O comportamento do consumidor online brasileiro em 2018

É muito importante analisar o comportamento do consumidor online para compreender o cenário atual de como devemos direcionar nossas campanhas de marketing para atrair cada vez mais clientes. Sendo assim, trouxemos quatro fatos interessantes sobre esse comportamento durante o ano de 2018, com base nos resultados do relatório “O Comportamento do Consumidor Online em 2018”, feito pela Social Miner (plataforma de comportamento), onde a empresa analisou o perfil de consumo de mais de 25 milhões de pessoas cadastradas em sua base:

1. Venda por mobile

O motivo das vendas online aumentarem cada dia mais deve-se principalmente a facilidade de poder visitar uma loja sem se locomover até o espaço físico e buscar informações de forma mais ágil – basta alguns cliques e é possível adquirir produtos e serviços de onde estiver e quando quiser.

Unido a isso, temos consumidores cada vez mais adeptos aos smartphones, formando o cenário perfeito para a popularização dos e-commerces e, principalmente, de uma modalidade específica chamada m-commerce (abreviação para mobile commerce) que se refere as vendas online realizadas por meio de smartphones e tablets.

Os dados do relatório apontam que 24% das vendas virtuais foram realizadas através de dispositivos móveis em 2018 – isso é quase um quarto das vendas totais! Lembrando que a projeção é que o mobile supere o desktop em breve.

2. Formas de Pagamento

O cartão de crédito foi o meio de pagamento mais utilizado em 2018, sendo responsável por 89,88% dos pedidos e garantindo 80,22% da receita total anual. O boleto ficou em segundo lugar, representando 8,57% do total de pedidos e 19,45% da receita total.

Para explicar melhor esse ponto, daremos um exemplo usando os números projetados pelo E-bit para 2018: faturamento de R$53,4 bilhões e 119,7 milhões de pedidos. Seguindo as porcentagens mencionas acima, o cartão de crédito seria responsável por R$ 42,84 bilhões do faturamento e 107,6 milhões de pedidos – dividindo o primeiro pelo segundo temos R$ 398,14 de ticket médio. Já o boleto bancário representa R$ 10,38 bilhões do faturamento e 10,26 milhões de pedidos – e o ticket médio seria de R$1.011,69.

Ou seja, isso nos mostra que, apesar do cartão de crédito ser protagonista, as compras que foram feitas com essa forma de pagamento não tiveram os maiores valores de ticket médio – ao contrário do boleto, que tiveram destaque mesmo não oferecendo opção para parcelar.

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Falando em parcelamento, podemos observar que a grande maioria dos pedidos foram pagos à vista (91,20%). Seguindo a ordem decrescente, em segundo lugar ficaram as compras parceladas em 12 vezes (3,81%) e, em terceiro lugar, as compras parceladas em 6 vezes (2,68%).

3. Importância do Black Friday

Novembro foi o mês com maior volume de vendas (19,10%) – a quesito de comparação, no ranking de variação de volume de vendas, dezembro ficou em segundo lugar com 9,26% e, em seguida, vem março com 8,94%. Ou seja, apesar do Natal ser uma das melhores datas para o comércio, algumas pessoas anteciparam as compras para evitar atrasos na entrega e ainda aproveitaram a Black Friday para garantir melhores preços.

Outro ponto que devemos mencionar é: os acessos aos e-commerces começaram a aumentar de maneira expressiva nas semanas que antecedem a Black Friday (especialmente a partir do dia 05 de novembro) e foram até a Cyber Monday (evento que ocorre na segunda-feira posterior à Black Friday).

Para justificar esse crescimento, usaremos os dados de outro relatório da Social Miner, chamado “Pesquisa de Boca de Urna – Black Friday!”. Dentre os consumidores entrevistados, 30,1% afirmou que acompanham as promoções na última hora – podendo ser uma semana antes (16,1%), na véspera (5,4%) ou no dia (8,6%). Ou seja, 69,9% das pessoas estavam de olho nos produtos desde muito antes!

4. Dia do Cliente (15 de setembro)

Apesar de não ser um dia tão popular ainda, é importante ficar de olho nele! Segundo a pesquisa, 36,2% dos entrevistados declararam que pretendiam realizar uma compra nessa data e outros 45,2% se mostraram indecisos (veja bem, isso não é um “não”, é um “talvez”, por que não tentar conquistá-los?).

Ou seja, temos um grupo expressivo (81,4%) de potenciais clientes que estão interessados nessa data sazonal. Fica o recado para aproveitar o Dia do Cliente para homenagear e estreitar as relações com os consumidores, apostando em descontos, promoções ou brindes como forma de agradar os clientes fiéis.

Conclusão e dicas

Os dados nos mostram que o mercado está aquecendo e não dá nenhum sinal de que vai esfriar, muito pelo contrário, a tendência é crescer cada dia mais. É por isso que você precisa se preparar e investir em uma plataforma de e-commerce completa, profissional e com recursos que te ajudam a vender mais!

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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