Identific, da Serasa Experian, ferramenta que garante a segurança do e-commerce

Cinco passos para ter uma vida digital mais segura

A crise levou o Brasil a um dos maiores índices de desemprego de sua história. Com a intenção de buscar uma saída, muitos partiram para a abertura de novos negócios, o que resultou no surgimento de muitos Microempreendedores Individuais (MEIs), boa parte com atividade de venda de produtos por meio de lojas virtuais. A Serasa Experian fez um estudo especial para mostrar a evolução do nascimento de Microempreendedores Individuais (MEIs) desde 2015 e os resultados mostraram que a atividade cresceu 38% considerando o primeiro semestre de 2018 em comparação ao mesmo período de 2015. O levantamento mostra o surgimento de 1.033.017 de MEIs no acumulado de janeiro a junho deste ano, enquanto no mesmo período de 2015 foram 748.371. Na comparação com o primeiro semestre de 2017 (902.290), o registro de MEIs na primeira metade deste ano subiu 14,5%.

Ao mesmo tempo, várias lojas, já instaladas fisicamente, decidiram também atuar por meio da internet. De certo modo, esse universo compõe muito do se convencionou chamar de transformação digital. Antes de ingressar numa atividade nesse formato, contudo, é preciso ficar atento às questões de segurança. Uma loja virtual precisa transmitir ao seu público a confiança de que a exposição dos dados não corre risco de vazamento.

Vender pela internet, de fato, pode ser algo bastante cômodo e que exige menos investimentos que um ponto físico, mas tornar o e-commerce um negócio operacional, funcional e seguro exige muito de agilidade e inovação. É preciso lembrar que as pessoas hoje buscam ganhar tempo, comodidade, não querem pegar filas, buscar vagas em estacionamentos, enfrentar o trânsito. Querem, porém, ter a certeza de que podem ver imagens fidedignas do produto, que os prazos de entrega serão cumpridos, assim como os de eventual devolução. Querem também que seus dados de cadastro sejam incluídos da forma mais simples e que estejam seguros e livres do ataque de hackers. Muitas vezes esses dados são captados e os golpes em termos de compras se dão apenas no momento seguinte e, muitas vezes, até em lojas físicas.

No sentido de facilitar a vida das pessoas, em agosto a Serasa Experian lançou um produto que está mudando o funcionamento das lojas virtuais. Empresas de comércio eletrônico ou outros tipos de companhias que possuem sites com área logada passaram a contar com uma ferramenta de login seguro na internet para seus clientes. Chamado de Identific, o novo produto da Serasa Experian possibilita o login usando a identificação dos usuários (consumidores ou empresas) no ambiente digital por meio dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e, apenas digitando sua senha pessoal do certificado, que tem de 4 a 15 caracteres. E, o que é melhor, a ferramenta é totalmente gratuita.

Para as empresas, entre os benefícios, o acesso com login único por meio de certificado digital, reduz o custo de reset de senha e se amplia a segurança. A própria Serasa utiliza esse processo no relacionamento com seus fornecedores, a partir do uso de certificado digital. A certificação digital é uma tecnologia que permite a identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente eletrônico, regulamentada no País pela Infraestrutura de Chaves Pública Brasileira (ICP-Brasil). Por isso, dá mais segurança aos processos de login na internet, diferente de outros métodos que utilizam apenas login e senha, ou logins de redes sociais.

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O certificado digital é, hoje, a melhor opção para identificação segura no ambiente digital, por isso a Serasa Experian trouxe essa inovação para seu portfólio de produtos. Com o Identific, as empresas têm a certeza de que quem está se logando em seus sites já passou por um processo de identificação presencial no qual confere que o certificado foi emitido para o titular . Por isso, acreditamos, as lojas poderão até oferecer descontos àqueles que entrarem em suas lojas por meio do Identific, pois terão custos e riscos menores com cadastro.

Antes de partir para a abertura de uma loja virtual, primeiro é preciso entender a evolução cultural do consumidor e saber muito bem os seus direitos. Depois é preciso desenvolver uma boa plataforma, de fácil acesso, com um bom fluxo de compra. O passo seguinte, contratar um Certificado de Servidor SSL (SSL – Secure Socket Layer), que promove uma conexão segura utilizando a criptografia entre o servidor e os dados trafegados, o que evita o roubo de dados durante a transação. Ter um site seguro aumenta suas chances de um melhor posicionamento nas buscas pagas e orgânicas na internet.

Com sua loja virtual aberta e protegida, vem a hora de instalação do Identific, solução gratuita para o lojista. Tenha sempre em mente que o seu objetivo é tornar a identificação do usuário mais segura.

É importante saber que a segurança do certificado digital é garantida por conta da criptografia utilizada, que é a do tipo assimétrica. Em outras palavras, os certificados digitais emitidos na ICP-Brasil possuem duas chaves, uma pública e outra privada. Essa informação não é gravada nos certificados, restando apenas ao seu proprietário o conhecimento da mesma. Os usuários dos certificados digitais e-CPF, e-CNPJ e NF-e não pagam nada para utilizar o Identific.

Entre os principais benefícios para consumidores e lojistas do Identific estão:

  • Rapidez: O Identific substitui os processos tradicionais de login, em que o usuário precisa preencher todos os seus dados pessoais, pela inclusão da senha “pin” do certificado digital. Automaticamente, os dados são inseridos no cadastro.
  • Comodidade e praticidade: Uso de um mesmo login para todos os sites, com certificado digital, apenas utilizando a senha “pin”. Assim, não há necessidade de criar um login e senha diferente para cada site.
  • Segurança: Com este tipo de login, as empresas sabem que quem está acessando seu ambiente digital ou comprando em seu e-commerce já passou por um processo de identificação presencial confiável.
  • Fim do fake: Não existe um certificado digital com perfil fake, seja ele de consumidor ou empresa, como acontece nas redes sociais.
  • Sem chargeback: Com a utilização do Identific no e-commerce, as varejistas eliminam a necessidade de chargeback, que é o cancelamento feito pela administradora do cartão quando não há reconhecimento da compra pelo consumidor. Ao utilizar o serviço de login e se autenticar com o certificado digital, que tem validade jurídica, o usuário assume a responsabilidade.
  • Menos abandono de carrinho: Pesquisas mostram que uma das principais razões do abandono de carrinho são os formulários extensos de cadastro. Por conta da comodidade de não solicitar o preenchimento de dados cadastrais, o Identific agiliza todo o processo de compra e, assim, diminui a taxa de abandono de carrinhos no e-commerce.
  • Credibilidade: A Serasa Experian foi a Primeira Autoridade Certificadora (AC) homologada no país e tem vasta expertise no segmento de certificação digital, além de possuir 50 anos de mercado no Brasil. Um login com a marca Serasa dá mais credibilidade aos sites.
Maurício Balassiano é diretor de Certificação Digital da Serasa Experian.
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