População desbancarizada – Conheça as formas de pagamento utilizadas e o perfil de compra desse público

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, referência em pesquisa sobre o consumo popular e no conhecimento do Brasil, cerca de 55 milhões de brasileiros são desbancarizados (que não possuem nenhum vínculo com instituições bancárias), o que representa cerca de 39,5% dos moradores do país com mais de 18 anos e movimentam aproximadamente R$ 655 bilhões.

Desse total, seis milhões dos brasileiros (11%) pertencem a classe alta, já 20 milhões (37%) são da classe baixa e 29 milhões (48%) são da classe média. Já com relação as regiões do país, nos Estados do Norte e Nordeste, cerca de metade da  população não possui conta em nenhum banco; no Centro-Oeste a porcentagem chega a 31% dos adultos; enquanto nas cidades do Sul e Sudeste, atinge 30%. Além disso, o estudo aponta que o sexo feminino e a faixa etária entre 25 e 59 anos optam por utilizar somente dinheiro.

Os números acima comprovam que a desbancarização tem ganhado cada vez mais adeptos e por isso os lojistas precisam criar novas soluções e sistemas para atender as necessidades desse público. Normalmente, essas pessoas procuram efetuar os pagamentos à vista ou em crédito parcelado, poucas vezes utilizado. Mas antes de finalizar qualquer compra, procuram realizar várias pesquisas e optam pelas lojas que oferecem mais benefícios e programas de fidelidade para ganhar descontos nas futuras aquisições.

As formas de pagamento mais utilizadas por esse público são boleto bancário, pagamento online e o cartão pré-pago. Nesse último caso, existe uma certa vantagem se for comparar com o cartão de crédito tradicional: o consumidor precisa, obrigatoriamente, fazer uma recarga de qualquer valor e após a compensação do dinheiro, o saldo fica disponível para efetuar a compra com o cartão, para pagamento de contas ou transferências para outros bancos.

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Para os lojistas, o cartão pré-pago também traz alguns benefícios, como o aumento do ticket médio, segurança no fluxo de caixa, além de ser uma forma de fidelizar seus clientes, oferecendo atendimentos personalizados e também benefícios para incentivar a mais compras em suas lojas.

Já o boleto bancário, mesmo sendo uma das opções mais conhecidas pelos consumidores, possui mais desvantagens porque é preciso esperar entre dois e três dias úteis para ser compensado e, consequentemente, isso se reflete no tempo que o cliente vai esperar para receber o produto. Para os lojistas, existem dois pontos negativos. Primeiro é o boleto gerado sem ressarcimento, já que até o momento que o pagamento não for identificado, ele pode desistir da compra. Outra desvantagem é com relação as fraudes, pois dessa forma os e-commerces estão sujeitos as ações dos criminosos e o prejuízo recai sobre a loja.

Outra opção é ter conta bancária online. O cliente não possui nenhum tipo de crédito, pois todas as operações são feitas com o dinheiro que ele deposita em conta e as operações são feitas no ambiente virtual ou no painel de controle da conta online, podendo efetuar o ressarcimento por meio de boletos ou no débito.

Mesmo que existam poucas pessoas utilizando essas formas de pagamento, as lojas virtuais precisam ficar atentas a essa parcela da população, pois o novo comportamento do consumidor será uma tendência nos próximos anos e os e-commerces que derem a sua devida importância para esse público, sairão na frente, conquistarão novos clientes e terão mais defensores da sua marca.

Alfredo Soares
Alfredo Soares, Co-Head Global SMB da VTEX. É fundador da Xtech Commerce, plataforma que em três anos criou mais de 40 mil lojas virtuais e transacionou mais de 500 milhões de reais. Soares é empreendedor bootstrap, palestrante, investidor anjo e fundador e investidor da Socialrocket. Um dos empreendedores promessa endeavor 2016, eleito profissional de tecnologia pelo Fórum E-commerce Brasil 2017 e reconhecido como um dos empreendedores do ano no startup awards.
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