Saiba como estabelecer a sua empresa nos Estados Unidos

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Quando ouvimos alguém falar ou lemos alguma notícia sobre a internacionalização de uma empresa, parece um processo grande e, praticamente, impossível para os pequenos negócios, não é mesmo? Afinal, como esse empresário conseguiria se estabelecer em outro país? É preciso ter uma consultoria?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que empresários “comuns” podem (sim!) internacionalizar o seu negócio, contanto que estejam realmente dispostos, acompanhem de perto e façam todo o processo corretamente. A primeira pergunta que gosto de fazer é: por que devo levar a minha companhia para o mercado americano? Foi esse questionamento que fiz – há três anos -, quando entendi que seria possível ter uma filial da minha empresa nos Estados Unidos. Ou seja, o meu grupo conta – atualmente – com a MCM Brand USA, localizada na Flórida, que cuida localmente das marcas brasileiras que querem chegar aos EUA, nacionalizando as estratégias de comunicação e vendas.

Estamos falando de uma grande potência e todos nós sabemos disso, mas qual interesse eles teriam em abrir as portas para empresas de outros países? A resposta é simples: geração de empregos e tributos novos como receita. Para terem uma ideia, o processo da minha empresa começou quando fui selecionada pelo programa Sebrae no Pódio, para uma imersão e benchmarking em Londres, onde conheci diversas agências internacionais, programas do governo brasileiro para internacionalização e a APEX (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos).

Ao voltar para o Brasil, fui convidada para participar de um painel sobre compras em diversidade em um evento da WeConnect – ONG que trabalha com o empoderamento feminino – e, para minha “sorte”, quem abriu o evento foi o Ricardo Zuniga, Cônsul Geral Americano, que apresentou o Select USA – programa de fomento de negócios do governo americano, interessado em levar empresas do mundo todo para os Estado Unidos. Como eu já tinha esse foco para o meu negócio, me inscrevi no processo e, desde então, tenho me preparado para estar no maior mercado de consumo do mundo.

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Para que o seu objetivo se concretize, é preciso analisar alguns pontos e, um deles é, por exemplo, quem vai tocar a sua empresa no exterior? Você mesmo? Se não, teria alguém de confiança e tão imerso no seu negócio quanto você? A escolha de termos uma filial na Flórida se deu por encontrar em uma amiga de muitos anos a possibilidade de termos um negócio juntas. Participamos de diversos congressos nos Estado Unidos e entendemos dia a dia onde podemos ser mais fortes e como fazer isso, além de compartilhar a nossa experiência com os nossos novos clientes, que buscam internacionalizar a sua empresa.

Após responder todas as perguntas que fiz acima, é preciso que você conheça bem o seu negócio no Brasil e estude também o seu mercado nos Estados Unidos, veja se tem espaço para o seu produto ou serviço. Na sequência, invista tempo e dinheiro em pesquisa e planejamento antes de apostar em seu plano de expansão, encontre parceiros sérios e comprometidos. Mas atenção: não invista o que você não tem e tenha paciência, pois o processo de internacionalização dura, em média, 1 ano.

Pode parecer clichê, mas toda empresa precisa de um business plan e um marketing plan, exatamente para ter certeza de que a proposta para em pé e que tem como sair do chão, se for preciso. Quando estiverem prontos ou quase, pegue ambos os planos e compartilhe com pessoas que já tiveram essa experiência, pois isso o ajudará a ter cada vez mais clareza.

Quanto a ter ao seu lado uma consultoria especializada, é o mais indicado, exatamente para não errar no planejamento tributário e contábil e respeitar sempre a cultura local “Think Global, Act Local”, pois – às vezes – o barato pode sair caro. Por fim, descubra o que o governo brasileiro tem para lhe oferecer e ajudar no seu crescimento, isso porque eles têm interesse se você for realmente bom.

Sonhe alto e trabalhe duro. Os Estados Unidos da América é um país de grandes oportunidades!

Mônica Schimenes
Mônica Schimenes, 44 anos, formada em Comunicação Social - Relações Públicas, pela Fundação Cásper Líbero, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. A empresária tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, conquistou um portfólio sólido de clientes e ótimos relacionamentos institucionais. Pelo programa SEBRAE no Pódio, foi para Londres, onde qualificou o seu negócio internacionalmente, para atender eventos de grande porte. Esse legado foi espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para as Olimpíadas Rio 2016. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Durante todos esses anos de caminhada, Schimenes se associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino - mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBT+. Alguns dos clientes atendidos em sua empresa são: IBM Brasil, Stefanini, Red Hat, BASF, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.
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