O que eu preciso saber para começar a vender com drop shipping?

Não é um conceito novo nem mesmo algo incomum, ainda assim, semana após semana muitas pessoas me perguntam “devo ou não utilizar drop shippping em minha loja virtual”. A minha resposta sempre segue o mesmo tom: depende.

Mas por que depende, Marcio? Se você procurar drop shipping na Internet provavelmente vai se deparar com uma definição do tipo: técnica de gestão da cadeia logística na qual o revendedor não mantém os produtos em estoque, mas sim oferta e comercializa produtos que estão no estoque do fornecedor. Sim, é isso mesmo: sem precisar de estoque ou investimento inicial. Contudo, essa técnica também pode gerar dor de cabeça quando o assunto for aspectos como prazos de entrega e troca de produtos. Hoje vou trazer algumas vantagens e desvantagens de atuar com drop shipping.

Vantagens

Estoque (virtualmente) infinito

Como você não precisa ter os produtos em estoque para começar a vender, você terá acesso a um estoque praticamente infinito. Tudo vai depender de como você vai articular a sua rede de fornecedores.

Baixo custo de investimento

Como você não precisa comprar por atacado ou mesmo fabricar seus próprios produtos, o custo de investimento para operar cai drasticamente.

Escalabilidade

Você pode testar novos produtos que vendem mais e substituir aqueles que estão performando mal em sua loja rapidamente, já que não depende de quantidades mínimas de estoque ou algo do tipo.

Expansão de mercados

Sempre que falamos em drop shipping vem à mente “vender produtos chineses no mercado nacional”. Mas você não precisa se limitar a um país ou segmento. Muitas vezes obter produtos através de fronteiras internacionais pode ser caro e desafiador, mas se você for parceiro de fornecedores estrategicamente localizados (aqui vale um reforço novamente na articulação com bons fornecedores), poderá acessar ofertas de produtos iguais ou similares e enviá-las rapidamente.

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Multiplicidade de renda

Você não precisa optar por vender exclusivamente por essa modalidade, mas sim utilizá-la como mais uma ferramenta de vendas em sua loja (vendendo itens próprios e artigos de terceiros, por exemplo).

Desvantagens

Atraso na entrega

Caso seu fornecedor não cumpra o prazo de entrega de uma determinada mercadoria ele vai culpar você, e não o fornecedor. Além disso, em casos internacionais, é possível que a alfândega brasileira retenha o produto, o que gera mais tempo e tributação. Nessas horas, o melhor a ser feito é estabelecer uma parceria transparente com seu fornecedor, e se comunique abertamente com seu cliente. E nunca, nunca, repasse a culpa a terceiros (no caso, o fornecedor). A relação é entre cliente e loja, então preocupe-se em resolver a situação enquanto loja.

Alta concorrência

Pode ser difícil encontrar bons fornecedores e você se encontrar em um nicho com alta competitividade. Como esse modelo de negócio já se tornou relativamente popular, vai ser necessário um esforço significativo por parte do lojista se destacar.

Trocas/devoluções

Como os produtos serão enviados diretamente pelo fornecedor, você não terá como fazer uma checagem minuciosa nos itens. O que isso representa? Produtos enviados com algum tipo de problema. Mais uma vez, para os olhos do cliente você é o responsável, então atente-se em resolver a situação junto ao cliente da melhor forma possível.

Integração com a Simplo7

Sabendo das possibilidades desse modelo, recentemente integramos à nossa plataforma de e-commerce, a Simplo7, um recurso para que os nossos clientes possam comercializar produtos via drop shipping. Em um primeiro momento eles poderão operar com todo o estoque da Squid Facil e em breve teremos mais parceiros à disposição. Nossa ideia é permitir que o lojista tenha acesso a vários fornecedores e também consiga vender os seus produtos em uma mesma plataforma, construindo assim o mix de produtos que melhor funcionar para o seu público.

Marcio Eugênio é especialista em e-commerce. É também colunista em diversos portais relacionados ao comércio virtual, administração e empreendedorismo, além de contar com uma vasta experiência em vendas online.
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