Inovação e criatividade: como as duas frentes são importantes para o sucesso do negócio

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Não adianta mais “apenas” ser muito bom no que você faz. É claro que é importante que sua empresa seja reconhecida no mercado pela qualidade dos produtos que ela oferece, e também não faz mal ter aquele produto ou serviço que só você faz, porém, essas características eram muito mais significativas há 20 anos atrás do que hoje. Atualmente, é preciso ser inovador e ter uma consciência de mercado mais forte do que nunca.

Com consumidores conectados na web o tempo todo, a informação viaja muito rápido, o que confere um ritmo muito mais dinâmico para tudo. Embora estar à frente da concorrência nem sempre seja uma tarefa fácil, é essencial estar a par das tendências para que você não seja deixado para trás.

Pode ser muito difícil deixar de lado preceitos e elementos tradicionais da sua marca ao seguir em busca de um posicionamento mais alinhado com a atualidade e com o que os consumidores esperam, mas esta atitude pode ser a diferença entre o sucesso e a falência.

Ao perceber que sua empresa não está tendo uma performance tão boa quanto o desejado, ou que as coisas que você oferece já não têm tanto efeito no público, um bom primeiro passo é ouvir quem já está ali pela sua empresa, os seus funcionários, por exemplo. São eles que estão na linha de frente da sua companhia e são quem interagem com seus potenciais consumidores, entendendo as necessidades e desejos deles. Eles têm toda a capacidade de apontar quais são os acertos e erros da sua empresa, às vezes conseguindo até dar ideias do que pode ser melhorado ou implementado.

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A partir daí, é ir se preparando para estar afinado com o que o mercado busca, sem medo de investir na inovação, tendo o cuidado de se destacar dos concorrentes e manter a sua identidade de marca ao longo desse processo.

Ser inovador não é apenas adicionar produtos e serviços novos na sua empresa, é entender em quais aspectos realmente é necessária uma mudança, e como casar todos os elementos, novos e antigos, de uma forma que o público se identifique e veja valor na sua marca.

Você quer atingir um público mais requintado? Talvez seja a deixa para criar produtos Premium na sua marca. Quer bater de frente com a concorrência? Uma boa ideia pode ser equivaler a sua oferta com a deles, adicionando produtos que façam frente aos oferecidos por terceiros.

Mudar a forma de atendimento, implementando novas atitudes para os funcionários, ou mesmo fazer mudanças visuais na sua empresa podem parecer ações pontuais e pequenas, mas podem produzir um impacto significativo para o público. Também não precisa ter medo de inovar e inserir produtos específicos para nichos de público, uma vez que dar ao cliente o que ele quer, é importante para fidelizá-lo, mesmo que o produto não converse de uma maneira geral com todos os mercados que você atenda.

Tudo sempre vai depender do segmento que você atua e o quão disposto você está a questionar as certezas do seu negócio. Com determinação e método, é possível revolucionar a sua posição no mercado, sempre para melhor.

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Fabiana Suiti é Diretora de Culinária e Inovação na Subway Brasil.
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