Saiba como deve ser a cara do seu blog de e-commerce

Criar um blog de e-commerce se tornou indispensável no mundo online. Hoje em dia, as pessoas costumam pesquisar sobre os produtos que querem adquirir antes de comprar, e é por isso que é importante ter um blog.

Esse canal de comunicação serve para apresentar o seu produto ao consumidor. Por meio dele, você pode quebrar todas as objeções do seu público e ao mesmo tempo convencê-lo de que o seu produto ou serviço é o que ele está procurando.

Para você entender o valor que esse recurso pode trazer ao seu negócio online, continue acompanhando este post e confira como deve ser a cara do seu blog de e-commerce!

Invista em um layout profissional para o seu blog de e-commerce

Se o seu blog não tiver um layout profissional, seus conteúdos correm sérios riscos de não serem acessados pelo seu público-alvo.

Isso acontece porque quando uma pessoa acessa um blog e se depara com layout amador, ela não se sente segura e fica na dúvida sobre a veracidade das informações. Ao criar um layout profissional, você passará confiança para seu potencial cliente e garantirá que aquele conteúdo é válido — e que o consumidor pode confiar em você.

Um outro fator chave é a usabilidade, ou seja, a facilidade que o usuário tem para navegar nos diversos artigos e encontrar facilmente os temas mais importantes. Inclusive, o próprio Google tende a favorecer blogs que possuem melhor usabilidade. Você pode utilizar a ferramenta Page Speed Tools do Google para testar a usabilidade do seu blog de e-commerce.

Existem também algumas outras ferramentas como HotJar e User Testing que te ajudarão a identificar possíveis melhorias. Lembre-se: seu blog para e-commerce nunca será perfeito. Ele sempre precisará de melhorias contínuas.

Crie conteúdos originais

Criar conteúdos originais é de suma importância para a credibilidade do seu blog de e-commerce. Jamais copie informações de qualquer outro site, pois, ao criar seus próprios conteúdos, seu consumidor perceberá que você tem domínio do assunto e sabe do que está falando.

Sem falar que plágio é crime! E você não pode deixar que a índole de sua empresa seja “manchada” por algo tão banal e irresponsável. É importante frisar que consultar outros sites como forma de pesquisa não tem problema algum; o que frisamos que é errado é a imitação.

Uma boa opção é você utilizar a estratégia de Guest Post para gerar novos conteúdos. Essa estratégia é fundamental para aumentar a quantidade de publicações. Mas fique atento a qualidade do conteúdo gerado, afinal, é o seu blog que publicará o conteúdo, portanto, se tudo der certo ou se tudo der errado, é a sua marca que está a frente!

Adicione outras ferramentas ao seu blog de e-commerce.

Ao incluir algumas ferramentas em seu blog, você vai torná-lo mais atrativo e fácil de usar. Devido a isso, vamos listar algumas ferramentas que farão com que seu blog seja mais agradável e profissional e incentivarão o seu público a consultar mais assuntos — facilitando assim a sua interação com o consumidor.

  • Redes sociais: o blog deve apresentar as suas redes sociais, para que a possibilidade de fidelização de clientes aumente. Assim, quando o consumidor fizer parte das suas redes sociais, ele será lembrado quando um novo artigo for postado no seu blog;
  • Sliders: os sliders mostrarão os assuntos mais relevantes. Mas lembre-se que essas imagens que ficam em destaque também não devem ser amadoras;
  • Posts relacionados: esses posts têm maior probabilidade de agradar o seu consumidor. Eles são apresentados no final de cada artigo e possibilitam que as pessoas naveguem mais pelo seu blog e conheçam seus produtos;
  • Últimos posts: mostra as últimas postagens do blog.

Essas são somente algumas ferramentas que você pode usufruir no blog e que, certamente, te ajudarão a interagir com o público.

Saiba como atrair leads

Atrair leads é essencial para maximizar os seus lucros e atrair novas oportunidades de negócios. E para conseguir atrair esses leads, você precisa de iscas, ou seja, um produto que ofereça algo de valor ao seu cliente, como um e-book, por exemplo.

