Nem meio cheio, nem meio vazio: um copo com água

É impressionante como o movimento de profissionais dentro do marketing se perdeu nos últimos anos em termos populares que se tornaram modinha, como o branding, growth hacking, buzz marketing, marketing viral, digital influencers e tantas outras práticas.

O marketing tem esse poder de conquistar até mesmo as pessoas que o idealizam a partir de ações que nem sempre são positivas para as empresas e que poucas vezes trarão resultados se não forem executadas já pensando nos objetivos que precisam atingir. Quando olhamos para cada uma delas sozinhas, sem encaixar em uma narrativa estratégica que faça sentido, de nada adianta.

O marketing é analítico

É até redundante falar de marketing analytics, já que todo marketing precisa ser analítico para ser marketing. O marketing analytics comprime os processos e tecnologias que permitem aos profissionais aplicar ações para avaliar o sucesso de cada uma delas. Isso é possível a partir de métricas que definem a performance em cada canal.

Nesse sentido, mais termos famosos do marketing entram, dessa vez como forma de compreender o processo e melhorar resultados. Entre elas estão o ROI, CAC, taxa de conversão, LTV, atribuições, PPC e outras. São esses e outros números que contam o que está realmente funcionando.

O que dá para fazer com um marketing analítico

Performa.AI
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Analisar as ações de forma metódica é o melhor jeito de se dar bem no marketing. Com o marketing analytics é possível responder perguntas como:

Como a performance de nossas iniciativas de marketing está hoje? E a longo prazo? O que podemos fazer para aperfeiçoá-las? Otimizar para ter melhor ROI?

Como nossas atividades de marketing estão comparadas à concorrência? Onde eles estão gastando seu tempo e dinheiro? Existe algum canal que eles estão usando e nós não?

Qual o próximo passo? Nossos recursos de marketing estão alocados da melhor maneira? Estamos dedicando tempo e dinheiro para os canais certos? Como os investimentos devem ser priorizados para as ações seguintes?

Essas são só algumas das questões que a análise de dados nos responde. Muitas outras podem ser feitas ao longo do tempo, comparando resultados anteriores, visualizando a interação dos clientes, ficando atento às mudanças do mercado.

Não dá para ser otimista ou pessimista dentro do marketing, não dá para confiar na intuição ou no que parece certo. Não existe nem copo meio vazio, nem meio cheio: o que existe é um copo com água.

Adriano Meirinho
Adriano Meirinho é CMO do Celcoin, aplicativo que transforma os smartphones de micro e pequenos empreendedores em "maquineta" de pagamentos de boletos e recargas de créditos. Com mais de duas décadas de experiência em marketing online e negócios para a internet, o empreendedor possui MBA da FIA em Administração de Negócios do Varejo, bacharelado em Administração de Negócios pelo Instituto Belas Artes e certificação como Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL). Pioneiro na prática de medir performances em mídia online no Brasil, desenvolveu diversas metodologias voltadas à performance online que mudaram a forma como o marketing online é feito no país. Antes de entrar na co-fundação do Celcoin, trabalhou por 14 anos na Catho Online, como CMO e Diretor B2C. Durante o tempo na Catho, encaminhou a empresa para recordes de sucesso gerindo diretamente 350 funcionários. Ainda como experiência profissional, foi responsável por diversos departamentos na Oppa Design, uma empresa de móveis de design, onde trabalhou como Diretor de Marketing e também foi CTO, acumulando ambas as funções.
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