Preparação da campanha do Dia dos Namorados para profissionais de marketing

O famoso músico Ray Charles cantava, “The night time is the right time to be with the one you love” (“A noite é o momento para estar com quem você ama”). Os dados de marketing contam uma história diferente: uma que pode mudar o jogo para sua próxima campanha do Dia dos Namorados.

De acordo com a análise de dados da Taboola, a CTR (clickthrough rate ou taxa de cliques) do conteúdo relacionado a namoro atinge o pico às 9h e às 12h. E esse CTR realmente some junto com o sol. Assim, a noite pode ser o momento certo para estar com quem você ama, mas a parte da manhã é o momento certo para alcançar o público com o conteúdo do Dia dos Namorados.

Surpreso? Nós também estávamos. Você acha que as pessoas podem querer ler mais à noite, especialmente sobre o amor, mas parece que elas estão mais aptas a folhear artigos e vídeos relacionados a namoro durante sua ida ao trabalha ou uma pausa para o almoço.

Essa não é a única surpresa dos nossos dados. As tendências recentes de imagem e palavra-chave revelam informações valiosas que ajudarão os profissionais de marketing a criarem campanhas mais envolventes nesta temporada do Dia dos Namorados.

Vamos dar uma olhada.

Foto ganha de vídeo

Está certo. As fotos relacionadas a namoro geram mais cliques do que o conteúdo de texto ou vídeo relacionados a namoro.

Isso é surpreendente, considerando o volume de audiências, plataformas e profissionais de marketing que investem em vídeo. Oitenta e dois por cento das empresas B2C dizem que o vídeo se tornou sua estratégia de marketing de conteúdo mais popular, e a Cisco até previu que o vídeo gerará 82% de todo o tráfego da Internet até 2021.

Ainda assim, os dados não mentem: quando se trata de conteúdo de namoro, as fotos ganham. Talvez eles levem a mais cliques, porque as pessoas estão interessadas em aparência quando se trata de namoro e estão ansiosas para consumir rapidamente conteúdo relacionado ao tema.

Isso, eles podem facilmente fazer através da rolagem de imagens.

Quarta é o dia do amor

O conteúdo relacionado a namoro gera a CTR mais alta às quartas-feiras e a mais baixa às segundas-feiras.

Simplificando, é possível que a nova semana de trabalho distraia as pessoas de pensarem sobre sua vida amorosa – mas, na quarta-feira, elas estão de volta à cena e marcando encontros para o próximo fim de semana.

olist
Smarthint
Performa.AI
Edrone

Dispositivos móveis geram mais cliques do que o desktop

Este não é tão chocante, mas é crucial para a sua estratégia do Dia dos Namorados, no entanto: o conteúdo de encontros recebe mais cliques de dispositivos móveis e tablets do que de computadores desktop.

Além do fato de que o uso de dispositivos móveis está aumentando, há uma explicação simples para isso: as pessoas provavelmente querem privacidade ao ler conteúdos sobre namoro, por isso não o consomem no trabalho ou em casa, no desktop.

Em vez disso, eles terão preferência pelo conforto de seus dispositivos móveis. Eles podem até mesmo consumir seu conteúdo de namoro em qualquer lugar, como durante as idas e pausas para almoço, como encontramos na primeira seção.

Palavras-chave como “solteiro” e “mulher” prevalecem

As fotos podem ser um formato obrigatório para sua campanha do Dia dos Namorados, mas isso não significa que você pode simplesmente jogar qualquer imagem antiga em seus anúncios.

De fato, certas palavras-chave comprovadamente geram mais cliques do que outras. Como descobrimos, esses dez principais termos têm um impacto positivo na CTR:

  • Fácil
  • Mulheres
  • Serviço
  • Solteiro
  • Nas proximidades
  • Homens
  • Procurar
  • Pessoas
  • Agora
  • Online

“Fácil” demonstrou um impacto de + 239% na CTR e “mulheres” um impacto de + 141%. Apenas… tenha cuidado sobre como você os usa juntos.

Imagens com pessoas em cores e ambientes fechados triunfam

De volta a essas fotos clicáveis mencionadas na primeira seção. Você sabe que precisa delas, mas como pode ter certeza de que está escolhendo as corretas?

Bem, de acordo com nossos dados, existem alguns tipos de imagens que claramente conquistam os outros:

  • As fotos geram mais cliques do que imagens animadas.
  • Fotos com pessoas geram mais cliques do que fotos sem pessoas.
  • Fotos de ambientes internos geram mais cliques do que fotos de ambientes externos.
  • As fotos coloridas geram mais cliques do que fotos em preto-e-branco.
  • Fotos sem animais geram mais cliques do que fotos com animais.
  • Fotos sem comida geram mais cliques do que fotos com comida.
  • Fotos de mulheres geram mais cliques do que fotos de homens.
  • As fotos à distância geram mais cliques do que close-ups.
  • Fotos sem texto geram mais cliques do que fotos com texto.

Agora, isso significa que toda foto que você usa precisa ser de uma mulher de longe sem comida? Claro que não. Mas esses insights podem dar uma orientação enquanto você prepara sua campanha do Dia dos Namorados.

Como acontece com qualquer estratégia de marketing, é importante tomar decisões com base nos interesses e comportamentos de seu próprio público e testar suas ideias com relação a elas para ver quais versões geram mais engajamento.

Claro, não é tão romântico quanto ouvir uma serenata de Ray Charles. Mas com os dados certos ao seu alcance, você pode criar campanhas de alta qualidade que conquistam o coração do público e, na verdade, para um profissional de marketing no Dia dos Namorados, o que é mais romântico do que isso?

Fernando Tassinari
Fernando Tassinari é diretor-geral da Taboola Brasil. Um dos pioneiros do mercado digital brasileiro, Fernando traz mais de 20 anos de experiência em gestão internacional em toda a América Latina para o cargo de Country Manager na Taboola, empresa de Content Marketing e Plataforma de Descoberta. Sua experiência de trabalho para as Agências, Publishers e empresas de tecnologia o ajudaram a desenvolver um profundo entendimento e experiência no ecossistema da publicidade local, bem como na gestão e administração de operações multinacionais. Antes de ingressar na Taboola, Fernando foi Managing Director da Criteo, Diretor Geral da Turn sendo também pioneiro no que chamamos hoje de Mídia Programática, CEO da agência de marketing MRM Worldwide Brasil (McCann Worldgroup), onde a a levou a dobrar sua receita e número de funcionários, enquanto buscava a transição para uma agência digital e CRM. Antes disso foi Gerente Geral Brasil na Razorfish (Publicis Group), onde liderou a implementação da operação da empresa na região. Anteriormente, ele atuou como Gerente Geral da Realmedia Brasil, onde foi responsável pela gestão dos negócios de mídia e tecnologia e para a construção da rede de anúncios Realmedia. Outras experiências incluem papéis como Diretor de Vendas da real Games no Brasil e Head de Unidade de Negócios no Yahoo! do Brasil. Fernando é graduado em Comunicação Mídia de Anhembi Morumbi e um Diploma de Pós-Graduação MBA em Propaganda e Marketing pela ESPM.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1soluções
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.