Os 3 tipos de fluxos de automação de e-mail marketing para e-commerce

Quase quatro décadas atrás, o primeiro e-mail em massa enviado marcou o nascimento do e-mail marketing. Esse único e-mail resultou em um impressionante valor de US$ 13 milhões em vendas.

Desde então, o e-mail marketing tem estado ativamente presente e atual nas estratégias de marketing. E para facilitar esse processo, a automação de e-mail marketing tem ajudado muitas empresas a alcançar excelentes resultados.

Esse canal de marketing digital sobreviveu e superou vários outros, graças à sua versatilidade e adoção rápida de tecnologia. Hoje, todos com um endereço de e-mail ativo recebem uma média de 225 e-mails por dia em uma escala global.

Somente os e-mails de consumidores compõem quase metade desse número (105 por dia) e espera-se que este número cresça em um futuro próximo. Estamos gradualmente sendo transferidos para uma era que está cada vez mais sendo inundada por e-mails.

O e-mail marketing mudou radicalmente a maneira como fazemos nossas compras e recebemos nossas novidades. As implicações para os e-commerces são enormes.

Fluxos de automação de e-mail marketing para seu negócio

Em sua evolução, os e-mails foram expandindo para fornecer uma experiência perfeita ao cliente, de forma segmentada e personalizada para o comportamento de cada assinante.

Isso é obtido por meio de automações de e-mail marketing, que dependem do acionamento automático de sequências de e-mail com base nas ações que um assinante toma ou não.

Um benefício assim como também um desafio, a personalização através do site e da automação de e-mail tem que se ligar de uma forma que seja discretamente pessoal – adaptada, sem ser assustador.

A maioria das plataformas de automação de marketing permite que você crie seu próprio fluxo de trabalho de automação de e-mail marketing, com base nas necessidades específicas de sua empresa, e também fornecem acesso a fluxos de trabalho prontos.

Cada fluxo é uma série de gatilhos automatizados e pode ser infinitamente personalizado, enriquecido ou refinado.

Abaixo apresentamos três fluxos fundamentais para começar rapidamente. Pronto para colher os benefícios da automação de e-mail marketing?

Fluxo de trabalho essencial nº 1: e-mails de boas-vindas

Imagem: Moosend

Assim que um novo assinante se inscreve na sua lista de e-mail, ele deve receber um e-mail de boas-vindas, agradecendo e informando o que deve receber nas próximas newsletters – frequência, conteúdo e estilo.

Os emails de boas-vindas podem ter um efeito muito significativo na receita. Na verdade, eles têm a maior taxa de abertura e engajamento da maioria dos tipos de e-mail porque os inscritos esperam por esse e-mail assim que se inscrevem.

Eles têm maior taxa de abertura, mais cliques e têm um ROI ainda maior do que outros e-mails automatizados. Para os e-commerces, os e-mails de boas-vindas oferecem uma excelente oportunidade para envolver novos clientes e demonstrar valor imediatamente.

Vamos dar uma olhada em um exemplo desse tipo de e-mail para uma marca de roupas:

A construção do e-mail pode começar com uma apresentação da marca através de uma foto impactante, inspirando o assinante e se conectando com ele de forma significativa ao recebê-lo no grupo (“Você é um de nós agora. Incrível!”).

O e-mail de boas-vindas também permite que a marca cumprimente o assinante, o que também ajuda o assinante a associar subliminarmente a confiança à marca.

Esse tipo de email de boas-vindas é realmente uma iniciação à marca e à personalidade que ela representa. Ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade para a marca apresentar as principais escolhas ou as principais categorias de produtos para levar o assinante para a próxima etapa do funil de vendas mais rapidamente.

Além disso, abaixo no e-mail, há uma seção que descreve suas políticas de conteúdo (exclusividades e colaborações), bem como retornos fáceis (para promover compras online).

Um CTA claro solicita que o assinante visite sua loja enquanto ele ainda está no e-mail e ainda tem a oportunidade de promover o perfil no Instagram. Ao criar o design do seu e-mail de boas-vindas, faça o melhor para deslumbrar seu assinante. O que seria necessário para causar uma ótima impressão?

Crie um fluxo de vários e-mails que envolva os clientes, incentive-os a agir e envolver-se com sua loja e sua marca. Pense como seu consumidor e a sequência de e-mail que você gostaria de receber como um cliente em potencial, não aquele que você deseja enviar como empresa.

