O mercado está preparado para ter compradores virtuais?

O mercado internacional e também o brasileiro está passando por uma grande transformação digital em todos os setores da economia. Para acompanhar este cenário, é de extrema importância que as empresas adotem as tecnologias disponíveis, como a inteligência artificial para automatização de processos. Essas inovações afetam empresas de todos os portes mas, principalmente as grandes empresas, precisam pensar muito em sua área de compras e na automação de seus processos. Sim, isso não é somente uma possibilidade, é uma realidade. Mais agilidade, falhas menos recorrentes, redução de gastos e, consequentemente, maior lucro são algumas das vantagens de automatizar processos de compra com o uso de inteligência artificial.

Uma plataforma de SRM (Supplier Relationship Management) pode, por exemplo, ser configurada com parâmetros de inteligência programada para decidir quando, por qual valor e de quem comprar sem acionar requisitantes, aprovadores e compradores? Se sim, qual será o papel e o perfil do analista de compras na operação de plataformas com comprador virtual? Como pode ser parametrizada a apuração dos preços líquidos de impostos e com condições comerciais equalizadas financeiramente para automação de mapas comparativos com elevado grau de assertividade nas decisões de compra? Qual impacto pode trazer a virtualização e a configuração de inteligência programada para os modelos tradicionais da área de suprimentos e para serviços de BPO, associados à terceirização de atividades do ciclo de suprimentos?

Essas e outras perguntas são muito frequentes no segmento de compras, tanto público quanto privado. Muitas empresas ainda não se deram conta da importância e não se movimentaram para adotar portais de compras eletrônicas, com ganhos relevantes nas negociações, governança, rastreabilidade e produtividade em processos de procurement e sourcing. Porém, o mundo dos negócios e dos processos interconectados está ativo na busca por empresas mais competitivas, com processos automatizados e sem o intermédio de pessoas em determinadas atividades, para obterem maior velocidade e controle de seus negócios por meio de monitoramento inteligente e de virtualização de processos a serem atendidos de forma preditiva, preventiva ou reativa a eventos previamente configurados.

A transformação virtual de processos conectados a outras tecnologias da indústria 4.0 pode ser vista, por exemplo, na possibilidade de integrar um software de manutenção de uma máquina específica de uma indústria à plataforma de SRM utilizada pela empresa. Dessa forma, o software pode ser programado para detectar quando determinado componente da máquina estiver a ponto de se desgastar ou falhar e, a partir disso, notificar instantaneamente o SRM de que precisa ser feita reposição desta peça.

Smarthint
olist

O SRM pode, então, de forma automatizada e sem intervenção humana, consultar o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) da indústria e verificar se há disponibilidade da peça danificada em seu estoque ou se é necessário realizar uma compra. A partir da percepção de que é necessário comprar, o sistema pode considerar os prazos parametrizados de entrega e abrir, automaticamente, um processo de sourcing, solicitando cotação para o número de fornecedores estabelecidos ou disponíveis previamente homologados para reposição da peça específica para aquele equipamento.

Com as respostas recebidas no prazo agendado para encerramento dessa etapa, chamada de RFP (Request for Proposal), o sistema: analisa autonomamente os preços recebidos; apura valores líquidos de impostos em mapas comparativos com cálculos tributários assertivos e equalização financeira de condições comerciais distintas; compara-os com dados históricos, que poderão ser atualizados com preços-alvo estabelecidos pelo orçamento da companhia; e calcula alguns indicadores relevantes para o processo de compra, como savings de preço de referência, cost avoid (custo evitado), cruzado (um fornecedor contra seus concorrentes) e vertical (primeiro e último preço de um mesmo fornecedor, após algumas rodadas de negociação).

Após fazer todas as análises por meio de inteligência artificial, o sistema pode optar ainda por fazer mais algumas rodadas de negociação, abrir o processo de compra para novos fornecedores ou, finalmente, entender que alcançou um preço adequado e as condições ideias para realização da compra. Como fica perceptível, todo esse processo pode ser integralmente automatizado, sem a necessidade de intervenção humana para realizar a compra, por exemplo. Isso pode ser aplicado para um grande número de itens, famílias de produtos e serviços de compras que tenham limite de valor controlado e que não tenham indicação de tratamento via strategic sourcing.

Vivemos um tempo de desconstrução criativa de processos da área de supply chain, procurement e sourcing para que novos formatos colaborativos e automatizados possam trazer uma disruptura nos modelos de gestão, principalmente com o uso de inteligência programada para tomadas de decisão, possibilitando a escolha entre opções possíveis de atendimento de uma operação, com um processo simplificado, agilizado, rastreável e com elevada produtividade em processos complexos ou de grande escala. As empresas poderão fazer muito mais, em menos tempo, melhor, terão com gastos menores, e tomarão decisões controladas corporativamente.

Pioneira no desenvolvimento de soluções de relacionamento e negociação eletrônica no Brasil e especializada em soluções para e-procurement e SRM, a empresa Paradigma Business Solutions levará este tema disruptivo para debate ao 15º Fórum de Compras e Sourcing Inbrasc, realizado nos dias 16 e 17 de outubro, em São Paulo.

Gérson Schmitt é fundador e diretor da unidade de SRM da Paradigma Business Solutions.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.