Gmail aderiu ao DMARC: o que isso significa para você?

dmarc

Recentemente tivemos a notícia de que o Gmail aderiu ao DMARC. Na verdade, isto iria acontecer mais tarde ou mais cedo. Era apenas uma questão de tempo até o Gmail aderir ao DMARC. Mesmo o Yahoo e o AOL já tinham aderido. E o natural é que todos os servidores gratuitos de e-mails (ex: Hotmail) acabem aderindo ao DMARC. Eles têm de minimizar os ataques de spam e e-mails fraudulentos. Esta pode ser uma notícia negativa e ao mesmo tempo positiva para seus negócios, depende de como você a encara.

Vamos começar explicando o princípio, já que nem todo mundo é um especialista em DMARC.

Então, vamos lá:

1) Gmail pertence ao Google – isso, todos nós sabemos – logo, está num servidor Google;
2) E-goi está num servidor externo ao Google – o mesmo acontece com qualquer outro provedor – por isso, vamos chamá-lo de @provedor.com
3) Se o seu e-mail é @gmail.com, está num servidor Google

O que acontece quando envia e-mails a partir da sua conta no @provedor.com… e o seu e-mail (o remetente das suas campanhas de e-mail) é @gmail.com?

Seus e-mails são enviados através do servidor @provedor.com; Os servidores de e-mail (dos destinatários das suas campanhas de e-mail), ao receber os seus e-mails, vão verificar se foram enviados através do servidor Google (porque o seu e-mail é @gmail.com; e como @gmail.com é diferente de @provedor.com então, os servidores de e-mail (dos destinatários) rejeitam os seus e-mails – algo que já acontece a partir de junho deste ano.

Na prática, seus e-mails (caso o remetente seja @gmail.com) nunca irão chegar aos destinatários. São rejeitados. Mas o que pode ser feito para evitar que esses e-mails sejam rejeitados? A melhor coisa a fazer é ter um e-mail com o seu próprio domínio (um e-mail corporativo). Por exemplo: @omeudominio.com ou @omeudominio.com.br

“Não entendi! Então se tiver um e-mail @omeudominio.com garanto que os meus e-mails serão entregues? Como assim?”. Tem razão. Vamos explicar melhor. Na verdade, @omeudominio.com é diferente de @provedor.com, logo iria acontecer o mesmo problema. No entanto, ao autenticar o seu e-mail @omeudominio.com, e ao manter as boas práticas de E-mail Marketing, livra-se desse problema.

“Então… porque não posso continuar a usar o @gmail.com e autenticá-lo?!” Para autenticar o seu e-mail, é necessário alterar algumas configurações no servidor de e-mail. Como o servidor Google não é seu, ele não consegue configurar nada. Apenas consegue (alterar as configurações, necessárias para autenticar o seu e-mail) se tiver um e-mail @omeudominio.com. Isto porque está num servidor que é seu, ou seja, que consegue controlar e alterar as configurações.

Resumindo:

A partir de junho 2016, se o seu e-mail, na sua conta E-goi (ou qualquer outro provedor), é Gmail (e o mesmo já acontece com a maioria dos servidores gratuitos de e-mail (Yahoo, AOL)

Você precisa:

olist
Edrone
Performa.AI
Smarthint

1) Mudar para um e-mail corporativo (@omeudominio.com)
2) Autenticar o seu e-mail @omeudominio.com

Só assim, consegue garantir que as suas campanhas e-mail (E-goi, ou de qualquer outro provedor) cheguem aos destinatários!

Na verdade, esse é um daqueles casos em que se pode dizer (e agora, vamos aos pontos positivos) que “Há males que vêm para o bem”. Vamos ver o impacto entre manter o seu remetente com um e-mail @gmail.com e entre alterar para um e-mail corporativo (@omeudominio.com):

EMAIL GOOGLE

(@gmail.com)

EMAIL CORPORATIVO

(@omeudominio.com)

IMAGEM: AMADORA

negócio para ganhar um extra

IMAGEM: PROFISSIONAL

negócio sério

CONTROLE: MENOR

está dependente das regras dos servidores de emails gratuitos – tal como neste caso

CONTROLE: MAIOR

tem o controlo sobre o servidor @omeudominio.com

REPUTAÇÃO: MENOR

mais emails seus são marcados como spam

REPUTAÇÃO: MAIOR

menos emails seus são marcados como spam

CONFIANÇA: MENOR

41,79% (*) taxa de abertura

CONFIANÇA: MAIOR

55,51% (*) taxa de abertura

(*) Resultados dos e-mails enviados pelos clientes E-goi nos últimos meses: taxa de abertura cresceu 33%

Resumindo: ao mudar o seu remetente para um e-mail corporativo (@omeudominio.com), e praticar/manter as boas práticas de E-mail Marketing, você ganha em várias frentes.

Alessandro Zan
Alessandro Zan é consultor de marketing digital da E-goi Brasil (www.e-goi.com.br), ferramenta de automação de marketing.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.