Gestor interino – Contratar alguém de fora para assumir o negócio? Entenda

Muitos empreendedores em algum momento de sua trajetória podem vir a perder o controle do seu negócio, seja no aspecto financeiro (um dos mais comuns), no processo da gestão de pessoas ou gestão do negócio de um modo geral.

Com os meus vinte anos de experiência no mundo empresarial, já estive na direção de negócios e hoje atuo como consultor empresarial. Essas duas atuações me deram um know-how para abordar o tema gestão interina com propriedade.

Quando o empresário está mergulhado no processo administrativo do negócio, não consegue, por mais que queira e até por mais que tenha expertise em vários setores do negócio, ter o controle sobre tudo. O que é possível ter é um panorama do andamento do negócio, mas quando os problemas começam a surgir, fica difícil identificar a raiz deles, o que realmente está afetando o negócio.

Quando o consultor assume como gestor interino do negócio consegue não apenas ter uma visão do todo da empresa, mas identificar com maior facilidade quais são as raízes dos problemas. Isso acontece devido à experiência do profissional, à sua trajetória tanto dentro de empresas assumindo cargos de gestão, como na consultoria empresarial lidando com negócios de diversos segmentos e porte.

Essa prática da gestão interina é uma realidade comum no exterior, mas aqui no Brasil tem ganhado cada vez mais espaço. Há aqueles que imaginam que esse é um modelo de contratação apenas para grandes empresas, mas estão equivocados, por isso pretendo esclarecer sobre o papel do gestor interino para pequena empresa e quais as vantagens desse modelo de gestão.

Gestor interino para pequena empresa – Recolocando o negócio nos trilhos

O negócio pode optar tanto pela contratação do profissional executivo como do consultor para assumir a gestão do negócio por um prazo determinado. Uma das principais vantagens de se optar por um consultor para essa função está na capacidade de diagnosticar os problemas do negócio de uma maneira imparcial.

Aqueles problemas e necessidades de melhorias que passam despercebidos pela diretoria ou gestão do negócio, são identificados com mais agilidade graças à experiência desse profissional, que já teve tanto a visão de dentro da empresa como de fora. O consultor experiente está ‘imune’ aos vícios do negócio.

Agora quando se fala na importância do gestor interino para pequena empresa, gosto de ressaltar que contratar esse profissional não se relaciona apenas com um momento do negócio em que as coisas saíram do controle e se encontram no mais profundo caos. O papel do gestor interino é também ajudar o gestor a conduzir o negócio da melhor maneira, no caminho do crescimento no mercado, antes de uma crise.

Muitas pessoas empreendem por necessidade, não é um desejo que surgiu há algum tempo, que levou à preparação, especializações. Muitos empreendedores estão na liderança do negócio sem se sentir devidamente preparados, sem saber exatamente o que fazer, por isso é recomendada a gestão interina, para dar essa segurança que esse empreendedor(a) precisa para levar o negócio adiante.

O que infelizmente acontece entre muitos empresários é que tentam levar o negócio até onde der, e se chega em um estágio que não se pode mais controlar, então uma consultoria empresarial é procurada. Gosto de alertar que não precisa e não deve ser assim. O consultor empresarial é como um parceiro e em caso de gestão interina, essa parceria consegue ser ainda mais eficaz.

Confira as principais vantagens da contratação do gestor interino para a pequena empresa, segundo Marcelo Viana, da T4 Consultoria:

Smarthint

Retorno sobre investimento

O gestor interino se utiliza de habilidades, experiência e competências para gerar um resultado efetivo. Esse modelo de contratação leva geralmente de seis meses a um ano, mas em pouco tempo o negócio já consegue vislumbrar os resultados.

Trabalho com início imediato

Quando o empreendedor já fez a sua pesquisa sobre a idoneidade da consultoria empresarial e dos profissionais que a compõe, o trabalho já pode começar. O empreendedor não vai precisar se desgastar com a seleção, contratação e treinamento. O consultor empresarial, por conta da sua ampla experiência, atua com mais rapidez e eficiência.

Comprometimento

O consultor que assume a gestão interina tem um histórico de atendimentos a outras empresas, ou seja, existe uma comprovação de resultados consequência de comprometimento com outros negócios que lhe confiaram o seu cargo de gestão.

Custo-benefício

O gestor interino presta um serviço como pessoa jurídica sem vínculo empregatício, sem encargos sociais, ou seja, esse modelo de contratação é mais econômico para o empreendedor.

Contratação de acordo com a necessidade

A empresa pode contratar o gestor interino de acordo com as necessidades que apresenta, essa é uma das principais vantagens. O modelo de contratação (tempo) varia de acordo com o aspecto da empresa a ser tratado.

Como se sabe o momento de contratar um gestor interino para pequena empresa

Há vários cenários que podem indicar a necessidade do gestor interino, dentre eles, destaco:

  • Negócio estagnado (sem lucros, sem crescimento);
  • Empreendedor perdido com a gestão, sem conseguir lidar com os processos dentro do negócio;
  • Problemas surgindo em cadeia: financeiro, gestão de pessoas, problemas no processo de produção/prestação de serviço, etc.;
  • Dívidas com bancos, fornecedores e impostos;
  • Perda de comando e liderança sobre a equipe;
  • Falta de planejamento e aplicação de estratégia adequada para empresa.
É essencial destacar que o profissional que assumirá a gestão interina da empresa precisa ter ampla experiência no mercado, com bom histórico junto às empresas com as quais já atuou. Vale muito pesquisar na internet e conhecer as referências desse consultor empresarial.
Avatar
Marcelo Viana - Diretor da T4 Consultoria, especialista em finanças empresariais. Possui experiência de mais de 20 anos em Controladoria e Administração Financeira, tendo atuado em cargos executivos em inúmeras empresas como: Carrefour, Grupo Itavema, Grupo Vigorito, etc. Graduado em Ciências Contábeis; Consultoria Gestão Empresarial-PUC; MBA Controladoria Estratégica pela Fundação Alvares Penteado - FECAP e MBA Gestão Econômica e Financeiras de Empresas-FGV.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.