Omnichannel: Saiba como impulsionar seus resultados na Black Friday

Com as facilidades tecnológicas proporcionadas nos mais variados setores da indústria, os consumidores estão mais exigentes em relação às formas de atendimento e à cultura organizacional das companhias com as quais se relacionam. Para suprir a demanda nesse novo cenário, surgiu o termo omnichannel, uma mistura dos mais diferentes meios de compra em uma única experiência, na qual o consumidor sequer tem a percepção de que está passando por canais diferentes até adquirir algo ou ser atendido.

A estratégia de transformar o consumo em uma vivência única, simples e prática é um desafio que várias companhias tentam superar diariamente, para maior comodidade dos usuários. Ao alinhar o formato da comunicação corporativa com boas ações de marketing, é possível propor soluções que agrupem todos os canais, permitindo o tráfego livre do cliente entre as opções como loja física, virtual, SAC, redes sociais, chats, etc.

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Com a aproximação da Black Friday, uma das principais datas do ano para o varejo eletrônico, as lojas virtuais tendem a se preparar para melhorar sua capacidade de atendimento e qualidade na jornada do consumidor. As empresas que já implantaram ou estão em processo de inserção do Omnichannel devem levar em conta que não basta apenas marcar presença em diversos canais. É necessário efetuar a integração e ilustrar, de forma clara, que o usuário terá continuidade em seu relacionamento com a empresa após efetuar a compra, seja por meio de comunicados ou informativos, além de oferecer a retirada do produto em uma loja física ou a possibilidade de comprar por meio de aplicativos mobile.

Os dispositivos móveis possibilitam que compras sejam feitas de qualquer lugar, além de permitir o envio de notificações personalizadas via Push ou SMS, fazendo com que a maior parte dos acessos em lojas seja realizado por meio de smartphones. Estar presente nesse ambiente também faz parte de uma boa estratégia Omnichannel. As empresas que se adaptarem a essa realidade e desenvolverem novas experiências para seus clientes ampliam as chances de conquistar e fidelizar novos consumidores, além de aumentar o engajamento da marca.

Para alcançar bons resultados em uma data de tamanha importância para o comércio eletrônico mundial e aumentar o lucro obtido no período, é necessário superar o desafio de agrupar de forma coesa todos os canais de venda e atendimento, unificando todos os processos de armazenamento, logística, distribuição e entrega.

Na disputa para satisfazer o público, é fácil direcionar seus esforços para alguns poucos canais. No entanto, um sistema de distribuição pode ajudar as companhias a obter uma visão ampla, ao indicar com precisão quais alternativas necessitam de maior atenção por parte dos gestores, para personalizar cada vez mais os meios de vendas, entrega e atendimento.

Francisco Cantão
Francisco Cantão, Sócio Fundador da Proxy Media, empresa organizadora do Black Friday de Verdade (www.blackfridaydeverdade.com.br).
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