nós esperamos).

Embora o vídeo receba todo o hype atualmente., as pessoas ainda gostam de galerias de fotos. Na verdade, as galerias de fotos mostram o maior potencial para impulsionar cliques com conteúdo de beleza e moda – superando as adoradas campanhas de vídeo e artigos.

Alcance consumidores de beleza e moda de manhã e de noite

Todo santo ajuda quem cedo madruga, como diz o ditado popular, e isso vale para os profissionais de marketing de moda e beleza que desejam alcançar os consumidores para o Dia das Mães.

Smarthint
Performa.AI
Edrone
olist

Manhãs cedo (8:00, para ser exato) e tarde da noite (23:00) são horários de pico para ver os cliques em suas campanhas.

Use palavras-chave como “Vermelho”, “Ousado” e “Segredos”

Fotos e elementos visuais podem atrair a atenção das pessoas, mas você nunca deve subestimar o poder de uma palavra-chave forte.

É importante saber quais palavras-chave podem ter o maior impacto positivo em sua CTR (clickthrough rate ou taxa de cliques) e quais podem diminuir essa CTR devido à forte concorrência.

Construa suas imagens com cuidado

Ok, você já sabe ser deliberado ao criar ou escolher suas fotos. Mas estamos aqui para ajudar a responder as questões essenciais, como “Devo incluir pessoas nas minhas fotos?” E “As imagens em preto-e-branco serão mais interessantes?”

Veja o que nossos dados tem a dizer sobre imagens nessas categorias:

Tecnologia

  • Imagens tiradas de perto geraram uma CTR 54% maior do que as imagens tiradas longe.
  • Imagens em cores geraram uma CTR 36% maior do que as imagens em preto e branco.
  • Imagens sem pessoas geraram uma CTR 18% maior do que as imagens com pessoas.

Moda

  • Imagens com animais geraram uma CTR 165% maior do que as imagens sem animais.
  • Imagens com comidagerou um CTR 133% maior do que as imagens sem alimentos.
  • Imagens sem texto geraram uma CTR 52% maior do que as imagens com texto.

Beleza

  • Imagens sem animais geraram um CTR 100% maior do que imagens com animais.
  • Imagens em cores geraram uma CTR 88% maior do que as imagens em preto e branco.
  • Imagens ao ar livre geraram uma CTR 77% maior do que as imagens internas.

Evidentemente, este é o momento perfeito para começar sua campanha de moda de girafas comendo cupcakes. (Brincadeirinha, você entendeu a ideia. Mas isso poderia ser muito fofo.)

Crie vídeos com mulheres – e alongamento!

Está certo. Mas ei, você tem que dar às pessoas o que elas querem. E quando se trata de anúncios em vídeo, eles querem qualidades bem específicas, como:

  • Vídeos com mulheres,o que pode aumentar sua taxa de conclusão em 186%
  • Vídeos com alimentação, o que pode aumentar sua taxa de conclusão em 34%
  • Vídeos em preto e branco,o que pode aumentar sua taxa de conclusão em 27%
  • Vídeos com alongamento, o que pode aumentar sua taxa de conclusão em 20%

Espero que essas informações e estratégias apoiadas por dados ajudem a eliminar algumas das dúvidas de suas campanhas do Dia das Mães e do Dia dos Pais. Ainda assim, tenha em mente que as preferências e os comportamentos do público estão sempre em fluxo. Para manter o controle sobre seus clientes-alvo e criar campanhas com mais cliques para qualquer feriado, visite o Taboola Trends.

Fernando Tassinari
Fernando Tassinari é diretor-geral da Taboola Brasil. Um dos pioneiros do mercado digital brasileiro, Fernando traz mais de 20 anos de experiência em gestão internacional em toda a América Latina para o cargo de Country Manager na Taboola, empresa de Content Marketing e Plataforma de Descoberta. Sua experiência de trabalho para as Agências, Publishers e empresas de tecnologia o ajudaram a desenvolver um profundo entendimento e experiência no ecossistema da publicidade local, bem como na gestão e administração de operações multinacionais. Antes de ingressar na Taboola, Fernando foi Managing Director da Criteo, Diretor Geral da Turn sendo também pioneiro no que chamamos hoje de Mídia Programática, CEO da agência de marketing MRM Worldwide Brasil (McCann Worldgroup), onde a a levou a dobrar sua receita e número de funcionários, enquanto buscava a transição para uma agência digital e CRM. Antes disso foi Gerente Geral Brasil na Razorfish (Publicis Group), onde liderou a implementação da operação da empresa na região. Anteriormente, ele atuou como Gerente Geral da Realmedia Brasil, onde foi responsável pela gestão dos negócios de mídia e tecnologia e para a construção da rede de anúncios Realmedia. Outras experiências incluem papéis como Diretor de Vendas da real Games no Brasil e Head de Unidade de Negócios no Yahoo! do Brasil. Fernando é graduado em Comunicação Mídia de Anhembi Morumbi e um Diploma de Pós-Graduação MBA em Propaganda e Marketing pela ESPM.
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