Inbound Commerce: O marketing de atração voltado para loja virtual

Inbound Commerce nada mais é do que o Inbound Marketing aplicado no comércio eletrônico. O conceito é o mesmo: qualquer estratégia de marketing online com compartilhamento de conteúdo de qualidade, direcionado para um público-alvo, com a intenção de ganhar a atenção dos potenciais clientes e transformando-o em uma pessoa engajada que divulga espontaneamente a empresa. Continue lendo esse artigo para saber mais sobre como funciona essa estratégia e como aplicá-la em seu e-commerce.

Vantagens

É muito mais vantajoso apostar em conteúdos direcionados a um público alvo, que seja relevante, porque assim é possível abrir a porta da comunicação de forma saudável, se aproximando aos poucos, para ir construindo uma relação boa e que pode vir a resultar em vendas, do que se aproximar de forma grosseira, interrompendo o que ele está fazendo para mostrar alguma coisa que não o interessa.

Benefícios

Apostar em conteúdos relevantes para atrair público-alvo para a loja virtual tem seus méritos:

– Como tudo começa com pesquisa em sites de busca, é extremamente importante que o e-commerce, além de investir em produção de conteúdo online, esteja de acordo com os mecanismos de SEO e tenha estratégias de divulgação em redes sociais, para impulsionar as vendas através do compartilhamento das informações;

– Ao coloca as necessidades do público-alvo como prioridade, ajuda a alcançar um público maior e mais direcionado – aqui, a qualidade fala muito mais alto que a quantidade, porque não adianta atingir 100 pessoas se só 1 é compatível com seu público ideal;

– Faz a empresa se aproximar mais do cliente por dois motivos: o primeiro é por oferecer um conteúdo que serve diretamente para ele e, segundo, porque é divulgado em redes sociais, dessa forma, a empresa abre mão do contato burocrático e estimula a comunicação aberta, direta e horizontal;

– Ao tirar as dúvidas do consumidor, a empresa acaba criando uma relação de confiança e passa segurança. Esses sentimentos ajudam a gerar lead qualificado (e o melhor: investindo bem menos com ações de marketing voltadas a isso), reduz o tempo que uma pessoa leva para chegar na etapa de decisão/fechamento da compra e ainda aumenta a taxa de conversão de vendas.

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Estratégias

Como o Inbound Commerce se aplica a loja virtual? Para entender melhor, vamos simplificar o processo de compra como: o cliente identifica um produto que quer consumir, analisa as opções (pode ser de preço, frete, loja, etc.) e toma a decisão de compra. Essa estratégia atua nas duas primeiras fases atraindo e estabelecendo um relacionamento com o potencial cliente e também ajuda na decisão final (na hora de realizar a compra). E não para por aí: ele também é muito importante no processo de pós-venda, servindo para fidelizar e tornar os clientes propagadores da sua empresa.

Em cada etapa, você deve usar uma ação diferente, por exemplo:

– Atração: essa etapa funcionará como uma “isca”. Será o momento de mostrar ao usuário que ele precisa consumir aquele determinado produto. O primeiro passo é produzir conteúdo relevante para atrair as pessoas certas, pode ser através da descrição diferenciada e completa dos produtos mostrando como ele pode ser útil e usando o blog para disponibilizar conteúdos evergreen (aqueles assuntos que nunca envelhecem);

– Conversão em lead: depois disso, o consumidor vai querer mais informações sobre esse produto. É nessa hora que ele aceitará fornecer dados pessoais em troca de informações mais completas que o fará solucionar essa necessidade (visitantes que demonstram interesse em algum produto da empresa fornece espontaneamente informações pessoais);

– Decisão (fechamento): agora, o consumidor está pronto para se tornar um cliente, ou seja, a chance de ele realizar a compra é bem grande, portanto, forneça conteúdo mais direcionadas, de acordo com o perfil e o histórico de navegação dele (baseados nas informações captadas no estágio anterior), fazendo-o considerar a compra. Esse é o momento de “vender o peixe”, mostrando as vantagens de comprar com sua empresa;

– Encantar: essa etapa é tão importante quanto todas as outras – e o maior erro das empresas é não investir tanto no relacionamento pós-venda. A relação com o cliente definitivamente não acaba na fase anterior, muito pelo contrário, é importante focar no pós-venda para fidelizar e tornar o cliente um divulgador da empresa. É hora de conhecer eles mais profundamente e continuar enviando conteúdos certos focados no seu histórico de compra e de navegação.

Conclusão

Antigamente, o consumidor era passivo, ou seja, não tinha controle do que ele consumia, mas esse cenário mudou com a internet. Agora, ele pode escolher tudo: canais, conteúdo, formas de consumir etc. É justamente por isso que você precisa conquistá-lo com conteúdo o que ele mesmo deseja absorver.

Além disso, para atrair o público, a empresa precisa estar no lugar certo na hora certa. Não basta criar conteúdo interessante e não pesquisar onde está seu público-alvo e nem ter uma estratégia para divulgar o material. Isso precisa ser feito no momento mais oportuno e através dos canais certos.

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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