Outbound marketing: saber usá-lo é questão de vida ou morte nos negócios

Outbound marketing é um termo moderno para uma estratégia que já é implementada em empresas B2B bem-sucedidas há muito tempo. Também conhecido como marketing tradicional, tem como princípio ir atrás do cliente ativamente. A verdade que pouco se fala nos cursos de marketing é que boa parte das estratégias modernas utilizadas nas empresas B2C – como mídias sociais, propaganda e assim por diante – simplesmente mostram-se caras e pouco efetivas para alguns mercados onde o que importa mesmo é o contato direto com o consumidor.

Mais especificamente para quem está de fora da tendência, a prospecção de negócios do mercado B2B parece ter mudado pouco. Para os que utilizam outbound marketing, há três opções: os que compram listas para prospectar por e-mail/telefone; aqueles que se frustraram com a qualidade das listas existentes e decidiram criar suas próprias listas; e as empresas mais modernas e agressivas, que decidiram implementar tecnologia, big data, inteligência artificial e outras funcionalidades para facilitar o processo de prospecção B2B e ser mais assertivo.

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E as estatísticas têm demonstrando tal tendência. As empresas de tecnologia que contam com uma ferramenta de automação de marketing geram dez vezes mais leads em relação às companhias que não adotam o recurso, segundo dados da Martech. Além disso, quase metade das instituições de ensino (43,9%) adota alguma ferramenta de automação de marketing e consegue gerar 3,7 vezes mais leads por utilizá-la, revela a EduTrends, pesquisa sobre o tema no campo educacional. Como normalmente acontece na natureza e em um mercado livre, os animais – ou empresas – que se destacam, sobrevivem. As que não se adaptam, padecem.

Essa transformação, entretanto, não se iniciou em 2018. Ela já vem acontecendo no mundo inteiro e o Brasil não fica de fora dessa tendência. Os serviços da Speedio auxiliam na geração de leads de empresas dentro do perfil de clientes que se necessita. O sucesso dessas ferramentas é tão grande que até empresas de agendamento estão aderindo à tecnologia. O mundo do outbound marketing já mudou. Acompanhe a tendência e aproveite para turbinar as suas vendas.

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Maucir Nascimento é Head of Sales and Marketing da Speedio, com sede em São Paulo (SP).
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