Por que você deveria levar seu negócio o quanto antes para a internet?

Para quem já empreende há muito tempo no comércio off-line, começar a vender e divulgar o seu negócio na internet pode parecer um pouco assustador e complicado mesmo para quem já sabe muito bem como gerenciar uma loja.

De fato, tocar uma empresa na web tem algumas particularidades, e o empreendedor precisa conhecer e dar atenção a elas para que sua empresa tenha expressividade online. Afinal, se for para entrar na internet, que seja para fazer sucesso!

Contudo, com alguns cuidados e muita dedicação, levar o seu negócio para a internet pode ser um passo fundamental para o crescimento da sua marca e, certamente, pode ajudá-lo a elevar o faturamento e direcionar sua empresa para o sucesso.

Ainda não está convencido? Listei cinco motivos para o empreendedor não perder mais tempo, entrar de cabeça no mundo digital e expandir o seu negócio:

O mundo está na internet (e isso inclui seus clientes)

De acordo com a última edição da pesquisa TIC Domicílios, que mede a aderência da população aos meios de comunicação e informação, mais de 58% da população brasileira usa a internet frequentemente, o que representa cerca de 102 milhões de pessoas.

Conforme o preço dos smartphones e tablets vem diminuindo e o acesso à internet 3G aumenta, é natural que esse número cresça ainda mais nos próximos anos.

E sabe quem está entre esses 102 milhões de brasileiros? Seus consumidores! Certamente, o público-alvo que você quer alcançar já usa a internet e, estando por lá, você tem a oportunidade de se aproximar dele, criar um relacionamento e vender mais.

E não pense que essas pessoas estão online apenas em busca de entretenimento. De acordo com o último relatório da Ebit, autoridade no comércio eletrônico, só no primeiro semestre deste ano 25,5 milhões de pessoas compraram na internet, o que rendeu um faturamento de 21 bilhões de reais para as lojas virtuais.

Ou seja, as pessoas estão na internet e querem comprar pela internet. Só esse já é um ótimo motivo para você estar lá também.

Seus concorrentes já estão lá

Quem entra na internet para vender e divulgar sua marca hoje não está revolucionando, mas sim correndo atrás do prejuízo, afinal, muitas marcas já estão por lá há anos, inclusive os seus concorrentes!

Agora pense no seguinte, segundo uma pesquisa Retailing Today, 81% dos compradores fazem uma pesquisa online antes de comprar um produto.

Smarthint

Quando as pessoas buscam na internet por algo que você vende e não te encontram, adivinhe com quem elas vão fechar negócio? Isso mesmo, com a concorrência! Estar na internet também é se manter competitivo.

Seu negócio pode funcionar 24 horas por dia

Quem tem uma loja física pode vender apenas enquanto o comércio está aberto, certo? Agora imagine o quanto o seu faturamento aumentaria se você deixasse de vender apenas 40 horas por semana e estivesse disponível 24 horas por dia e 7 dias por semana para os seus clientes. Seria ótimo, não é? Estando na internet você consegue realizar isso!

Quem tem um site ou uma loja virtual pode vender produtos, oferecer informações e estar em contato com o cliente a todo o momento, mesmo que não haja uma pessoa online o tempo todo.

Você pode aumentar suas vendas

Além de garantir que sua marca esteja à disposição do consumidor o tempo todo, levar sua empresa para a internet faz com que ela consiga alcançar mais clientes.

Isso porque quem tem uma loja física só consegue vender para as pessoas que estão na mesma região que seu estabelecimento, e muitas vezes o empreendedor fica sujeito ao acaso, esperando que, por ventura, um cliente em potencial passe na sua porta e entre para dar uma olhada nos produtos.

Na internet você não tem de lidar com a limitação geográfica. Pode fazer negócios com pessoas de todo o Brasil e por que não dizer do mundo todo?! Se você vende produtos pode cobrar um frete para entregá-los e se trabalha com serviços pode estudar a possibilidade de atender seus clientes remotamente.

Junte a possibilidade de atingir mais clientes com a flexibilidade que a internet oferece por estar sempre disponível para o público e você terá a receita para elevar o seu faturamento.

Essa transição cabe no seu bolso

Muitos empreendedores têm receio de apostar no mundo digital por achar que criar um site ou promover sua empresa nas redes sociais é algo que demanda um orçamento muito alto, mas isso não é verdade.

Existem plataformas nas quais você pode criar o seu próprio site com um investimento que cabe no bolso, e as redes sociais e demais ferramentas de marketing digital costumam permitir que seja determinado um orçamento e todas as ações são baseadas nesse valor.

Existem ferramentas como Loja VirtualCriador de Sites, por exemplo, que permitem colocar um site com recursos e design profissional em poucos minutos e com valores acessíveis.

Por isso, não importa o tamanho da sua empresa ou quanto você tem para investir, certamente existe um caminho para que sua marca ingresse na internet, e você vai colher ótimos frutos do mundo online.

Avatar
Marcelo Varon é Diretor de Produtos Digitais do UOL.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

1 COMENTÁRIO

  1. A internet só cresce a cada dia e as empresas que não levarem seus negócios para o online arisco dizer que estão fadas ao fracasso. A internet mudou a forma de se relacionar, quiçá a forma de viver. Nesse contexto, é vital estar presente. Muito bom artigo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.