Os passos para criar um site mobile eficiente para o seu e-commerce

Os Micro-momentos móveis e o caminho otimizado em direção ao cliente

Os celulares se tornaram peça imprescindível no dia a dia. Por isso, para ter sucesso no e-commerce, a página precisa estar adaptada aos aparelhos móveis. Um usuário que pesquisa no celular por uma empresa e se depara com um site todo desconfigurado, com informações confusas e fora de ordem certamente vai deixar a página. De acordo com o Think with Google, 61% das pessoas abandonam sites sem boa navegação mobile. Considerando que 72% das pessoas acessam internet por celular ou tablet, percebemos como o índice de abandono por experiências negativas pode ser alto.

O portal também registrou a importância não apenas da configuração adequada e do carregamento rápido no celular, como também a necessidade das buscas apontarem resultados que levem em conta o fator de localização. As buscas no celular seguidas pelas palavras “perto de mim” cresceram 75% em 2017.

Portanto, investir em um bom site mobile pode resultar em novos negócios locais e melhora no posicionamento nos rankings de busca, já que o Google visa favorecer a experiência de seus usuários. Para criar um bom comércio eletrônico mobile, vale a pena considerar especialmente cinco passos:

1. Criar um layout verticalizado

O ideal sempre é criar primeiro a versão do e-commerce para telas menores e depois adaptar o site para telas maiores. Isso porque o layout dos sites desenvolvidos para notebooks e desktops é elaborado para funcionar na horizontal mas, em um site mobile, é necessário adaptar todo o conteúdo para telas verticais. Busque referências em outros sites para adaptar o seu e-commerce a uma única coluna.

2. Ter um conteúdo objetivo e claro

Não é novidade que as pessoas estão sempre com pressa. Mas na internet essa máxima é potencializada, e os usuários precisam conseguir com rapidez as informações que buscam. Por isso, a comunicação precisa ser objetiva. Na versão da sua loja para o celular, agilize os processos com botões de “compre agora”, “conheça os planos” ou “saiba mais”, que são atalhos para o visitante encontrar o que deseja.

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3. Fazer testes em diferentes telas

Pode parecer meio óbvio, mas muita gente esquece que é fundamental testar o site mobile. Abrir a loja virtual em diferentes tamanhos de tela e navegar para conferir se está tudo funcionando é um passo importante para garantir que o site que está no ar seja bonito e, principalmente, útil.

4. Ajudar o consumidor a encontrar o que procura

Opções de busca em páginas da loja, e de maneira bem visível, ajudam bastante na navegação via celular. O recurso é um apoio valioso para que o usuário encontre o produto ou serviço que busca, da maneira mais ágil possível.

5. Busque ferramentas adequadas

Depois de prestar atenção nesses quesitos, será necessário criar a versão mobile do e-commerce. Existem sistemas de gerenciamento de conteúdos fáceis e práticos para criar a versão mobile da sua loja virtual. Dois bons exemplos são o Criador de Sites e o WordPress.

Resumindo, se as pessoas não têm tirado os olhos das telas do smartphone, é importante usar isso a favor do seu negócio.

Andreson Medtler é Desenvolvedor Web Sênior da HostGator.
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