Marketing de conteúdo: como desenvolver essa estratégia

Já imaginou ser reconhecido como autoridade no seu segmento e, por conta disso, alavancar o crescimento e as vendas da sua empresa? Com uma estratégia de Marketing de Conteúdo isso é possível.

Primeiramente, é importante ressaltar que o Marketing de Conteúdo é importante independente do segmento da sua empresa. Todos os nichos, independente de sua atuação, possuem grande possibilidade de conquistar leads qualificados por meio do engajamento em redes sociais.

O Marketing de Conteúdo possibilita exatamente isso: interação e engajamento com os usuários, com objetivo de captação de leads e geração de conteúdo mais relevante para o público certo. Uma empresa que se posiciona como autoridade em seu segmento dificilmente sai da mente de seus consumidores.

A estratégia, que está crescendo exponencialmente nos últimos anos, tem como base o Inbound Marketing, que possui como objetivo se aproximar do público-alvo através de informações e conteúdo relevante.

Mas não se engane: apesar do Marketing de Conteúdo ser uma estratégia aparentemente simples, precisa ser bem planejada e executada para que seja eficiente. O grande segredo desse tipo de campanha é saber com quem você está falando, e em qual momento essa pessoa se encontra.

Quer saber mais? Dê só uma olhadinha nas dicas que separamos para sua empresa elaborar uma estratégia de Marketing de Conteúdo verdadeiramente eficiente.

Faça conteúdos específicos e de qualidade

Você sabia que o conteúdo que sua empresa irá produzir não pode ser majoritariamente institucional? Exatamente.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo principal oferecer, ao público, conteúdos de interesse. À priori, este público não quer saber sobre sua empresa, nem sobre os serviços que você vende. Por isso, 80% do conteúdo produzido deve abordar dicas artigos e notícias do segmento.

Se, por exemplo, sua empresa vende itens de decoração para casa, dê dicas de como decorar uma sala de estar, ou aborde as melhores cores para colocar em cada cômodo da casa. Dessa maneira, você vai atrair pessoas interessadas em reforma e decoração de ambiente.

Mas atenção: tome cuidado com o conteúdo postado, afinal, ele deve estar de acordo com os interesses do seu público-alvo. Se isso não acontecer, sua loja virtual pode atrair muitas visitas e nenhuma conversão.

Saiba com que você está falando

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Uma dica está diretamente interligada à outra. Se você não sabe com quem está falando, como conseguirá produzir um conteúdo específico e de qualidade, não é mesmo?

Por isso, aconselhamos que sua empresa trace as características do seu público-alvo e também da sua persona.

Após saber quem é seu público, e com quem você deve falar, é hora de traçar o planejamento estratégico da sua campanha.

Planeje!

Um bom planejamento estratégico tem como base um objetivo bem definido. Qual o objetivo do seu negócio?

Algumas empresas desejam conquistar mais engajamento de seus usuários. Já outras querem fidelizar clientes, ou aumentar o ticket médio. Todo seu planejamento girará em torno de seu objetivo.

Após esse levantamento, é necessário saber quais são as métricas que vão medir o desenvolvimento dessa campanha, como número de visitas, engajamento em redes sociais ou até mesmo faturamento.

Comece a postar

Agora é só colocar a mão na massa. Pense nos temas que você vai abordar e, em seguida, elabore um calendário, distribuindo cada tema para um dia da semana.

Lembre-se de que qualidade não é sinônimo de quantidade. Então, um conteúdo bem escrito vale mais do que diversos textos que são escritos sem cumprir um propósito definido.

O blog da sua empresa vai ser o centro da estratégia. Mostre-se relevante e deixe que os usuários vejam a sua empresa como especialista.

Sucesso e boas vendas!

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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