Marketing para e-commerce: Pare de brigar por preço e aumente suas vendas

Nos dias de hoje, centenas de empresários de lojas virtuais sacrificam a lucratividade do seu negócio através de anúncios impensados em marketplaces populares, vendendo seus produtos com baixo porcentual de lucro.

Estamos na era da informação e a gama de mídias de divulgação se multiplicou de forma desproporcional, cada vez mais empresas entram na briga por preços e acabam por desvalorizar seus produtos através do baixo preço de comercialização.

Neste cenário surge o Inbound Marketing para e-commerce, para empreendedores que desejam atrair o interesse do público sem entrar na guerra de preços baixos.

Basicamente o Inbound Marketing, que é popularmente conhecido como ‘marketing de atração’, é um conjunto de estratégias de marketing desenvolvidas para despertar o interesse do público.

Além de ter um custo relativamente mais baixo se comparado a outras técnicas e mídias de divulgação, as estratégias do inbound marketing atraem clientes fiéis e qualificados para a sua loja.

Como funciona o inbound para e-commerce?

O Inbound Commerce é a aplicação das estratégias do Inbound Marketing em lojas virtuais e comércios eletrônicos. O objetivo é criar um relacionamento com o cliente em potencial, conquistar a sua confiança e depois efetuar a venda.

Esse modelo de estratégia de marketing faz com que o cliente crie uma espécie de conexão com o seu negócio. Nos dias de hoje o Inbound Commerce é responsável pela maior parte das vendas na internet, sendo uma das melhores opções para empreendedores que desejam alavancar seu negócio.

Vantagens do inbound marketing para vendas online

O Inbound veio para corrigir algumas deficiências do marketing tradicional, ajudando empresas a consolidar a sua marca através da criação de conteúdo relevante para o cliente em potencial.

Uma das maiores vantagens dessa modalidade de marketing digital é o foco no público correto. Ou seja, o Inbound para e-commerce é desenvolvido para um determinado público-alvo, diferente do marketing tradicional que era focado na grande massa.

Quando você direciona o seu negócio para o público que se interessa pelo seu produto, a venda é apenas uma consequência. Tendo em vista que a venda foi subliminarmente inserida no desenvolvimento do conteúdo.

Quando você cria um conteúdo focado no público certo, se torna mais fácil usar de técnicas de vendas persuasivas, estabelecendo assim uma conexão de qualidade e fidelidade com o cliente.

Dicas para adotar a metodologia inbound em seu e-commerce 

Para você empreendedor digital que deseja alavancar os seus ganhos através do inbound marketing para e-commerce, confira algumas dicas para implementar o Inbound ao seu negócio.

Crie conteúdo de qualidade

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A criação de conteúdo de qualidade e original é um dos principais pontos dessa modalidade de marketing digital. De forma bem simples, o cliente precisa encontrar facilmente a informação que ele procura no seu site.

Por isso esta etapa do inbound é tão importante, pois esse é o primeiro contato do público-alvo com o seu negócio.

Promova os conteúdos e não o produto

Como mencionado anteriormente, você deve focar no desenvolvimento de conteúdo de qualidade para atrair o público certo à sua loja.

Vejamos um exemplo:

Se você tem uma loja virtual de roupas femininas, invista em conteúdo voltado para as tendências da moda e dicas para se vestir bem.

Compreendeu a sacada?

Quando você tem um vestido longo lindo para vender e criar um conteúdo dizendo que aquele modelo estará em alta no verão… A venda está feita!

Invista em SEO

O SEO é um conjunto de técnicas de ranqueamento do Google para buscas orgânicas. Essas técnicas são de suma importância para que o seu conteúdo consiga um bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Algumas das técnicas de SEO mais importantes na hora de desenvolver seu conteúdo é focar em frases pequenas e diretas, com um bom uso das palavras-chaves. Além de usar subtítulos e conteúdo relevante para o leitor.

Monte a sua lista de e-mails

As listas de e-mails são excelentes opções na hora de aprofundar os laços com o público-alvo. Você ainda pode incluir promoções e conteúdos exclusivos para clientes que cadastrem seu e-mail na lista vip do seu negócio.

Ter uma lista de emails em sua loja virtual é a maneira mais simples de fazer vendas recorrentes e ter previsibilidade de caixa. Pois, com um bom relacionamento e conteúdo de valor, a sua base de emails comprará frequentemente em sua loja.

Mas é claro que para isso acontecer você precisa investir em formas de capturar emails, como criar um ebook, e também trabalhar bem o seu funil de vendas. De resto, a lista pertence a você e por causa disso poderá ficar inteiramente no controle.

Gostou dessas dicas sobre como usar o inbound marketing em e-commerce? Compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a espalhar esse conhecimento.

César Ribeiro
César Ribeiro é consultor de marketing para pequenas empresas e profissionais liberais. Diretor do RedatorOnline.net, uma consultoria de marketing de conteúdo e inbound especializada em produzir conteúdos para e-commerces.
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