O que fazer com o estoque após as festas de fim de ano?

O que temos de mais moderno na Logística? Vale aplicar na sua empresa?

O período de fim de ano é sempre um ótimo momento para o comércio, seja virtual ou físico. Afinal, novembro e dezembro trazem consigo as esperadas parcelas do décimo terceiro salário, as ofertas da Black Friday, os amigos secretos, a troca de presentes de Natal e a compra de novas roupas para renovar o visual com a chegada do novo ano.

Mas, embora exista a oportunidade de vender mais, este momento também revela uma interferência muito significativa no controle de estoque das lojas. Isso porque, por melhor que seja o planejamento das vendas de Natal, por exemplo, o volume de pedidos não pode ser mensurado de maneira exata. Por isso, para um ótimo controle do que ainda está disponível para a venda ou já se esgotou, contar com um sistema ERP é a melhor forma de evitar imprevistos e reclamações de clientes. Vale lembrar, que o um ERP é um sistema virtual que ajuda o lojista no gerenciamento de todos os processos do seu e-commerce, como estoque, nota fiscal, vendas, serviços, cadastros, integrações e outros.

E há um outro ponto importante aqui: a partir de uma boa gestão de estoque e vendas, o que fazer com os produtos e mercadorias que ficam parados após as festas de fim de ano? Há alguma forma de movimentar o estoque parado logo no início do ano? Para solucionar esta questão, separamos algumas dicas que valem a pena serem implantadas no seu negócio, veja:

Identifique o que há em seu estoque. Saber exatamente o que está sobrando em seu estoque é o primeiro passo para traçar uma estratégia eficiente de venda. Nessa hora, um bom ERP facilitará e muito o seu trabalho de gerenciamento.

Smarthint
Performa.AI
olist

Identifique o perfil do consumidor. Com o perfil dos consumidores bem definido para os produtos disponíveis, é muito mais simples desenvolver uma abordagem específica para este público. Dados como os hábitos de compra, as preferências de produtos e o valor médio gasto em cada pedido são ideais para direcionar a venda dos itens parados.

Promova ofertas direcionadas. Com os produtos certos para os consumidores certos, faça ofertas direcionadas e com um tom irresistível. Não se preocupe com o lucro, mas foque em não ter prejuízo com as mercadorias que estão paradas.

Ofereça frete grátis. Se tem algo que desperta o interesse do consumidor, mais do que desconto, é frete grátis. Seja em toda a loja virtual ou em uma categoria de produtos específica, este benefício faz com que o estoque não fique encalhado e, ainda, atrai novos potenciais clientes.

Elabore ofertas combinadas. Montar combos ou kits de produtos com um preço mais atrativo é uma outra maneira bastante eficaz de fazer com que o estoque da sua loja virtual seja movimentado logo nos primeiros meses do ano.

Agora que você conhece os principais passos para liberar o estoque dos produtos que sobram após as vendas de fim de ano, inicie as configurações necessárias para centralizar sua loja em um bom sistema ERP e já comece a elaborar ofertas especiais para seus consumidores.

Carolina Glogovchan é Jornalista, redatora SEO e comunicóloga. Trabalha diretamente com conteúdo desde 2010 e, atualmente, é profissional de Link Building e Assessoria de Imprensa na Conversion, Agência de SEO & Performance.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
E-Goi
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Ciashop
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
Trezo
E-Commerce Logística
World Pay
Socialrocket
E-completo
Precode
IHouse Web
Smarthint
JET e-business
Ciclo
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.