O e-commerce em 2019 vai ser “UP”

Trazemos boas notícias: segundo os dados do Ebit, o e-commerce cresceu 12% e faturou R$53,2 bilhões em 2018! Foram 123 milhões de pedidos realizados virtualmente, o que representou um aumento de 10% em relação ao ano anterior. O ticket médio também aumentou e chegou em R$434,00. Além desses dados bastante positivos, ainda tivemos cerca de 10 milhões de novos consumidores.

Para 2019, espera-se que o mercado virtual expanda 15%, faturando R$61,2 bilhões, e o número de pedidos aumente 12%, chegando em 137 milhões. A projeção para o ticket médio é de R$447,00, aumento de 3% comparado ao ano anterior.

Os dados são bastante animadores para quem trabalha com e-commerce, mas a sua loja virtual está preparada para receber esses usuários? Aposte nessas dicas para ter sucesso em 2019:

Plataforma de e-commerce escalável

Independentemente do tamanho da sua empresa, nós temos a certeza de que uma de suas metas é crescer cada vez mais, certo?! Ou seja, ter uma plataforma de e-commerce escalável é ter a certeza de que você pode ampliar a capacidade da sua loja virtual sem que o sistema perca qualidade. Sendo assim, quando for montar a sua loja virtual, você deve ficar atento aos recursos tecnológicos que são oferecidos e se te atende em todos os tamanhos da sua empresa.

Planejamento e gestão

Para aumenta a sua competitividade e alcança um bom posicionamento no mercado, você deve aplicar estratégias bem-sucedidas em seu e-commerce. E sabe como fazer isso? Colocando em prática as iniciativas táticas e operacionais planejadas e acompanhando o desempenho delas em seu e-commerce – é extremamente necessário mensurar os resultados para ver o que está dando certo e o que precisa ser mudado, só assim você terá estratégias bem-sucedidas.

Portanto, todas as empresas devem investir em planejamento e gestão, seja na compra de produtos, na formação de preços de venda, no estoque, na logística, nas campanhas de marketing ou qualquer outra área. Absolutamente tudo deve ser analisado de perto para obter os melhores resultados.

Omnichannel

Performa.AI
Smarthint

O Omnichannel é a integração de todos os canais que uma empresa possui, tanto online como offline, fazendo com que o consumidor não sinta diferença ao entrar em contato com esses dois mundos. Essa tendência surgiu para conseguir suprir a característica imediatista dos novos consumidores durante a jornada de compra. Ou seja, a estratégia é considerada o futuro (bastante próximo) do varejo!

Apesar da grande maioria dos lojistas saberem disso, ainda assim muitas empresas não oferecem essa experiência de maneira satisfatória, com atendimento integrado, individualizado e pessoal. Se você quer se destacar no mercado, vale muito a pena apostar nisso.

Qualidade do atendimento ao consumidor

Em um mundo onde tudo é virtual, possuir algum contato humano ajuda a minimizar a frieza da jornada de compra do potencial cliente, mas não basta só ter um atendimento, ele precisa ter qualidade. E o resultado é: uma pessoa bem atendida quer espalhar isso pelos quatro cantos, tornando-se uma ótima fonte de marketing boca-a-boca, e também se fideliza à empresa.

Portanto, invista em sua equipe: os funcionários devem estar muito bem preparada para atender os clientes da melhor forma possível, buscando sempre ser solicito, educado, prestativo e descontraído. Simplifique o contato com seu cliente, deixando-o menos burocrático, e responda em um curto prazo para não deixar o cliente esquecer da compra. Por fim, esteja disponível nos mais diversos canais de comunicação para que ele entre em contato com você através do meio de comunicação que mais o agradar.

Marketing

A primeira coisa que você precisa ter em mente é: o marketing nasce junto com a loja virtual! Será através das estratégias de marketing que você vai fazer com que seu e-commerce seja descoberto pelo público. Para isso acontecer, é preciso se apoiar nele para descobrir quem é seu público-alvo, aonde eles estão, quais são as necessidades dele, como é o mercado que você quer fazer parte, qual é sua concorrência, etc. para conseguir produzir os conteúdos de qualidade para atrair e reter clientes.

Conclusão

Os dados mostram que o ano de 2019 será bastante promissor para o mercado eletrônico: as vendas estão aumentando de forma bastante animadora. As empresas que colherão os bons frutos disso serão aquelas que investirem melhor em sua loja e em seu segmento.

Lembre-se de agir sempre com profissionalismo, manter sua equipe motivada e certifique-se que sua plataforma possui as melhores e mais tecnológicas ferramentas para auxiliar a jornada de compra do cliente. Assim, você sai na frente de seus concorrentes e se destaca, garantindo o seu lugar ao Sol!

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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