Por que satisfação do cliente é ROI?

Quão felizes e satisfeitos estão seus consumidores, e como o que eles sentem pela sua empresa impacta precisamente a receita?

Se você se preocupar em medir a satisfação dos consumidores em larga escala, poderá analisar o que seus consumidores pensam, querem e sentem, e desenvolver estratégias concretas para prover exatamente o que eles precisam para voltar mais vezes.

Sim, é possível ter um ROI melhor se você também entender melhor os seus clientes.  Faça as perguntas certas e você terá os dados que precisa para montar uma estratégia ideal para tomada de decisões.

Entenda a Jornada do Cliente

Nos estágios iniciais, quando você está tentando atrair e ganhar um novo cliente, confiança é tudo.

Seus prospectos precisam se sentir confiantes sobre sua habilidade de entregar. Uma vez que você conseguiu gerenciar algumas vendas, porém, a jornada do consumidor passa a ser mais sobre a eficiência em atender expectativas.

Realizar e adaptar-se nos diferentes estágios do relacionamento com seus clientes te permite prover a resposta certa e dar o suporte necessário para cada cliente.

E isso vai lhe permitir dar o suporte para cada cliente individualmente, oferecendo uma experiência personalizada.

Associe a Satisfação do Cliente com Fidelização do Cliente

Abordar os seus índices de satisfação do cliente para medir a fidelidade permite que você tenha uma boa ideia de em que ponto você está. E isso ressoará com seus futuros prospectos sobre o que esperam de você.

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Esteja você medindo a satisfação do cliente pessoalmente ou outros métodos de coleta, entender que esses dados impactam diretamente suas vendas e a receita de sua empresa lhe entrega o poder necessário para agir nos momentos certos – e sobre os problemas certos.

Monetize Satisfação e Fidelização de Clientes

Clientes felizes permanecem fiéis, o que significa que eles vão voltar mais e mais vezes para ter mais daquilo que você ofereceu no início. Seja pelo seu serviço de excelência, seus produtos de alta qualidade ou eficiência em entregar o que o consumidor precisa, capitalizar o que você tem de melhor gerador de satisfação permite que você melhore a receita.

Não sabe se seus clientes são fiéis? Dedique algum tempo para obter feedbacks dos clientes e você ganhará valorosos insights sobre o que está fazendo certo o que ressoa melhor com seus prospectos.

Entendendo Aquisição vs Retenção

Custa muito mais adquirir um novo cliente do que vender mais para os clientes da sua base. Mesmo lançar um novo produto é mais fácil quando você tem uma audiência já receptiva. Entender a importância de um cliente que retorna e o quanto menos dinheiro você precisa para chegar até eles pode te ajudar a maximizar seu ROI.

Identifique o que motiva seus prospectos a comprarem

Optar por um modelo baseado no consumidor pode te ajudar a ganhar insights sobre o porquê seus prospectos compram e as coisas que mais lhe importam.

Quais os atributos de compradores são os mais importantes e irão resultar no melhor ROI para sua empresa?

Só existe um jeito de saber: indo direto na fonte, seus clientes, e perguntar o que é mais importante para eles.

Quando você dedica seu tempo para medir a satisfação do cliente e equaliza a satisfação com fidelidade constante, você pode ter uma ideia melhor. O que motiva seu cliente a comprar, porque ele escolheu você e o que você pode fazer mais no futuro para mantê-lo no ciclo de vendas? As respostas para essas questões vão te ajudar a entender que Satisfação do Cliente é ROI.

Ricardo Cestari Jr
Ricardo Cestari Jr. é Especialista em Marketing Digital com Foco em Conteúdo (Inbound) e Gerenciamento de Comunidades Online. Autodidata, é autor de diversos projetos e iniciativas que utilizam a Internet para aproximar pessoas e gerar negócios através de conteúdo relevante. Atualmente, é coordenador de marketing na NeoAssist.
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