Performa.AI
Smarthint

Fluxo de Trabalho Essencial # 2: Carrinho Abandonado

Indiscutivelmente, o fluxo de trabalho automatizado mais apreciado é o Carrinho abandonado. Este tipo de automação de e-mail marketing lhe dá a oportunidade de enviar um lembrete aos seus assinantes sempre que um carrinho for abandonado no checkout.

Em média, a taxa de abandono de carrinho em e-commerces é de aproximadamente 75%. Isso poderia ser catastrófico para a maioria das empresas, se não fosse pelos fluxos de trabalho automatizados para facilitar a volta desses clientes.

Pesquisa de 2012 da Worldpay sobre os principais motivos pelos quais os consumidores abandonam os carrinhos de compras online. | Imagem: Statista.

O abandono do carrinho não é de todo ruim, necessariamente. Por um lado, mostra intenção de compra por parte dos clientes. E embora pareça que eles mudaram de ideia, isso pode ser devido a vários motivos (por exemplo, distrações externas, custos de envio altos, etc.) que podem ser superados.

Na verdade, os assinantes podem ser persuadidos a concluir as compras, o que geralmente envolve gastos cerca de 55% a mais que a média.

Os e-mails de resgate de carrinho funcionam melhor quando são criados para resolver os pontos problemáticos que causaram o abandono. Às vezes, é possível saber qual dessas causas foi responsável pelo abandono em um caso específico. Por exemplo:

  • os clientes abandonam o recurso ‘Criar uma conta’ porque o processo do concorrente é mais atraente para eles;
  • os clientes que param na página de informações de frete provavelmente adiam a compra pelos custos de envio do pedido;
  • os clientes que nunca entram no checkout podem reativados por e-mails que oferecem incentivos como pacotes, ofertas ou frete grátis.

Com relação aos e-mails acionados, você pode abordar diretamente os pontos problemáticos do cliente. Estes devem ser parte de uma série perfeita.

Personalize o fluxo de e-mail de abandono de carrinho para que os clientes que colocam o item no carrinho de compras, mas não entram no fluxo de saída, recebam e-mails diferentes daqueles que concluíram a ação.

Fluxo de trabalho essencial nº 3: primeira compra

Imagem: Moosend.

Um cliente recém-convertido é o fim de um círculo e o início de outro. Na verdade, sua jornada com esse cliente está prestes a começar.

Você deve criar uma maneira de reforçar esse comportamento para que ele se repita no futuro. Há muitas maneiras de fazer isso, limitadas apenas pela sua criatividade, mas não pelos seus fluxos de trabalho de automação de e-mail marketing!

Uma das maneiras pelas quais os melhores varejistas aumentam suas receitas é concentrando-se nos clientes existentes e incentivando as compras repetidas.

Para o cenário mais amplo, o efeito de converter um cliente em um cliente de retorno pode ser muito mais profundo do que isso: o 1% de seus clientes vale 30 vezes mais que o cliente médio.

Isso implica que eles devem ser tratados de forma diferente. Talvez os maiores compradores devam receber um e-mail de Primeira Compra diferente do restante.

Os clientes repetidos compram com mais frequência, gastam mais e tornam-se os divulgadores da sua marca entre os amigos.

Agora que você configurou seus três primeiros fluxo, se estiver se sentindo aventureiro, poderá acompanhar a sequência de e-mails de ‘Primeira Compra’ com outro fluxo!

Recomendamos:

  • e-mails de agradecimento;
  • um fluxo de trabalho automatizado de upselling/cross-selling;
  • ou até mesmo um cupom para a próxima compra;
  • fluxo especial de aniversário, para comemorar seu aniversário de primeira compra com cada cliente seu!

Isto é interessante! 48% dos clientes dizem que o momento mais importante para conquistar sua lealdade é quando fazem sua primeira compra. Assim, é quando você tem maior probabilidade de convertê-los em um dos clientes repetidos.

O que você precisa, no entanto, é criar uma tática para que os compradores de primeira viagem ingressem no top 1% de sua base de clientes.

Você precisa confiar seu desempenho aos recursos mais recentes que a tecnologia de marketing por e-mail tem a oferecer. O ambiente externo dinâmico é determinante para superar desafios e superar seus concorrentes. Comece com as automações de e-mail marketing por excelência hoje!

Rodrigo Tucunduva
Rodrigo Tucunduva é formado em ciência da computação e cofundador da LAHAR um software que descomplica as atividades de marketing digital das empresas. Possui grande experiência na área de desenvolvimento de software/projetos e experiência de mais 10 anos em marketing digital, atuando vertentes como geração de Leads, blog, e-mail marketing, análise de resultados, mídias sociais, SEO e compra de mídia paga para empresas nacionais e multinacionais de vários segmentos.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.