O segredo para um e-commerce bem-sucedido internacionalmente

Qual o momento certo para iniciar uma estratégia de importação

Se você está vendendo para clientes internacionais, já sabe a importância de adaptar sua oferta aos mercados locais. Do idioma do site à escolha da moeda de aceitação no pagamento, cada elemento de localização afetará o sucesso na venda para clientes de fora do Brasil. E o potencial para o sucesso é significativo – pesquisas recentes sugerem que o comércio eletrônico internacional deve crescer duas vezes mais que o doméstico a cada ano até 2020. Apenas para colocar isso em perspectiva, trata-se de uma taxa de crescimento anual de 25%, chegando a US$ 900 bilhões.

Comerciantes que desejam expandir seus negócios em novos mercados globais para vender produtos para países estrangeiros precisam considerar a aceitação de métodos de pagamento locais – ou arriscar taxas de devolução mais altas de seus clientes.

O papel dos pagamentos no e-commerce internacional

Quando se trata de e-commerce capaz de ultrapassar barreiras, as formas de pagamento que você oferece aos clientes internacionais são fundamentais. Segundo pesquisas recentes, 47% dos compradores on-line abandonaram uma compra no check-out, com mais de 60% dizendo que o fizeram porque seu método de pagamento preferido não estava disponível ou essa etapa do processo de compra era complicada demais. Estamos falando de um número gigante de pedidos não convertidos e uma grande quantidade de receita em potencial inexplorada.

Já sabemos que a maioria das empresas baseadas na Internet aceita cartões de crédito e débito on-line, então, que outros tipos de pagamento os clientes internacionais preferem? Bem, cerca de 50% de todas as compras on-line são concluídas com métodos alternativos de pagamento, incluindo transferências bancárias em tempo real, vouchers pré-pagos, e-wallets, cartões locais, aplicativos de pagamento, pagamentos em dinheiro para compras on-line, criptografia, moedas e pagamentos através de máquinas ATM em alguns países.

Além disso, novas pesquisas indicam fortemente que o uso de métodos de pagamento alternativos continuará a crescer no ambiente on-line, possivelmente superando até os cartões de crédito e de débito.

Mas como os consumidores querem pagar?                                    

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As preferências de pagamento dos clientes variam drasticamente, dependendo de muitos fatores, sendo um deles a sua nacionalidade e as tendências de pagamento locais. Os clientes em muitas partes da Europa Ocidental e da China são parciais aos sistemas de pagamento digital (por exemplo, PayPal ou AliPay). Um relatório recente da Nielsen estima que 86% dos entrevistados chineses usaram e-wallets no ano passado, principalmente através do gigante de pagamento on-line Alipay e WeChat Pay. Enquanto os pagamentos por transferência bancária prevalecem na Alemanha (com 68% dos entrevistados), os Países Baixos (56%) e a Itália (55%) preferem pagamentos digitais em detrimento de métodos tradicionais baseados em cartões.

Nos mercados em desenvolvimento – onde a posse de cartões de crédito é baixa – a tendência muda novamente. No mesmo relatório da Nielsen, o dinheiro na entrega é popular entre os compradores – 57% dos entrevistados na Polônia e 59% na Arábia Saudita preferiram essa opção de pagamento para comprar on-line no ano passado. Para os mercados desenvolvidos ou em desenvolvimento, a falha em deixar de oferecer métodos de pagamento preferidos localmente significa arriscar alienar grandes partes do seu público – e você pode perder receita valiosa.

Tecnologia e evolução dos pagamentos

As indústrias de pagamento e comércio eletrônico são guiadas pela tecnologia em constante aprimoramento e pelas mudanças nas preferências dos clientes. À medida que a tecnologia evolui, os consumidores passam por pagamentos que são rápidos, convenientes e mantêm seu dinheiro seguro em todos os momentos.

Veja o crescimento do Alipay e do WeChat Pay na China – ambas plataformas de pagamento relativamente novas – que juntas possibilitaram US$ 2,9 trilhões em pagamentos digitais chineses em 2016, representando um aumento de 20 vezes nos últimos quatro anos.

Outro exemplo é o serviço de transferência bancária em tempo real iDEAL – que surgiu em 2005 – e agora tem 56% de participação de mercado nos Países Baixos8. Juntamente com outros players, como o SOFORT na Alemanha, isso faz com que as transferências bancárias em tempo real sejam o tipo de pagamento on-line alternativo mais comum na maioria dos países.

Compreender o seu público é crucial para o seu sucesso ao vender internacionalmente. Oferecer métodos de pagamento relevantes na finalização da compra faz com que sua empresa pareça ser local, desperte confiança e crie uma experiência de pagamento perfeita para clientes internacionais.

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Rory McCarthy é Gerente Internacional de Produtos e Soluções Digitais da Global Payments.
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