Qual a relação existente entre Marketing e Empreendedorismo?

“Empreender é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal’’.

Quem não é visto, não é lembrado. E quem não é lembrado não conquista o consumidor – e, portanto, não vende. E é aí que entra o marketing e suas contribuições no empreendedorismo.

Contribuições comprovadas

Uma pesquisa realizada na Europa, avaliou 42 empresas e concluiu que as que, ao longo deste período, conseguiram sobreviver e por vezes prosperar, foram aquelas consideradas como “orientadas para o mercado”, ou seja, utilizavam-se das práticas, conceitos e ferramentas do marketing.

Muitas pessoas associam o Marketing a Publicidade ou Vendas. No entanto estas são apenas duas das suas muitas funções, e nem sempre as mais importantes. O marketing na verdade pode ser considerado como a entrega de satisfação ao consumidor (satisfação das necessidades do cliente), sob a forma de lucro.

Em um exemplo simples: podemos pensar que a venda ocorre apenas depois do produto ser produzido, enquanto que o marketing inicia seus trabalhos muito antes da empresa ter um produto e isso inclui a fase de detecção de necessidades e a sua transformação em oportunidades. Assim, ele se permeia ao longo da vida desse produto, conquistando novos clientes, melhorando o aspecto e performance da marca e aprendendo com os resultados das vendas já realizadas.

Qual valor pode gerar essa relação?

Podemos entender que toda a atividade empreendedora, seja na criação de empresas, lançamento de novos produtos ou serviços ou ainda a expansão e internacionalização de empresas, é um processo constituído por cinco fases, que são eles: Cultura Empreendedora; Ideia; Projeto; Recursos; Startup. E o marketing está ligado a todas as fases desse processo, já que cabe a ele o papel de realizar análises de mercado e avaliar se as ideias são realmente oportunidades.

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Você já possui uma empresa? Então conheça o Growth Marketing – o  Marketing de crescimento.

Estamos aqui para falar sobre uma forma de crescimento: o “Growth Marketing”. Nos últimos anos, o Growth Marketing, ou “Marketing de Crescimento”, ajudou a redefinir o objetivo do marketing. Ele mudou a maneira que os comerciantes pensam sobre atrair e manter clientes, ao invés de apenas pensar no topo do funil. Claro que os profissionais de marketing ainda estão focados nas melhores maneiras de atrair clientes interessados ​​em seus produtos, mas o que muda aqui é como fazemos isso.

O que é Growth Marketing?

O Growth Marketing é, resumidamente, a obsessiva busca por crescimento inteligente. O seu objetivo imediato é conectar a marca com o seu mercado-alvo e manter esses clientes. E essa mudança é inevitável para todos os negócios. Isso porque, no futuro, todas as empresas vão começar como ou transformar-se em máquinas de crescimento.

Como funciona

Por meio de criatividade para descobrir maneiras únicas de crescimento, o profissional de Growth Marketing testa novas técnicas e evolui o que já trazia bons resultados antes.

O Growth Marketing te dá o poder de intencionalmente não fazer algumas coisas. Ele não fica preso a fazer as coisas de uma forma moldada só porque esse é o jeito que elas sempre foram feitas. Com essa “liberdade”, ele atua no que é realmente importante para te levar resultados.

Ficou curioso? Bem, muitas empresas já utilizam esse método para garantir um crescimento eficaz e duradouro. Podemos citar: Pinterest; Twitter; Facebook; Uber entre muitos outros.

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Thuane Kuchta é redatora especializada em Inbound Marketing.
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