Introdução ao Inbound Marketing para E-commerce

Ao criar uma loja virtual é necessário que você tenha em mente todas etapas a se seguir em direção ao sucesso. Planejar seu e-commerce com cuidado e atenção é extremamente necessário e, dentro disso, conhecer suas necessidades e os recursos disponíveis.

A elaboração de estratégias para que consiga manter seu e-commerce produzindo é fundamental, e isso envolve conhecer seu público alvo, seu mercado, seus concorrentes e principalmente a criação de estratégias de marketing, para além de divulgar sua loja, fazer com que seu consumidor vá até ela e efetue a compra.

As estratégias de marketing são talvez as que você mais precisará se dedicar, existem inúmeras formas de divulgar sua marca e torná-la conhecida, mas apenas isso não é suficiente para conseguir transformar sua e-commerce numa campeã de vendas. É preciso conhecer as necessidades dos seus clientes e o que eles julgam necessário para efetuar uma compra. E foi pensamento exatamente nisso, que separamos para você hoje, uma estratégia de marketing que te permitirá conhecer todo o processo de compra no qual seu cliente está envolvido e como usar isso a seu favor.

Você já ouviu falar em Inbound marketing ou Inbound Commerce? Se sua resposta for sim, ou se até mesmo sua resposta for não, você está no lugar certo.

Neste post vamos conversamos sobre como funcionam as estratégias de Inbound marketing e como aplicá-las no comércio online.

O que é Inbound marketing?

Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de conteúdo que te ajudam a analisar o relacionamento e acompanhar as ações dos seus consumidores durante a jornada de compra, e Inbound Commerce é a caracterização do termo para sua utilização no mercado virtual.

Essa ferramenta existe para te ajudar a trabalhar com todos os visitantes e Leads (potenciais consumidores que se interessam pela sua marca) que não realizaram a compra por determinado motivo (custo do frete, tempo para entrega, disponibilidade de cor e etc).

Se você quer saber como lidar com esses clientes, como identificar as oportunidades de venda e fideliza-los, continue a leitura, explicaremos hoje como funciona a jornada de compra de um consumidor, e como aplicar essas estratégias na sua loja virtual.

Jornada de compra

Após criar uma loja virtual é importante que você saiba como funciona a jornada de compra de um consumidor, mas nem sempre essa é uma tarefa fácil, por isso vamos exemplificar e facilitar seu entendimento.

Pense como um consumidor: o seu celular está com problemas na memória interna e você precisa ir atrás de meios que te ajudem a solucionar esse problema, a melhor forma que você encontra é: pesquisar no google (perceba que você não está atrás de um telefone novo neste primeiro momento, você está apenas tentando encontrar uma solução para o seu problema).

Daí você encontrou um post que te dá as informações que você precisa, entretanto dentro deste mesmo blog você encontra outra publicação que te mostra configurações que seu aparelho precisa possuir para conseguir ter uma boa memória, e assim você reconhece que tem um problema nas mãos (agora, você está na etapa de reconhecer/identificar um problema).

Com isso, você começa a pensar nas possibilidades de se comprar um telefone celular novo e inicia pesquisas atrás dos os melhores aparelhos, qual marca tem o melhor desempenho, quais te oferecem mais memória num melhor custo beneficio, considerando que essa seja a melhor solução para o seu problema. Pensando assim, você passa para a decisão de compra, onde o desconto, o preço do frete, o tempo de entrega e até mesmo as formas de pagamento disponíveis influenciam na sua decisão de escolher onde comprar.

Conseguiu enxergar como funciona o processo? É necessário que os consumidores tenham acessos a conteúdos que os façam identificar suas necessidades durante o momento em que estão aprendendo, identificando o problema e considerando quais as melhores soluções e não focar apenas na etapa final de compra. A grande maioria dos consumidores não estão prontos ou dispostos a realizar uma compra.

Funil de vendas para o e-commerce

A próxima etapa agora que já conseguimos entender a jornada de compra traçada pelo consumidor é organizar técnicas para acompanha-los durante o processo.

Performa.AI

Separamos 4 dicas que serão altamente eficientes para te ajudar: Atrair, relacionar, converter e o pós-venda.

