Experiência do cliente: serviços que facilitam o pagamento são aliados do varejo no engajamento do consumidor

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano. As pessoas, mais do que nunca, utilizam seus smartphones e gadgets para realizar compras, e os meios de pagamento também estão seguindo esta tendência, revolucionando a forma de comprar e exercendo grande impacto no setor do varejo. Há uma grande oportunidade para empresas se diferenciarem pela experiência oferecida em pagamentos nos próximos anos, e os serviços que prezarem pela conveniência serão fundamentais para descomplicar a vida do consumidor.

É importante que os comerciantes estejam de olho nas inovações que facilitam a vida do consumidor. Aplicações que otimizam as transações integrando os sistemas de uma loja física com o pagamento online são uma alternativa para os varejistas oferecerem maior conforto aos compradores. A Amazon é um bom exemplo de inovação na experiência de compra no mundo físico, utilizando dispositivos mobile. Seu mais recente serviço, o Amazon Go, é uma loja física sem filas, sem checkout, com compra totalmente assistida e pagamento realizado de forma simples: o cliente entra em uma loja de conveniência, faz login no aplicativo e só tem o trabalho de coletar os produtos que precisa, sem precisar passar pelo caixa. O pagamento é uma das etapas mais sensíveis do processo de compra e reflete diretamente na percepção que o consumidor tem da sua marca.

Carteiras digitais aprimoram a experiência do cliente

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Quando falamos em pagamentos, a melhor experiência oferecida é a invisível. O cliente está sem a carteira, mas pega seu celular e faz uma compra no shopping, tudo sem sair da poltrona. No Brasil, mercado que terá 236 milhões de smartphones nos próximos dois anos, de acordo com dados da FGV-SP, a previsão é de que o crescimento de carteiras digitais se intensifique, e abra de vez as portas para o uso de E-wallets (carteiras digitais) no país em 2017.

As carteiras digitais são soluções eletrônicas que permitem o armazenamento de dados financeiros e de identidade, aprimorando a experiência de compra do cliente. A carteira digital também já pode ser usada no comércio tradicional, via smartphones, com as mesmas vantagens das compras online. A ferramenta beneficia a todos, inclusive aos lojistas, que podem fazer a validação de dados do cliente no momento da compra, análises antifraude e, ainda, garantir o recebimento do valor da compra em casos de fraudes.

Em breve não haverá mais distinção entre o varejo online e offline, e o pagamento não será mais um ponto de fricção na experiência de compra.

João Barcellos
João Barcellos é CEO da MundiPagg, empresa responsável por 40% das transações do e-commerce no país – www.mundipagg.com.
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