Quer aumentar as vendas da sua loja? A tecnologia de pagamento pode ser a resposta

Conversando com alguns colegas sobre a importância do pagamento para ajudar na conversão de vendas e para melhorar a experiência de compra no varejo, a seguinte frase me chamou a atenção: “não é só pagar e pronto?”. Não é bem assim, a indústria evoluiu tanto nas últimas décadas que o momento do pagamento deixou de ser algo processual, moroso ou chato. Muitas vezes, é a tecnologia por trás do checkout que faz com que o cliente realize a primeira compra, ou mais: que volte a fazer mais vezes.

Listei aqui alguns exemplos práticos – e já popularizados no Brasil – de como a tecnologia de pagamento tem se tornado uma grande aliada dos estabelecimentos comerciais:

Rapidez: não faz muito sentido que em um ambiente de compras digital, que deveria ser mais ágil e simples, o consumidor perca tempo com um extenso roteiro de perguntas e preenchimento de dados todas as vezes que quiser comprar algo. Uma pesquisa encomendada pela Visa para a comScore nos EUA em 2015, mostrou que 68% dos usuários não completam a transação simplesmente por conta dos processos a serem cumpridos até a efetivação da compra. Hoje por exemplo, com o Visa Checkout, essa questão foi melhorada e, só no Brasil, mais de um milhão de consumidores já usufruem da praticidade de finalizar uma compra em poucos cliques, em mais de 17 mil sites.

Segurança: outra área que a tecnologia de pagamento tem sido crucial e uma grande parceira do e-commerce. Com o crescimento cada vez mais acentuado do consumo online, temos trabalhado com os estabelecimentos comerciais para oferecer ferramentas inteligentes, focadas em controlar fraudes no comércio eletrônico e em poupar o consumidor de inconvenientes durante a finalização das transações. Para o dono do estabelecimento comercial, experiências de autenticação mais amigáveis – como a selfie ou digital, podem representar mais vendas e maiores taxas de conversão. Além disso, em um mundo cada vez mais digital, todos conseguirão – a partir dessas ferramentas, avaliar melhor o risco e tomar decisões mais fundamentadas sobre transações.

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Aceitação: não é só no e-commerce que a tecnologia de pagamento tem atuado e revolucionado a experiência do consumidor. Em um país onde ainda se predomina o pagamento em dinheiro – papel moeda, o simples fato de oferecer a comodidade do pagamento eletrônico tem um impacto direto no aumento das vendas. Segundo a pesquisa encomendada pela Visa, “Cidades sem dinheiro em espécie: Compreendendo os benefícios dos pagamentos digitais”, só na cidade de São Paulo, as empresas de pequeno, médios e grandes portes teriam ganhos substanciais quando passassem a aceitar pagamentos digitais, 51%, 30% e 27%, respectivamente.

Modernidade: e quem disse que o pagamento precisa ser chato? Com a chegada da tecnologia Contactless, ou sem contato, muitas lojas físicas têm se conectado cada vez mais com o público jovem. Já é possível pagar com celular, relógio e até mesmo com uma pulseira. O objetivo da indústria é oferecer opções ao consumidor para que ele escolha a forma de pagamento que mais lhe convém no momento em que ele precisar. Se vai à praia ou fazer um exercício no parque, é possível deixar a carteira em casa e usar a pulseira para comprar uma água de coco, por exemplo. A tecnologia sem contato permite que os estabelecimentos comerciais participem da revolução digital, oferecendo aos seus clientes uma experiência de pagamento conveniente, além do aumento na eficiência operacional e redução nas filas do caixa.

Fidelidade: Os programas de fidelidade ganharam ainda mais atenção em 2017. A fidelização de consumidores é uma das prioridades das empresas, sejam estabelecimentos comerciais, emissores ou companhias aéreas. Nosso desafio, como indústria, é oferecer serviços para que esses programas desenvolvam soluções ainda mais simples, flexíveis, de fácil implementação e gestão – que permitam a interação com o consumidor em tempo real. Algumas ferramentas como o Real Time Messaging e a capacidade de envio do crédito em fatura já são uma realidade no Brasil. A Visa consegue monitorar transações específicas e oferecer créditos automáticos na fatura do cartão, sempre com anuência do consumidor. Com isso, o varejo proporciona uma forma simples de fidelizar seus clientes, dispensando uma implementação tecnológica.

Inteligência de mercado: uma estratégia clara e objetiva é fundamental para o sucesso de qualquer estabelecimento comercial, correto? Por isso, é extremamente importante entender o seu consumidor. E nada mais assertivo do que utilizar a base de dados de uma das maiores redes de pagamento do mundo, como a da Visa, para chegar ao seu público de forma certeira. A Visa Consulting & Analytics conta com uma equipe de especialistas globais com décadas de experiência em consultoria no âmbito da estratégia, operacional, do risco e econômico da indústria de pagamentos. Por meio de técnicas de análise, a equipe de especialistas viabiliza o acesso a estratégias comprovadas, e insights fundamentados em dados que servirão de apoio para atingir seus objetivos do negócio.

Esses são apenas alguns exemplos de como a indústria de tecnologia de pagamento tem trabalhado junto aos estabelecimentos comerciais para potencializar suas operações e suas vendas. E olha que nem entrei no mérito de inovações como os chatbots, a IoT, a realidade virtual ou o pagamento P2P, que devem chegar com tudo no varejo mundial e brasileiro nos próximos anos. O que quero deixar claro com esse artigo é que a transformação digital é um fator de diferenciação importante para a manutenção da competitividade. Ser um early adopter de novas tecnologias ajuda o estabelecimento comercial a continuar relevante para o seu consumidor. Por isso, não subestimem o momento do pagamento. O “só pagar e pronto” tem se transformado em uma experiência, e pode ser uma grande arma para se diferenciar no mercado.

Fernando Pantaleão é VP de Vendas e Soluções para Comércio da Visa no Brasil.
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