ROI dos ERPs como garantir?

Contar com um ERP, completo e integrado é sem dúvidas o pilar de inúmeros benefícios na gestão de uma empresa, como redução de custos, aumento de competitividade, maior segurança dos dados, agilidade na comunicação, melhoria na satisfação dos colaboradores, aumento de produtividade, redução de falha humana nas operações, otimização de processos, agilidade na tomada de decisão, entre outros.

No entanto, um dos benefícios mais almejados pelas empresas, com a contratação de qualquer solução, dado ao alto nível de investimento, é o retorno financeiro (ROI).

Assim como em qualquer outro investimento, as organizações desejam receber o valor investido de volta, e no menor prazo de retorno, ou seja, ao optar por uma melhoria, as empresas esperam que ela dê certo e retorne o valor gasto, com lucro para o empreendimento. Com a implantação de soluções de gestão não é diferente.

Como principal característica, as aplicações de gestão devem proporcionar uma alta otimização dos processos. Mas para garantir esse resultado, que deveria ser natural, o sistema deve ser, além de bem implantado, periodicamente diagnosticado, evitando falhas que, se rapidamente corrigidas, não comprometam o andamento das atividades.

Performa.AI

Quando o ERP não entrega o máximo de sua capacidade, possivelmente não dará o ROI esperado.

Como, então, garantir que sua solução entregue ROI e não traga prejuízos para sua empresa? A forma mais eficiente de garantir o retorno do seu investimento é, justamente, realizando o diagnóstico e revitalização do software. Atualmente, muitas consultorias já trabalham com esse modelo de serviço e disponibilizam uma equipe especializada para fazer análises de usabilidade do sistema após sua implantação, adequando, também, todas as ferramentas do ERP às necessidades do negócio.

Com apoio do diagnóstico, é possível identificar lacunas e inconsistências tantos nos ERPs, quanto em plataformas vocacionadas de gestão, além de criar estratégias, verificar a necessidade de treinamento para os usuários dos softwares, identificar desvios de funcionalidades e, por fim, avaliar os riscos do negócio.

Quando uma consultoria é contratada para aumentar a performance de uso do software através de atualizações ou até revitalização do sistema, crescem as chances de atingir o ROI, elevando a competitividade da empresa, gerando alta produtividade e lucros exponenciais.

Avatar
Alan Lopes é CEO e Fundador da CRM Intelligence Services – consultoria independente, especialista em implantação, suporte, atualizações, desenvolvimento e treinamento nas soluções TOTVS – Protheus, RM e fluig.
  • Todos Fornecedores
  • Armazenamento
  • Consultoria
  • Entrega
  • Marketplace
  • Performance
  • Plataformas
    • Gestão de Anúncios
    • Atendimento ao Cliente
    • E-Mail Marketing
    • Sistema de ERP
    • Pagamento Online
    • Mídias Sociais
    • Plataforma de E-Commerce
    • Precificação Dinâmica
    • Vitrine Personalizada
  • Serviços
    • Escola Especializada
    • Logística
    • Agência Especializada
    • Redirecionamento de Encomendas
  • Soluções
 
Moovin
EZ Commerce
Rakuten
Bling
Accesstage
Mailbiz
LojaMestre
Neoassist
DLojavirtual
Dotstore
Seri.e Design
GhFly
E-Millennium
Bis2Bis
Bluefoot
F1 Commerce
Xtech Commerce
ComSchool
Brasil na Web
Nação Digital
E-Commerce Logística
Socialrocket
Precode
Smarthint
JET e-business
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.