  1. Atrair

Depois que você criar uma loja virtual você precisa atrair clientes até você. Nas técnicas de Inbound Marketing, costumamos dizer que mais importante do que gastar energia procurando clientes que poderiam se interessar pelo seu negócio, é gastar energia produzindo conteúdos que mereçam uma atenção verdadeira, e dessa forma as pessoas se sentiram atraídos voluntariamente pela sua loja virtual.

Bom, a duvida que deve ter surgido agora é: como fazer?

– Blogs: os blogs são ferramentas de marketing de conteúdo altamente competentes. Eles permitem que você crie relacionamento e identificação com o seu público, te possibilitando entender como a sua persona poderá ser melhor atingida durante os estágios de compra.

– Redes sociais: As redes sociais te permitem utilizar uma customização adequada para o seu público reforçando assim a sua interação. É uma forma mais natural de abordagem, te dando a chance de reforçar a divulgação das informações que você já compartilha no blog.

– Links patrocinados: Apesar de ser uma alternativa de marketing paga, se for aplicada no momento certo pode gerar grandes resultado. Uma boa maneira de anunciar na internet é utilizando a estratégia que chamamos de Search, os anúncios nas páginas de pesquisa que se baseia em comprar as palavras-chaves corretas. O conteúdo do seu blog deve sempre estar de acordo com as palavras buscadas e os links alinhados com destinos ao seu site ou landing page.

  1. Relacionar

Conhecer a etapa que seu potencial cliente se encontra é muito importante. Como dissemos anteriormente, o Inbound de marketing te ajuda a criar estratégias que o acompanhe durante toda a jornada de compra.

Nem todas as pessoas consideradas clientes potenciais estão dispostas a colocar o produto no carrinho e a realizar a compra.  Por isso, é importante que você saiba como identificar a etapa da jornada em que ele se encontra e existem algumas estratégias que podem te ajudar como:

– E-mail Marketing: Enviar e-mails para o seu público alvo te possibilita estreitar um relacionamento baseado nas características de cada consumidor, conhecer suas necessidades e o quão estão ou não satisfeitos com o atendimento/serviço da sua loja, além de te ajudar a criar estratégias que evitem o abandono de carrinhos. É possível também que você use essa estratégia para apresentar mais profundamente sua marca na etapa de pós compra e suas redes sociais, blog e etc,

– Newsletter: Também conhecida como Boletim Informativo, é o envio de conteúdo personalizado, com regularidade, e altamente atrativo. Te ajudando a atrair voluntariamente os clientes até sua página, blog e loja virtual.

Entre outras…

  1. Converter

Como transformar potenciais consumidores em clientes? Essa é uma dúvida frequente ao se criar uma loja virtual. As estratégias de Inbound marketing são essenciais nesta etapa para se criar mensagens que encantem o consumidor.

Os conteúdos podem ser segmentados de acordo com o interesse do consumidor e com as páginas que ele visitou, busque oferecer a ele produtos relacionados a sua ultima pesquisa, destinando ofertas e conteúdos “personalizados” que podem influencia-lo na hora de decisão de compra.

Existem inúmeras oportunidades que podem te ajudar durante esse processo, como manter o atendimento online por chat na sua loja, ou até mesmo um telefone fixo. A otimização da página, com ferramentas criadas especificamente para “convencer” o cliente também geram resultados absurdamente positivos.

  1. Pós-venda

Após o Lead virar seu cliente, é a hora de você “segura-lo”. Como? Focando dessa vez na fidelização, e de novo voltamos as estratégias de E-mail Marketing, onde você oferece para o seu cliente conteúdos relacionados a compra que ele realizou, produtos semelhantes, descontos especiais e até mesmo frete grátis.

Uma ótima maneira de demonstrar ao seu cliente que você se preocupa com o seu bem-estar e com as suas necessidades é enviando a ele, por exemplo, manuais sobre o produto que ele adquiriu e dicas de como conservá-lo. Ofereça a ele suporte durante o passo a passo no primeiro momento, isso fará com que ele lembre da sua marca na hora que necessitar fazer a aquisição de outro produto/serviço.

A ultima dica é: tenha em mente que o processo não segue obrigatoriamente um padrão de cronológico, o Inbound marketing é um processo baseado na identificação de oportunidades, por isso é importante que você conheça o seu cliente e principalmente o momento ideal no qual ele se encontra.

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Fabiano Luiz é CEO Storebits.
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