Plano de Comunicação: Aprenda a conversar com seu público e venda muito mais

A rotina de um empreendedor é sempre cheia de planos, idéias e estratégias. É plano de negócios pra cá, planejamento de vendas pra lá, plano de marketing pra cima, planejamento estratégico pra baixo, praticamente a vida de uma empresa, se dá em planejar, para que assim então seja executado algo.

Pensando nisso, dentro desses inúmeros tipos de planos, temos um que com certeza te trará muitos lucros, e que notavelmente pode ser o mais importante: o Plano de comunicação.  

Uma loja virtual não vende seus produtos ou serviços sozinha. Vai ser através do plano de comunicação que você conseguirá atingir seus objetivos. Com ele você vai poder pensar em quanto poderá gastar com divulgação e como fará isso.

A comunicação é a base para você conseguir clientes. E seu papel é exclusivamente esse, atrair pessoas e depois convertê-las em clientes. Por isso ela precisa ser muito bem planejada, pois você precisará sempre investir em uma boa comunicação para poder ter os melhores resultados.

Dessa forma, tomando consciência da importância do plano de comunicação, você e sua equipe garantirão os melhores caminhos para alcançar as expectativas traçadas com a loja virtual.  

Por que fazer um Plano de Comunicação

Algumas das melhores razões para você planejar e investir na comunicação para seu ecommerce:

Criar um posicionamento para sua marca

A competitividade no mundo virtual é cada vez maior, praticamente todo mundo tem ou quer ter um negócio, e para você conseguir ter bons lucros precisará se diferenciar nesse mercado. E vai ser com um planejamento que você encontrará o melhor posicionamento competitivo.

Entender como que o público te enxerga  

Vai ser no plano de comunicação que você irá entender com quem realmente você quer e precisa se comunicar, identificando os motivos que levam esse público para as compras.

Definir melhor as estratégias para o plano de marketing

Com um plano de comunicação ficará bem mais fácil de fazer um plano de marketing, pois a partir das informações colhidas no plano de comunicação, você conseguirá ter estratégias mais eficientes e totalmente focadas nas personas.

Como fazer um Plano de Comunicação

Para fazer um plano de comunicação você precisará apurar alguns tipos de informações, citarei 5 delas que não podem faltar no seu plano.

1. Definir objetivos

De que adianta você saber que caminho seguir sem saber onde quer chegar? Você vai apenas andar e andar sem rumo e com grandes chances de cansar e desistir.

Por isso, definir os objetivos é o primeiro passo para você fazer qualquer coisa dentro do seu negócio.

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Estabeleça o objetivo que você quer atingir com a comunicação e divulgação da sua empresa. Por exemplo:

  • Fazer a primeira venda na loja virtual.
  • Aumentar o número de vendas em 3x mais que no ano passado.
  • Obter mais tráfego no site, para tentar conseguir converter mais clientes.
  • Conseguir ter 10.000 acessos por mês.
  • Entre outros.

2. Análise de Mercado

Agora você já sabe o que quer atingir, chegou o momento de começar a fazer todas as análises para conseguir atingi-los.

A pesquisa de mercado será a primeira análise importantíssima que você precisará fazer, para conseguir descobrir onde você se encaixa no mercado, qual seu posicionamento e segmento, quais períodos seu segmento tem mais demanda de compra.

Nessa pesquisa de mercado, você também poderá fazer por exemplo pesquisa de palavras chave, para entender como as pessoas pesquisam por você na internet para que assim você tenha uma melhor idéia de como atingi-las.

3. Conhecer o Público

Então até aqui você já tem o seu objetivo traçado, qual seu posicionamento no mercado, o próximo passo é se perguntar: Quem são as pessoas que eu preciso impactar para conseguir alcançar meu objetivo?

Então essa é a hora de você analisar seu público, entender quem são(sexo, idade, estado civil, cidade, ocupação, classe social), identificar quais períodos ela compra, qual a preferência de compra delas(shoppings, e-commerce, catálogos, etc), quais as razões que ela compraria seu produto, porque ele é atrativo pra ela e etc.    

Com isso, você conseguirá direcionar toda e qualquer campanha na sua empresa, atraindo as pessoas que realmente são potenciais em compras, conseguindo abordá-las da forma correta.

4. Conhecer os Concorrentes

Conhecer os seus concorrentes é quase tão essencial quanto conhecer suas personas. Pois vai ser através da análise de concorrência que você conseguirá entender quais podem ser as melhores formas para se diferenciar e também ter boas referências do que é legal de se fazer ou não.

Na hora de fazer sua análise, liste todas as informações possíveis sobre seu concorrente:

  • Quais são suas vantagens
  • Quais são suas desvantagens
  • Qual seus diferenciais
  • Em quais canais ele se encontra
  • Quais as melhores práticas de marketing
  • Qual seu posicionamento no mercado
  • Entre outros.

5. Canais de Comunicação

Os canais de comunicação nada mais é que os locais que você usará para lançar a “mensagem” que você deseja passar.  

Existem diversos tipos de canais, e você precisa analisar para escolher qual vai se encaixar melhor para atingir seu público e objetivos. Então aqui a grande questão é você entender:

  • Qual é o local que minhas personas se concentram?
  • Elas costumam ler jornais ou ler blogs?
  • Elas acessam redes sociais? Quais?
  • Quais são suas dores e desejos?
  • Elas preferem vídeos ou textos?
  • Elas tem tempo de ler textos grandes?
  • Entre outros.

Para você ter bons resultados é preciso utilizar os canais que correspondem ao seu público. Então estabelecer isso no seu plano de comunicação é realmente essencial.

6. Elabore o orçamento

Esse é o mais óbvio! Faça o orçamento de tudo que você planejar de comunicação (se caso tiver gastos), orce quanto de investimento será necessário para atingir os objetivos determinados. Faça o detalhamento de todos os custos envolvidos com o seu planejamento de comunicação e esteja sempre preparado para fazer mudanças, caso seja necessário.

Bruno Viana
Bruno Viana, Sócio-Fundador Bleez E-commerce.
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