O primeiro passo que você precisa dar é a criação de uma boa landing page, que são páginas que contêm informações mais detalhadas do produto. Quando o cliente clica na promoção, ele é direcionado para essa página.

Inside Banner Mandaê

Uma landing page, por sua vez, também deve transmitir segurança ao seu potencial cliente, mostrando que o conteúdo é de alto valor e que seus dados não serão utilizados de maneira indevida.

Invista em anúncios

O mercado do e-commerce é muito competitivo, por isso é importante que a sua empresa “apareça” para os seus consumidores. Pois simplesmente cadastrar o seu produto no site e ficar esperando que o público chegue até você, não é o caminho ideal a seguir.

Você precisa investir em anúncios, seja por meio do Facebook Ads, Google, Instagram, ou qualquer outro meio de comunicação, pois eles trarão muitos benefícios aos seus negócios, como por exemplo:

  • Gerar mais valor e exibição ao seu negócio;
  • Atrair mais clientes e, consequentemente, gerar mais vendas;
  • Suas campanhas serão direcionadas a um público mais segmentado, ou seja, somente serão alcançadas aquelas pessoas que realmente têm interesse em adquirir seu produto;
  • Fidelizar mais clientes que o seu concorrente.

Fique atento ao retorno de cada uma das suas campanhas, ou seja, o ROI. Assim, você poderá identificar com o tempo quais são aquelas que geraram maior retorno, guiando os seus próximos investimentos.

Invista em SEO para o seu blog de e-commerce

O SEO é fundamental para o seu e-commerce. Ele é um tráfego orgânico e, portanto, mais barato que o tráfego pago como Adwords. Mas o sucesso dessa estratégia não vem da noite para o dia. Você deverá investir em boas práticas de SEO para que com o tempo, o seu blog esteja bem indexado nos buscadores.

Com o tempo, um blog desenvolvido com as melhores práticas da SEO irá indexar nas primeiras páginas dos buscadores e, além de gerar mais tráfego para o blog, irá também melhorar a indexação do e-commerce.

Não se esqueça que uma boa usabilidade do seu blog ajudará também na indexação dos seus conteúdos. Portanto, veja algumas dicas que podem te ajudar no momento de construir o seu blog.

Seja uma autoridade no seu nicho de mercado

Se tornar uma autoridade no mercado não é mais algo que somente as grandes empresas podem fazer.

Com o avanço da internet, isso se tornou possível para todas empresas, sem exceção. Por isso que é importante mostrar ao seu potencial cliente que você entende o problema dele e sabe como solucioná-lo.

E para você se tornar uma autoridade no seu nicho de mercado, é preciso:

  • Se posicionar: mostrar para as pessoas o que você faz;
  • Produzir conteúdos de alta qualidade e que gerem valor: mostrar que você tem a solução que o consumidor precisa;
  • Compartilhar cases de sucesso ou comentários dos seus clientes satisfeitos: quebrar a objeção do medo.

A criação da autoridade é o passo mais importante dentro da internet, porém a mais ignorada pela maioria dos empresários. É por esse motivo que organizações que têm grande potencial ficam para trás, até mesmo de empresas que possuem produtos com qualidade inferior.

A maioria dos e-commerces ainda não tem um blog, mas é importante você saber que esse ponto é indispensável para quem quer ganhar destaque nesse mercado, que tem se tornado cada vez mais competitivo.

Porém, esse pode ser um ponto positivo para você que já criou um blog. Isso porque, além do destaque que você ganhará, o seu e-commerce sairá na frente dos seus concorrentes, por já ter conquistado a preferência do público.

O blog de e-commerce vai funcionar como um ótimo recurso de relacionamento entre o seu negócio e seus potenciais clientes. Por isso, é importante você seguir todas as nossas dicas e tornar o seu blog um sucesso.

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais e deixe seus amigos informados sobre a importância de se ter um blog de e-commerce!

Rafael Campos
Rafael Campos é sócio Diretor de Key Accounts da Vtex, empresa especializada em tecnologia para comércio eletrônico.
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