Períodos sazonais: faturamento do e-commerce entre 2016 e 2018

Se você possui um e-commerce, deve ter notado a existência de alguns períodos onde se intensifica a procura por produtos e serviços específicos – chamamos esses períodos de sazonais. Eles são bastante aguardados pelos comerciantes por movimentarem o comércio e influenciam diretamente o comportamento de compra dos consumidores.

Para esse artigo, faremos um comparativo usando os dados do Ebit quanto ao faturamento, ticket médio e número de pedidos dos e-commerces nas datas sazonais mais conhecidas, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Dia das Mães (segundo domingo de maio)

Atualmente, essa data sazonal é considerada a 3ª melhor para o calendário do e-commerce (atrás apenas do Natal e Black Friday, sendo primeira e segunda melhores datas, respectivamente).

Os dados mostram que, em 2016, o faturamento foi de R$1,62 bilhões, no ano seguinte, houve um aumento de 16%, chegando em R$1,9 bilhões. Neste ano, o e-commerce faturou R$2,11 bilhões, alta nominal de 12%.

Quanto ao ticket médio, nesse ano, o valor teve uma expansão de 10%, atingindo R$459,00, sendo 4% acima do que era estimado para o período. Em 2017, o ticket médio foi de R$417,00, valor 3,7% maior que em 2016, que foi de R$402,00. O número de pedidos aumentou 2% em 2018, indo para 4,6 milhões. De 2016 para 2017, houve um aumento de 12%, saltando de 4 milhões para 4,5 milhões.

Os produtos mais procurados são smartphones e artigos de perfumaria, mas outros produtos também possuem bastante procura, como geladeira/refrigerador, vinho, cafeteira, fogão, TV, livros, máquina de lavar roupas, cosmético, itens de vestuário, etc.

Dia dos Namorados (12 de junho)

Desde 2016, o faturamento vem aumentando: saltou de R$1,62 bilhões para R$1,7 bilhões, em 2017, o que representa uma expansão de 5,1% – a expectativa de 2018 é de R$2,6 bilhões (aumento de 10%).

O número de pedidos de 2017 foi de 4,07 milhões, aumento de 7,2% comparado ao ano anterior – estimativa de 2018 é de 8,24 milhões de pedidos. Os itens mais procurados são roupas, perfumes, cosméticos, calçados, jantares, etc.

Dia dos Pais (segundo domingo de agosto)

Em 2017, houve crescimento no faturamento, passando de R$1,76 bilhões (em 2016) para R$1,94 bilhões – resultando em um aumento de 10,1%. Em 2018, o valor chegou a R$2,1 bilhões, 8% maior que no ano anterior. No número de pedidos, houve um aumentou expressivo de 22%, em 2018, saindo de 4,2 milhões (quantidade referente a 2017) para 5,11 milhões – em 2016, foram 4 milhões de pedidos.

Edrone
Performa.AI
olist
Smarthint

Ainda segundo a pesquisa, os produtos mais consumidos nessa data foram smartphones e TVs, mas há também o consumo de livros, calçados, perfumes, camisetas, relógio de pulso, vinhos, etc.

Dia das Crianças (12 de outubro)

O Dia das Crianças é considerada a principal data para venda de brinquedos. O faturamento em 2018 foi de R$1,82 bilhões, houve um aumento de 5% em relação a 2017 (R$1,73 bilhões) – em 2016, o faturamento foi de R$1,66 bilhões. O número de pedidos também aumentou do ano passado para esse, indo de 4,1 milhões para 4,5 milhões, o que representa um aumento de 8%.

Black Friday (quarta sexta-feira de novembro)

Desde 2011, quando essa data foi trazida para o Brasil, as pessoas estão, ano após ano, aderindo cada vez mais esse evento. Por isso os valores de faturamento e ticket médio e a quantidade de pedidos só aumentam.

O faturamento cresceu de 2016 para 2017, indo de R$1,9 bilhões para R$2,1 bilhões. Houve, também, crescimento de 14% no número de pedidos: passou de 3,3 milhões para 3,76 milhões. As estimativas para 2018 são: faturamento de R$2,43 bilhões (aumento de 15%), ticket médio de R$607,50 (aumento de 8%) e 4 milhões de pedidos (6,4% maior que o ano passado).

O faturamento e o ticket médio dessa data são bastante alto, porque os produtos mais procurados possuem alto valor – a procura principal é por smartphones, TV e eletroportáteis, porém, todos os produtos bastante visados. Ou seja, aproveite essa data para alavancar suas vendas!

Natal (25 de dezembro)

O Natal é considerado a principal data do comércio brasileiro, porque sempre bate recorde de movimentação financeira. A expectativa é que haja um aumento comparado ao ano passado, tendo o faturamento ultrapassando os R$9 bilhões. Em 2017, o e-commerce faturou R$8,7 bilhões no período natalino, registrando um crescimento de 13% comparado a 2016, que faturou R$7,7 bilhões. O número de pedidos também subiu de 16,8 milhões para 19 milhões (expansão de 13,3%).

Conclusão

É visível que as datas são realmente importantes para o e-commerce, movimentando o mercado de maneira positiva. Aposte nelas e invista em um bom planejamento, marketing e atendimento humanizado, assim, você promove sua marca e, consequentemente, aumenta suas vendas e seu faturamento. Além disso, não se prenda as datas comemorativas tradicionais. Há vários dias que lhe podem ser úteis se bem explorados.

Destaque especial para o segundo semestre, que é bastante movimentado porque possui as datas sazonais mais importantes: Natal, Black Friday, Dia das Crianças e Dia dos Pais. Segundo estimativa, a tríade formada pelas três primeiras datas citadas deve ter uma alta, em 2018, de 12% no faturamento, de 4% no ticket médio e de 8% no número de pedidos.

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Felipe Martins possui mais de 10 anos de experiência com internet e é fundador e presidente da empresa Dotstore, especializada em desenvolvimento e assessoria na criação de lojas virtuais. Atendendo pequenas, médias e grandes empresas, atualmente conta com uma carteira de quase 1000 lojistas utilizando sua plataforma das mais diversas maneiras possíveis.
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