Faça sucesso no YouTube: confira oito pontos que fazem a diferença no SEO da plataforma

| 20/03/2017 - 16:59 PM | Comentários (0)

A primeira pergunta feita por quem não tem prática com uploads é: “Se é vídeo, por que me preocupar em escrever sobre?”. A resposta é simples. Tanto o YouTube como o Google ainda não desenvolveram um mecanismo que assista cada vídeo e os avalie automaticamente, e por isso ambos se apoiam no conteúdo da descrição. Então, caso queira emplacar um vídeo, redobre sua preocupação com o SEO. Célio Antunes, CEO e fundador da Impacta, traz oito pontos importantes para impulsionar conteúdo na plataforma de vídeo mais famosa do mundo.

  1. Conteúdo do vídeo

Como a seleção é por texto, nada impede que o YouTube dê destaque a uma produção de péssima qualidade, porém, otimizada. A plataforma utiliza indicadores próprios de atratividade para ranquear um trabalho e, neste contexto, sua audiência desempenha um papel determinante. Quanto mais viewers engajados, maiores os números e curtidas. Assim, ele ganha autoridade, especialmente se fizer parte de um canal com itens similares.

  1. Closed captions

As Closed Captions são fundamentais para auxiliar o YouTube a ler o conteúdo dos vídeos, já que ao disponibilizar as legendas, uma base de textos rastreável é criada pelo sistema do site. Além disso, quanto mais línguas diferentes as Captions possuírem, maiores as chances de o conteúdo ser acessado em todos os cantos do mundo.

  1. Títulos

O título tem grande importância no SEO relacionado ao YouTube, pois é a partir da inserção de palavras-chave na busca que a maioria dos usuários acessa a base do site. Portanto, lembre-se do limite de 66 caracteres, respeite o máximo de cinco palavras e adote palavras-chave para otimizar o título. Vale comparar termos de busca semelhantes e certifique-se de que o título está suficientemente atrativo.

  1. Tags

Atribuir tags no conteúdo é referenciá-lo com palavras-chave que tenham a ver com o que está sendo divulgado. Para garantir que a produção apareça no setor de “vídeos relacionados”, use tags com pelo menos cinco palavras-chave. Com isso, cresce a chance de o vídeo atrair usuários que originalmente estavam ocupados com outros conteúdos.

  1. Descrição

Duas ou três frases resultam numa descrição de bom tamanho, mas quanto maior e mais variações tiver, torna-se mais fácil avaliar a produção. Há ainda quem use outras táticas, como inserir um link para o website no início da descrição, a fim de aproveitar a popularidade da plataforma para direcionar tráfego para outra página.

  1. Interação e incorporação

O marketing digital só tem a lucrar com as opções de interação oferecidas pelo YouTube. A começar pelo campo de comentários, um vasto território para interagir com potenciais leads. Há também links e botões de call to action que podem ser disponibilizados dentro de cada vídeo, direcionando para a landing page de qualquer website. Já o embed, ou a incorporação do vídeo em posts e redes sociais, é uma estratégia para alavancar os views, buscando viralizar na Internet.

  1. Vídeo Sitemap

“Embedar” vídeos é essencial para o blogging, pois além de complementar o texto. E assim como as URL’s de um site podem ser mapeadas para dar uma melhor dimensão da arquitetura de informação, os vídeos já publicados em suas páginas podem ser discriminados no Video Sitemap, um ficheiro em formato de texto que organiza o conteúdo de um site e ajuda o Google a rastreá-lo e ranqueá-lo.

  1. Qualidade do vídeo

Pouca gente sabe que os vídeos em HD (High Definition) têm mais chances de serem bem avaliados e assistidos do que os de padrão SD (Standard Definition). Mesmo assim, alguns usuários relutam em transferir vídeos em HD para o site, para não ocupar espaço no servidor. Porém, a capacidade de armazenamento de dados do YouTube é enorme.

Tags: , , ,

Categoria: Dicas

Sobre Célio Antunes: Célio Antunes é CEO e fundador da Impacta, grupo educacional com cursos livres voltados para as áreas de Gestão, Design, Tecnologia da Informação e Mercado Digital. Ver mais artigos deste autor.

  • Todos Fornecedores
  • Plataformas
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
  • Serviços
    • Escola Espelicializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
 
Moovin
EZ Commerce
Jet
Rakuten
Bling
Accesstage
Vtex
Mailbiz
Viewit
LojaMestre
Braspag
E-Goi
Neoassist
Tray
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e
Akna
Web Jump
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Enviou
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Trezo
Softvar
Qwintry
SoS Loja Virtual
 

Comente esta Matéria




Para incluir uma imagem ao lado do seu comentário, registre-se em Gravatar.