O que levar em conta na hora de ampliar o seu negócio?

Abrir o próprio negócio é uma realização pessoal e profissional almejada por muitos empreendedores. Escolher o melhor ponto para instalar a sua empresa ou inaugurar novas unidades é uma questão que exige bastante cuidado: entender o tamanho do mercado, estar preparado tecnologicamente e ter investimento para suportar o crescimento são itens essenciais para se levar em conta neste momento.

No ramo de idiomas, segmento onde atuo com o Instituto Mindset, percebo que há uma demanda bem alta e que precisamos nos posicionar em espaços físicos levando em consideração o poder aquisitivo dos bairros e regiões. Além disso, cada ponto físico é um empreendimento diferente e deve ter planos de negócios individuais, elaborados por meio de pesquisas feitas previamente.

Performa.AI

Para se ter uma ideia, iniciei minhas operações dando aulas na casa da minha mãe. Hoje, com 14 unidades, sei o quão desafiador foi escolher os locais de cada uma delas, assim como todas as suas particularidades. É claro que não existe uma fórmula única, mas é sabido, e o Sebrae confirma a informação, de que uma em cada quatro empresas fecha antes de completar dois anos porque a escolha do ponto foi inapropriada.

A ampliação do Instituto Mindset, por exemplo, se deu após a fusão com o grupo Burlington English, depois de termos feito diversas análises que apontavam uma lacuna no mercado onde poderíamos atuar. Quando estruturamos nosso modelo comercial e de cursos, nos tornando especialistas em inglês, com foco em carreiras e aulas personalizadas, decidimos expandir na zona sul de Paulo, região com grande concentração de escritórios. Ou seja: demos importância para nosso público-alvo, oferecendo um serviço próximo do seu ambiente de trabalho.

Os empreendedores precisam ter em mente que a busca por produtos e serviços está cada vez mais qualificada e que ser proprietário de uma empresa exige bastante flexibilidade, bom senso e empatia para lidar com as pessoas. Acredito que, quando bem feito e pensado – o que implica estudar o máximo que puder, pesquisar e conversar com os possíveis clientes para entender a fundo suas necessidades – será viável criar um norte para uma empresa de sucesso.

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Raphael Ruiz é professor de inglês, idealizador e CEO da Beils, escola de inglês focada em oferecer uma experiência única, que une alta qualidade com valores acessíveis para todos.
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